Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Peixe-gato: conheça o cascudo e o limpa-vidro

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
peixe-gato

Peixe-gato é um dos vários nomes dados aos peixes da ordem Siluriformes, que também são chamados de bagres. São mais de 2.000 espécies que variam muito em tamanho e ganham esse curioso apelido por causa dos barbilhões, espécie de antenas que se assemelham muito aos bigodes, que o tornam parecidos com os gatinhos.

As semelhanças param por aí! De hábito prioritariamente noturno, o peixe-gato se alimenta de ração, mas também de resíduos de algas, principalmente aqueles depositados no fundo de aquários.

Continue a leitura e saiba mais sobre esse curioso peixe!

Peixe-gato de água doce

A maior parte desses desses peixes é de água doce e habita rios e lados em todo o mundo. No entanto, a maior parte se encontra na América. Ainda existem os peixes-gato de água salgada, mas eles são em menor quantidade do que o seu “primo” de rios e lagos.

Esses peixes tão interessantes são muito apreciados para o aquarismo. Algumas espécies são mais comuns, entre elas o Synodontis, ou peixe-gato invertido.

Peixe Synodontis

O Synodontis, também é chamado de peixe-gato invertido, é um bagre muito apreciado no aquarismo. Da família Mochokidae, essa espécie tem a capacidade de emitir um som que parece muito um guincho. Engana-se quem pensa que o som é emitido pela boca. Na verdade, o ruído é resultado de quando esse peixe gato estrega suas espinhas e é uma reação natural de quando estão com medo ou bravos.

As curiosidades sobre o peixe Synodontis não param por aí. Eles também nada de barriga para cima, por isso o apelido: peixe-gato invertido.

Criar bagres no aquário

Os bagres são peixes muito apreciados para o aquarismo e, como vimos, alguns deles são muito famosos. Uma das principais razões é que o peixe-gato gera benefícios para a manutenção da saúde do aquário.

Além dos apelidos de peixe-gato e cascudo, é possível encontrar quem o chame de lixeiro, já que ele suga restos de comida e resíduos das paredes e do fundo do aquário. Seu comportamento é de coletor de lixo, também gera cuidados especiais.

Entre os principais cuidados que esses peixes tão diferentes precisam está ligado ao seu hábito noturno. Seu habitat natural é mais escuro e é necessário reproduzir isso no aquário com o local escolhido com abrigo da luz e a disponibilização de enfeites que sirvam como esconderijos.

Entre os bagres mais comuns para aquário estão os limpa-vidro e os cascudos, peixes conhecidos por higienizarem o ambiente. Na natureza, esses peixes se alimentam de algas, restos de plantas, folhas, raízes, vermes e crustáceos. Não pense que os peixes-gato domesticados podem se alimentar apenas de restos. Eles precisam receber ração para peixes assim como qualquer outro.

A alimentação adequada é composta por rações para peixes de fundo, que podem ser em bastões ou pastilhas. Elas afundam rapidamente e nossos queridos peixes-gato podem mergulhar para fazer a refeição.

Gostou do conteúdo? Saiba mais sobre peixes e cuidados com o seu aquário:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Denilson da Silva Marcelino disse:

    Sou iniciante no aquarismo,gosto muito dessas reportagem sobre o assunto ,quanto mais aprendizagem melhor

Deixe o seu comentário