Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Peritonite em cães: o que é e como tratar a doença

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
peritonite em cães

A peritonite em cães, ou peritonite canina, é o nome dado para a inflamação no peritônio, membrana que sustenta e protege os órgãos da região do abdômen e da pelve. Essa condição normalmente está associada a traumas na região ou complicações pós-cirúrgicas.

Apesar de passível de tratamento, se o animal não for atendido rapidamente por um médico veterinário, ele pode vir a óbito. 

O que é peritonite canina?

Em primeiro lugar, é importante entender que o peritônio é um tecido de proteção da cavidade abdominal por completo, incluindo as vísceras. Sua principal função é realizar a absorção de líquidos nessa parte do corpo. A inflamação dessa região é chamada de peritonite canina e tende a se desenvolver após cirurgias e doenças na parte abdominal do animal.

Tipos de peritonite em cães

A peritonite canina possui algumas classificações feitas de acordo com a causa, a extensão e o grau de contaminação da infecção. Sendo assim, ela pode ser mais ou menos grave.

Confira algumas das classificações da peritonite infecciosa canina:

  • Primária;
  • Secundária;
  • Aguda;
  • Crônica;
  • Localizada;
  • Generalizada.

A peritonite em cães primária é um pouco mais simples e a infecção por meio do sangue (hematógena) ou pelo sistema linfático. Já a peritonite secundária possui um grau de gravidade maior.

Esse segundo tipo pode ter três diferentes origens.

A peritonite asséptica acontece quando a urina ou a bile se extravasam na cavidade abdominal. Outro caso é causado por corpos estranhos deixados dentro do animal durante cirurgias, como gazes. Isso quer dizer que ocorreu a contaminação por patógenos.

Já a chamada peritonite séptica é uma infecção causada por ferimentos, lesões ou perfurações da cavidade abdominal. Por fim, ainda existe a peritonite mista, que é quando a peritonite asséptica se transforma em uma peritonite séptica, tornando-se ainda mais grave.

Ainda existem outras variações. A patologia pode ser aguda, que apresenta sintomas quase imediatamente após a exposição, ou crônica, se estendendo por um período mais prolongado. Ela ainda pode ser localizada em apenas um ponto ou generalizada.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da peritonite em cães é semelhante ao de infecções. Sendo assim, o animal apresenta febre, perda de apetite e apatia. Além disso, é visível a distensão e aumento abdominal. São comuns vômitos e diarreia.

Casos mais graves podem gerar a insuficiência múltipla de órgãos e choque séptico, por isso, nos menores sintomas, procure um veterinário!

O que causa peritonite em cães?

A peritonite infecciosa canina é uma inflamação causada por uma série de doenças ou no pós-cirúrgico, como cálculos biliares, pancreatite, traumatismo na região do abdômen ou até câncer. 

Entretanto, é difícil identificar uma peritonite através de sintomas, por isso o check-up anual e o acompanhamento após uma intervenção cirúrgica são fundamentais não só para este problema, como para outros.

Peritonite canina tem cura?

peritonite em cães doentes

Mesmo quando o diagnóstico é grave, a inflamação tem, sim, cura. Contudo, quanto antes o problema for identificado, maiores são as chances de o animal contornar o quadro e se estabilizar. A presença do médico-veterinário é fundamental para indicar o melhor tratamento, com antibióticos, analgésicos e monitoramento da evolução do problema.

Diagnóstico com veterinário

O médico veterinário é o responsável por realizar a avaliação e determinar se é um diagnóstico de peritonite canina. As informações dadas pelo tutor são fundamentais para direcionar a investigação do médico e encaminhar o animal para exames.

No geral, serão pedidas radiografias da cavidade abdominal. Nesse exame de imagem será possível ver líquido abdominal e irregularidade no peritônio do cachorro. Além disso, o veterinário pode pedir exames de sangue.

Peritonite em cães: tratamento

Tudo isso parece muito grave. Será que a peritonite canina tem cura?

Apesar de variado e indicado individualmente por cada veterinário para o tipo de peritonite do cachorro, normalmente, o tratamento envolve estabilizar o animal e tratar a infecção com antibiótico.

Paralelamente, o profissional pode estabelecer um cardápio especial, dar analgésicos para a dor e até manter o animal no soro na fluidoterapia.

Em casos mais graves, é possível que exista a indicação cirúrgica para drenagem dos líquidos da cavidade abdominal.

Ainda tem dúvidas? Deixe a sua pergunta nos comentários!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário