Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Peixe Platy: tudo sobre a espécie

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Saiba tudo sobre o peixe platy

Os peixes são animais bastante requisitados como pets, principalmente por conta dos fáceis cuidados e da grande variedade de espécies, cores e tamanhos, além de o aquário ser um ótimo item para decorar um ambiente interno! Para isso, o peixe platy é uma excelente opção para os iniciantes que nunca tiveram outros peixes antes. 

É uma das espécies de peixes ornamentais mais comuns e requisitadas, justamente por conta da sua popularidade e vantagens no fácil cuidado. É um peixe predominantemente de água alcalina e pode viver, em média, 4 anos no aquário. 

Se trata de um peixe bastante dócil e pequeno, que pode atingir cerca de 4 a 7 centímetros. E eles apresentam uma grande variedade em sua coloração, sendo possível encontrar peixes platy laranjas, brancos, azuis, amarelos, pretos e vermelhos – sendo esta última a cor mais comum. Por essa razão, eles são uma ótima alternativa para dar uma colorida no espaço!

Este peixe é, também, muito procurado para a criação em aquário justamente por se dar muito bem convivendo tanto sozinho quanto em grupo.

Saiba que ele não terá problemas se conviver no mesmo ambiente com outros peixes – desde que sejam dóceis como ele. 

Como devo alimentar o meu peixe platy?

Até nisso esse peixe colabora com os donos! Ele tem uma alimentação onívora e pode comer diversas coisas: ração, artêmia salina, vermes, crustáceos, dáfnias, etc. Mas – lembrando – o mais recomendado é sempre alimentar o peixe com a ração própria para a sua espécie!

Como devo montar o aquário?

O aquário do peixe platy deve ser equipado com um termostato para controlar a temperatura, iluminação adequada, e um filtro mecânico e biológico.

Para que seja possível alcançar a qualidade do habitat ideal, a água do seu peixinho deve estar entre 25°C e 30°C,  mas o melhor seria manter em 27°C.

O peixe platy é facilmente adaptado em aquários médios. Mas atenção! É sempre importante respeitar a regra de 1 cm de peixe para cada 2 litros de água. Ao se basear neste cálculo, fica bem simples de ter noção da quantidade de peixes que o seu aquário suporta.

Além disso, objetos de aquário como plantas, cavernas e casinhas não servem somente de enfeite, não! Esses itens são capazes de oferecer conforto e bem estar ao peixe, sendo muito úteis para garantir que ele se sinta mais seguro ao ter um local para dormir ou se esconder, caso ele sinta necessidade.

Como funciona a reprodução desse peixe?

O peixe platy é extremamente fértil e de fácil reprodução, porém é recomendado que, no aquário, sempre tenha mais fêmeas do que machos, uma vez que os machos podem acabar gerando estresse nas fêmeas, caso a “perseguição” seja focada em somente uma. E, depois do acasalamento, os filhotes irão nascer dentro de 4 a 6 semanas.

Além disso, uma curiosidade que vale a pena mencionar é que é muito fácil diferenciar o macho da fêmea! Isto porque os machos são menores, e as fêmeas apresentam um corpo de formato mais roliço. 

Com tudo isso, você logo pode notar que o peixe platy é uma ótima opção para quem quer ter um aquário pequeno ou médio. Além disso, se a sua ideia era, também, decorar o ambiente com vida, cor e amor, esses peixinhos são ideais para você!

Quer saber mais sobre peixes? Confira aqui:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. NELSON CARONE disse:

    tenho peixinhos platy e os mesmos estão muito agitados o que sera
    o ph esta 7,2
    a amonia esta normal
    a temperatura da agua 27,28 graus
    o que pode estar acontecendo
    grato

  2. Edson gomes disse:

    Olá,tenho um aquário de 50 litros com mais ou menos uns 30 platis.Faco tpa de 15 em 15 dias ,tenho elodeas como plantas low tech,e não morrem,pelo contrário só nascem.Sera que deveria diminuir a população?

    • Cobasi disse:

      Olá, Edson! Se as plantas estão prosperando e a qualidade da água é mantida, a população atual pode ser sustentável. No entanto, observe sinais de superpopulação, como estresse nos peixes, e ajuste conforme necessário.

  3. Patricia disse:

    Como saber que o peixe platy está grávida, e como saber o tempo de separar

Deixe o seu comentário