Pelo de gato faz mal?

Compartilhar:


pelo de gato faz mal

Você provavelmente já ouviu falar que pelo de gato faz mal. Mas será que essa é uma ideia verdadeira ou é apenas mais um mito em torno do animal de estimação?

Muitas pessoas têm o hábito de dormir com os gatos. Já outras são mais cautelosas e preferem impor limites devidos à convicção de que pelo de gato faz mal.

Para ajudar os tutores com essa questão, o Blog da Cobasi preparou um artigo sobre o tema. Confira abaixo e boa leitura!

Pelo de gato faz mal?

Não é incomum escutar queixas de pessoas sobre os pelos dos gatos. Há indivíduos que reclamam de alergias por conta da pelagem dos felinos. Então, pelo de gato faz mal?

De acordo com estudo publicado pela Universidade de Cambridge, não é bem assim. Segundo a pesquisa, alguns tutores têm reação devido a uma proteína encontrada na saliva e na pele dos gatos. Isto é, a culpa não é exatamente dos pelos.

Contudo, é importante ressaltar que existem muitos brasileiros que possuem alergia a animais de estimação – não apenas em relação a gatos. Sendo assim, é recomendado procurar um pneumologista para fazer um teste na busca pelo diagnóstico correto.

Em geral, os pneumologistas indicam que pessoas com alergia não tenham pets. A reação incômoda também pode ser provocada graças a essa sensibilidade.

Por isso, é essencial saber se você não tem nenhum tipo de alergia. Não adianta se perguntar se o pelo de gato faz mal depois de adotar o bichinho, viu?

Tenho alergia a gatos. Pelo de gato faz mal?                           

Agora que você já sabe um pouco sobre essa ideia de que pelo de gato faz mal, tenha em mente que não é preciso abrir mão de adotar um felino (e muito menos abandonar do seu pet). 

A alergia a gatos é um problema que pode ser controlado com medicamentos e até vacinas orais. O tutor ainda deve encontrar um espaço a que o animalzinho não tenha acesso para descansar. Dormir com gatos não é indicado para alérgicos.

Mas não se esqueça de recompensar seu amigo de quatro patas com bastante atenção e carinho, tá? Ao contrário do conto popular, gatos são muito apegados aos tutores!

Como evitar a queda de pelo de gatos?

Para diminuir a queda de pelo de gatos e evitar crises alérgicas, você pode apostar em uma rotina de escovação. Isso porque os pelos que iriam cair ficarão na escova.

Outro método é dar banho no felino. O bichinho costuma não gostar desse hábito comum entre os seres humanos, mas é uma boa alternativa para quem tem alergias.

O banho, somado com a escovação diária, atua contra os pelos mortos com a proteína causadora de alergia a gatos.

Como cuidar da pelagem felina?

Além da escovação rotineira e dos banhos periódicos, há métodos para deixar a pelagem felina sempre linda e bem cuidada!

No caso de gatos brancos, por exemplo, é importante usar shampoos específicos para essa cor, a fim de evitar o tom amarelado.

A alimentação do gato também influencia na saúde e na beleza dos pelos felinos. Por isso, invista em rações Super Premium, que contam com a quantidade ideal de proteínas!

E se você se interessou pelo tema, este texto também pode ser relevante para você!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Adriana disse:

    Sempre comprei produtos na loja para cachorros. Agora adotei um gato, meus cachorros faleceram devido a idade. Não sei nada de gatos. Comprei o leite específico indicado pela farmacêutica da loja e agora preciso saber quando começo a introduzir a ração e de que forma. Obrigada!!

  2. Roseli disse:

    Meu cachorro tava com tosse parecendo um marreco acabou morrendo , o outro começo oque devo fazer. E o que será isso

    • Cobasi disse:

      Oi Roseli, como vai? Pode ser algo simples ou até mesmo complicações maiores, indicamos uma visita ao medico-veterinário assim poderá realizar um diagnostico.

  3. Juliana disse:

    Olha. Tudo bem? Eu cuido de gato a um ano, amo fazer isso tenho meu gatinho ele é macho, so que solta muito pelo sou banho em mês e mês,eu não pentiu omeu pet mais ag vou Começar.obg!

Deixe o seu comentário