Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pavão: conheça mais sobre este pássaro magnífico!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pavão

Imortalizado na voz de Ney Matogrosso, o pavão ficou conhecido por ser um animal misterioso. Uma verdadeira contradição, já que ostenta uma das belezas mais reconhecidas no reino animal. Mas quais são as peculiaridades que fazem desse pássaro um dos mais formosos e famosos do planeta? Sim, estamos falando do pavão, uma ave ornamental de grande porte, natural da Índia e que recebeu esse nome por sua ligação com as aves dos gêneros Pavo e Afropavo, representantes da família dos faisões.

Curiosidades sobre o pavão

Ele tem um som bem característico que serve de alerta para a sua presença. Outro ponto marcante é o abrir de suas e belas penas. Mas você sabe por que o pavão faz isso?! A ave abre o seu leque de penas coloridas à procura de uma fêmea, quando quer cortejar. Além disso, na época de acasalamento, os machos também costumam brigar para demarcar seu território e, para isso, utilizam suas fortes asas e a sua espora.

E tem mais: outra característica pouco conhecida do pavão é ser uma das aves que podem voar a grandes altitudes, apesar de não ser uma ave migratória. Quando se sente ameaçado, ele se protege nas copas das árvores contra possíveis ataques.

Machos x Fêmeas

É fácil identificar qual é qual. O pavão macho possui muito mais penas do que a fêmea, além de costumar ser mais vistoso. Ela, por sua vez, é menor, mais leve e apresenta uma plumagem com colorações mais discretas.

Mas como tudo na natureza é perfeito, existe uma explicação para o fato de as fêmeas chamarem menos atenção do que os machos. Suas penas funcionam como uma camuflagem para proteger o ninho – e, consequentemente, suas crias – dos predadores.

Outra curiosidade é o seu tamanho: do bico à parte mais longa das penas de sua cauda, os machos chegam a medir 2 metros e 25 cm de comprimento. Já as fêmeas medem entre 1 metro e 1 metro e 15 cm. Eles podem chegar a 6 kg, enquanto elas pesam até, no máximo, 4 kg.

pavão

Temperamento

O pavão é um pássaro bem tranquilo, gosta de dormir em árvores grandes e em rebanhos. Ele costuma procurar comida pela manhã. Mas você sabe do que costumam se alimentar?

Alimentação

Os pavões são onívoros. Eles se alimentam de insetos e pequenos répteis, como formigas, aranhas, lagartos e rãs. Mas também comem sementes, frutas e cereais.

Onde podem ser encontrados?

Os pavões são mais encontrados na parte sul da Ásia, especialmente na Índia e em regiões mais áridas. Eles se adaptam bem a outros ambientes e podem viver, por exemplo, em florestas onde as árvores perdem as suas folhas durante o inverno.

Pavão e suas variações

Pavão Azul

Além de ser a mais famosa, esta espécie já foi considerada sagrada na Índia, e tão preciosa quanto o ouro. Para se ter uma ideia, quem matasse um Pavão Azul era condenado à morte. Esse costume já foi ultrapassado, mas ainda há muitas dessas aves andando livremente em templos hindus, onde são sempre muito bem cuidadas.

Pavão Branco

Esta bela espécie chama muita atenção justamente por não ter o colorido marcante dos pavões. Mas, na verdade, ela é uma mutação do Pavão Azul.

Pavão Arlequim

Esta espécie é mais uma mutação do Pavão Azul. O Arlequim possui as mesmas cores do Azul e é tão majestoso quanto ele. A única diferença são algumas manchas brancas espalhadas pelo corpo.

O Pavão não é o máximo? Comente o que achou!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Marta disse:

    Adorei saber sobre os pavões!!!!

  2. Antonio disse:

    Não conhecia nome dessa pavão 🦚

Deixe o seu comentário