Pelo de gato caindo: o que pode ser?

Compartilhar:


Em qualquer animal, a troca de pelo é um processo natural, mas o que fazer quando você começa a desconfiar em relação ao pelo de gato caindo mais do que o normal? Assim como qualquer coisa que acontece com os animais que seja anormal, é bom ficar atento caso descubra alguma doença antes do normal.

Portanto, neste conteúdo, vamos falar um pouco sobre as possíveis causas do pelo de gato caindo muito. Descobrir o quanto antes pode ser um ponto importante para a recuperação do felino.

Acompanhe o texto e saiba mais sobre o assunto!

Pelo de gato caindo: quando está normal ou não?

Primeiramente, antes de saber se o pelo de gato caindo tem alguma solução, é preciso separar se está sendo um processo natural do felino ou não. Segundo os especialistas, os gatos apresentam o mesmo ciclo folicular, porém existem algumas raças que apresentam um ciclo mais rápido, o que torna a queda de pelo maior.

Além disso, existem fases em que é normal uma perda maior na quantidade de pelos do felino. Geralmente, os gatos apresentam uma troca de pelos importantes perto dos quatro meses, trocando a pelagem de filhote para adultos.

Pelo de gato caindo: o que pode ser?

Em outro ponto, existe também a troca de pelo por conta das estações do ano, no período entre a primavera e outono. Ou seja, devido ao clima tropical brasileiro, essa é uma influência muito importante.

Causas de queda excessiva de pelo no gato

Depois de entender um pouco sobre a pelagem do bichano, existem alguns pontos importantes que podem explicar melhor sobre o pelo de gato caindo muito. Entretanto, para obter um diagnóstico completo sobre isso, apenas um veterinário de sua confiança pode fazer.

Existem quadros que determinam um primeiro diagnóstico no pelo de gato caindo. Confira!

Queda de pelo localizada

As principais causas são o arrancamento de pelo decorrente de estresse ou alergias. Além disso, por conta de brigas ou mordidas de outros felinos, aquela região pode ficar sem pelos e, também, pela presença de fungos, abscessos e outras coisas.

Nesse caso, é preciso buscar uma ajuda direta do veterinário para ele fazer um exame mais detalhado e passar um medicamento para a causa oficial do pelo de gato caindo.

Queda de pelo excessiva

Segundo os especialistas, o pelo de gato caindo excessivamente pode ser decorrente de uma má alimentação ou desnutrição, falta de sol, estresse, mudança ambiental ou a introdução de um novo pet dentro de casa.

Pelo de gato caindo: o que pode ser?

Pelo de gato caindo na região da orelha

Nesse caso, a queda de pelo na região da orelha costuma ocorrer por uma contaminação fúngica, otites e, principalmente, por sarnas e outros tipos de alergias.

Queda de pelo com feridas

A queda de pelo com feridas pode ocorrer pelos mesmos motivos da queda localizada. Além disso, ela pode ser decorrente de picadas de pulgas, picadas de insetos, processos alérgicos e outros que podem causar uma forte coceira no bichano.

Seja o que for, quando acontecer uma queda anormal nos pelos do animal, a melhor maneira de cuidar dele é procurando um veterinário para fazer um exame completo e descobrir o quanto antes o que pode ser.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário