10 pássaros mais bonitos do mundo: espécies conhecidas por sua beleza
| Atualizada em
Por Joe Oliveira Tempo de leitura: 7 minutos
Compartilhar:
Compartilhar:
Você é apaixonado pela beleza das aves? Então, você vai amar conhecer algumas espécies dos pássaros mais bonitos do mundo, com suas cores vibrantes e curiosidades incríveis. Prepara-se para se maravilhar com fotos e características únicas.
Cardeal-do-Norte (Cardinalis cardinalis)
Encontrado na América do Norte, Estados Unidos e México, o cardeal-do-norte é uma ave passeriforme da família Cardinalidae. Os machos da espécie apresentam plumagem vermelha, com exceção da face e da garganta, que são nas cores pretas.
Uma curiosidade sobre o cardeal-do-norte, é que a espécie foi inspiração para os personagens Red e Terrence da franquia Angry Birds.
No Brasil, também há espécies de aves cardeais, como o cardeal-de-topete-vermelho (Paroaria coronata) e o cardeal-do-nordeste (Paroaria dominicana).
Nome popular
Cardeal-do-norte e Cardeal-nortenho
Nomes científicos
Cardinalis cardinalis
Reino
Animalia
Filo
Cordados
Classe
Aves
Ordem
Passeriformes
Família
Cardinalídeos
Gênero
Cardinalis
Galo-da-serra-andino (Rupicola peruvianus)
Se tivesse um concurso de beleza para escolher o passarinho mais bonito do mundo, certamente o galo-da-serra-andino estaria.
Nativa da Cordilheira dos Andes, entre o sul da Venezuela e a Bolívia, a ave de pequeno porte – cerca de 30 cm – tem uma crista lateral que chama atenção. A coloração da plumagem em machos divide-se em: na parte superior laranja-avermelhada, com asas e caudas pretas.
Em fêmeas, a tonalidade é um laranja-amarronzado. Existe uma espécie do gênero em território brasileiro. Estamos falando do galo-da-serra-do-pará (R. rupicola), que é encontrado na região ao norte do Rio Amazonas.
Nome popular
Galo-da-serra-andino
Nomes científicos
Rupicola peruvianus
Reino
Animalia
Filo
Cordados
Classe
Aves
Ordem
Passeriformes
Família
Cotingídeos
Gênero
Rupicola
Tangará (Chiroxiphia caudata)
O tangará é uma espécie endêmica da Mata Atlântica, muito comum nas florestas úmidas da região. Pequeno e robusto, a ave mede entre 13 e 15cm e apresenta um dimorfismo sexual (as diferenças entre machos e fêmeas) muito acentuado.
O macho tem plumagem azul-celeste, com detalhe na cor vermelha no topo da cabeça e o restante preto, incluindo as asas e a ponta da cauda. Já a fêmea, tem uma plumagem verde, com asas, costas e cauda em tons mais escuros.
Nome popular
Tangará, Dançador ou Fandangueiro
Nomes científicos
Chiroxiphia caudata
Reino
Animalia
Filo
Cordados
Classe
Aves
Ordem
Passeriformes
Família
Piprídeos
Gênero
Chiroxiphia
Diamante-de-gould (Erythrura gouldiae)
Quando o assunto são os pássaros mais bonitos do mundo, o Diamante-de-Gould, ou Diamante Gold, não pode faltar. Esse pequeno e colorido passarinho originário da Austrália, pode medir entre 12 e 14 centímetros de altura, com peso máximo que varia entre 10 e 12 gramas quando adulto.
Mas, a característica que mais chama atenção da ave são as suas cores. As três principais variações do Diamante-de-Gould são com a cabeça vermelha, preta e laranja.
A plumagem da barriga é amarela, com detalhes no peito em um roxo bem vivo e a região do dorso em verde-claro. No pescoço, a ave apresenta um colar de cor azul-celeste e a cauda tem o mesmo tom, apresentando uma variação em preto.
Uma curiosidade é que o nome da espécie é uma referência ao inglês John Gould, que catalogou a espécie em 1844.
Nome popular
Diamante-de-Gould ou Diamante Gold
Nomes científicos
Erythrura gouldiae
Reino
Animalia
Filo
Cordados
Classe
Aves
Ordem
Passeriformes
Família
Estrildidae
Gênero
Erythrura
Ave-do-paraíso-de-raggi (Paradisaea raggiana)
A Paradisaea raggiana é uma ave nativa da Papua-Nova Guiné que está entre os pássaros mais bonitos e coloridos do mundo por causa da sua plumagem brilhante, colorida e vistosa.
O fenômeno do dimorfismo sexual da ave-do-paraíso-de-raggi é muito evidente. Enquanto o macho pode medir 71cm de comprimento e pesa 340 gramas, a fêmea tem 28cm e pesa 200 gramas.
Ambos os gêneros têm peito preto e olhos amarelos. Porém, os machos apresentam uma plumagem vermelha ou laranja, com a garganta no tom verde.
Já a fêmea, tem a nuca e a região ao redor dos olhos na cor amarela. A tonalidade da sua pluma é mais simples e acastanhada.
Nome popular
Ave-do-paraíso-de-raggi
Nomes científicos
Paradisaea raggiana
Reino
Animalia
Filo
Cordados
Classe
Aves
Ordem
Passeriformes
Família
Ave-do-paraíso
Gênero
Paradisaea
Saí-azul (Dacnis cayana)
Dentre os passarinhos mais bonitos do mundo está o popularmente conhecido Saí-azul ou Saí-bicudo, uma espécie de pequeno porte, com cerca de 13cm de comprimento, que vive nas Américas Central e do Sul.
Com bico curto e pontudo, a ave também tem dimorfismo sexual acentuado: o macho tem a plumagem na cor azul com detalhes pretos e pernas vermelho-claras.
Nas fêmeas a pluma é verde, a cabeça e as asas azuladas. Além da garganta cinzenta e pernas alaranjadas.
Nome popular
Saí-azul, Saí-bicudo
Nomes científicos
Dacnis cayana
Reino
Animalia
Filo
Cordados
Classe
Aves
Ordem
Passeriformes
Família
Traupídeos
Gênero
Dacnis
Gralha-azul-de-Taiwan (Urocissa caerulea)
Endêmica de Taiwan, essa espécie deslumbrante é um membro da família dos corvos nativos da Ásia. Suas cores marcantes e brilhantes impressionam, ainda mais quando estão voando, onde mostram todo o seu esplendor que a destacam como uma das aves mais bonitas da natureza.
Sua cabeça e pescoço são pretos, enquanto seu corpo e cauda tem um azul intenso. Já o bico e as patas são avermelhadas e os olhos amarelos.
Pode medir até 68 centímetros de comprimento e pesar entre 250 e 260 gramas. Não há dimorfismo sexual.
Nome popular
Gralha-azul-de-Taiwan
Nomes científicos
Urocissa caerulea
Reino
Animalia
Filo
Cordados
Classe
Aves
Ordem
Passeriformes
Família
Corvídeos
Gênero
Urocissa
Picoteiro-comum (Bombycilla garrulus)
Também conhecida como tagarela-europeia, a ave é encontrada em diversos países da Europa e da Ásia. O grande charme do picoteiro-comum é a sua crista notável em sua cabeça e uma faixa branca atrás do bico e abaixo dos olhos, que dão um charme todo especial à espécie.
A sua plumagem é no tom bege, com detalhes pretos na cabeça e manchas amarelas, brancas e vermelhas nas asas, o colocam com um dos pássaros mais bonitos do mundo.
Nome popular
Picoteiro-comum, Tagarela-europeia
Nomes científicos
Bombycilla garrulus
Reino
Animalia
Filo
Cordados
Classe
Aves
Ordem
Passeriformes
Família
Bombycillidae
Gênero
Bombycilla
Gaturamo-verdadeiro (Euphonia violacea)
Também conhecido pelos nomes de guriatã, bonito-lindo, gaturamo-imitador, tem-tem-de-estrela e tem-tem-verdadeiro, essa ave é amplamente distribuída na América do Sul.
A espécie apresenta dimorfismo sexual: as fêmeas têm uma cor olivácea-escura, com média de 12 cm de comprimento e peso de 15 g.
Já os machos, são mais coloridos. Sua plumagem tem um preto brilhante com reflexos de azul-violáceo no dorso. Na parte inferior, o gaturamo-verdadeiro é amarelo vivo. Na cauda e no topo da cabeça têm manchas brancas. Sobre o bico há uma mancha amarela.
Nome popular
Gaturamo-verdadeiro
Nomes científicos
Euphonia violacea
Reino
Animalia
Filo
Cordados
Classe
Aves
Ordem
Passeriformes
Família
Fringillidae
Gênero
Euphonia
Ave-lira-soberba (Menura novaehollandiae)
Para finalizar nossa lista com os pássaros mais bonitos do mundo, está essa linda espécie da família das aves-lira, bastante conhecida por conseguir imitar sons como: choros estridentes de bebê, furadeira, alarme de incêndio, entre outros.
Mas, não é só por isso que a ave-lira-soberba se destaca. A sua beleza também é uma característica que chama a atenção de qualquer um.
Como um comprimento de 100cm, a sua plumagem castanha (na parte superior do corpo) e cinzenta na parte inferior, também são um charme à parte. A sua cauda, formada por dezesseis penas longas – também é muito elegante.
Pássaros são passeriformes
Notou que todos os animais mencionados são categorizados como passeriformes? Sim, o termo pássaro é utilizado exclusivamente para indivíduos da ordem passeriforme.
Em suma, o termo ave é indicado a todos os animais pertencentes à classe aves. Portanto, podemos dizer que todo pássaro é uma ave, porém não são todas as aves que são consideradas um pássaro.
Os pássaros passeriformes são a maior ordem de aves conhecida. A estimativa é que mais de 60% de todas as espécies fazem parte desse grupo.
Mas, para não deixar você curioso sobre as belezas das aves, fora da ordem passeriformes, separamos algumas informações sobre uma das mais belas espécies da natureza.
Quetzal (Pharomachrus mocinno)
O quetzal é uma ave ícone das florestas de altitude da América Central, com maior população na Costa Rica.
Considerada por muitos observadores uma das aves mais bonitas do mundo, a espécie simboliza a liberdade, pois se são capturadas elas não sobrevivem em cativeiros.
A beleza deste pássaro condiz com a fama. A elegância e a tonalidade brilhante da sua plumagem são suas características destaques.
Os machos têm uma cauda com quatro penas longas com quase o dobro do tamanho do corpo, o que promove uma sensação de divindade à espécie. As fêmeas têm a cabeça de cor castanha e a plumagem um pouco mais escura.
O nome “quetzal” é proveniente da palavra náuatle quetzallie significa “pena de cauda grande e brilhante”. Infelizmente, a espécie está correndo um grande risco de extinção por conta da destruição de seu habitat e da caça.
Gostou de conhecer alguns dos pássaros mais bonitos do mundo? Na Cobasi, além de você se manter informado sobre tudo o que acontece no mundo animal, também encontra tudo o que é essencial para cuidar da sua ave. Se faltou alguma espécie na lista, deixe nos comentários. Até a próxima!
| Atualizada em
Por Joe Oliveira
Redator
Jornalista, é apaixonado por futebol, basquete e, claro, pets! Além de bater uma bolinha e escrever para o Blog da Cobasi, o Joe curte a vida ao lado dos seus melhores amigos: os cachorros vira-latas Zé e Tobby, a gata Marry e o papagaio Louro.
A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.