Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

4 pássaros exóticos que você precisa conhecer

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cacatua vista de perto

Diferentemente das espécies silvestres, os pássaros exóticos são aqueles que não podem ser encontrados no Brasil originalmente. Isso quer dizer que as aves exóticas foram introduzidas artificialmente pelo homem para viver em terras nacionais.

As aves utilizam de suas plumagens diferentes para atrair parceiros, se esconder no meio ambiente e até mesmo se identificar com outros semelhantes. A verdade é que suas características e mais acabam por também chamar a atenção humana, fazendo com que pássaros exóticos acabem sendo admirados em todo mundo e muitos deles sendo domesticados.

Posso ter um pássaro exótico em casa?

A Instrução Normativa Nº 18 / 2011, de 30 de dezembro de 2011 estabelece que criadores de aves da fauna exótica (os animais das espécies de aves da fauna exótica foram estabelecidos na Instrução Normativa do IBAMA, nº 169, de 20 de fevereiro de 2008), que exerçam atividade de criação amadorista ou comercial com fins associativistas, ornitofílicos ou mesmo de estimação, precisam ser cadastrados no Ibama.

No cadastramento do criador, a pessoa deve optar entre amador, que apenas pode manter ou criar os pássaros em ambientes controlados. Ou então um criador comercial de aves da fauna exótica, aquele que reproduz o animal para venda.

Além disso, o criador comercial deve regularizar a sua condição nas prefeituras de sua cidade para que a fiscalização municipal e a vigilância sanitária visitem o local, para se certificar que o melhor está sendo feito por parte do dono.

Alguns pássaros exóticos podem ser criados em cativeiro, mas só devem ser comprados de criadores cadastrados.

Qual a diferença entre pássaros silvestre e exóticos?

E você sabe a diferença entre as aves silvestres e exóticas? As aves silvestres são aquelas que pertencem às espécies nativas, migratórias ou quaisquer outras que tenham sua vida (ou parte dela) ocorrendo dentro do território brasileiro. Alguns exemplos são o canário-da-terra, os papa-capins, a tico-tico, o curió, entre outros.

Já as aves exóticas são aquelas que a distribuição geográfica da espécie não inclui o Brasil. Nesse ponto o Ibama faz uma ressalva, lembrando que as espécies introduzidas pelo homem em nosso território (inclusive as domésticas) em estado selvagem, também são consideradas exóticas. Como exemplos, temos a cacatua, o pavão, a arara-da-patagônia.

Agora confira quatro espécies de pássaros exóticos que você precisa conhecer:

Roselas

pássaro exótico Roselas em um ramo de árvore

Originária da Austrália, a Platycercus é uma ave ativa e dócil. Elas são conhecidas por serem muito barulhentas ao se assustarem. Apesar disso, são ótimos animais para criação em cativeiro, mas não são comuns no Brasil.

Além da bela pelagem, esse pássaro exótico é resistente frio, mas exige mais atenção no calor.

Calau de Malabar

Pássario exótico Calau de Malabar de asas abertas

O Calau de Malabar faz parte das aves exóticas e pode ser encontrado na Índia e em Sri Lanka. Ele se diferencia facilmente por possuir um chifre em cima do seu bico. Enfim, a ave tem como habitat natural florestas bem abertas e úmidas. Ou seja, regiões de colinas e área ribeirinhas são locais ideais para viverem. Seu nome científico é Anthracoceros coronatus.

Lóris

Essa ave pode ser encontrada em Nova Guiné, na Indonésia e na Austrália. A Lóris é uma ave exótica que lembra a arara. Isso acontece devido às suas cores vivas e intensas que mudam de acordo com a classificação da ave. Estes pássaros exóticos são cheios de energia, por isso dificilmente vão ser encontradas paradas ou sozinhas.

Cacatua

A Cacatua Inca vive no interior da Austrália, em regiões semiáridas e áridas, podendo chegar a viver até 75 anos. Esse pássaro exótico possui uma beleza diferenciada, com plumas exuberantes e cores únicas. São aves sociáveis e que convivem em grandes bandos. Também são brincalhonas, dóceis, comunicativas e super inteligentes. Por exemplo, nos cativeiros aprendem facilmente a abrir gaiolas.

E você, qual a sua ave exótica favorita?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário