Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aprenda porque os gatos mordem

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
porque os gatos mordem

Hoje é dia de descobrir porque os gatos mordem! O ato, por mais que na maioria das vezes seja inofensivo, é uma resposta do pet para determinadas situações. Porém, quais são elas? É sobre esses gatilhos que vamos conversar neste post.

Saiba mais sobre o comportamento felino e o que leva seu bichinho de estimação a colocar as presas para fora.

A natureza dos animais explica porque os gatos mordem

Vamos lá, não podemos nos esquecer que os felinos são animais, e ao contrário de nós humanos, que nos defendemos com os pés e as mãos, estes só possuem seus dentes a seu favor.

Outro ponto é que os pets não falam! Então, quando seu amigo quer demonstrar que não está contente com alguma situação ou com determinado desconforto físico, pode ser que ele mostre os dentes.

Por fim, os gatos possuem um instinto caçador aguçado, então mesmo durante brincadeiras a mordida talvez aconteça, principalmente quando os pets são filhotes.

Por que gatos mordem os donos? 5 motivos que justificam as mordidas

Em primeiro lugar, saiba que cada pet possui sua personalidade, ainda mais quando estamos falando de gatos. Entretanto, certas situações de desconforto são estímulos para o bichinho e agora vamos falar sobre elas.

Falta de segurança

O medo é um dos motivos porque os gatos mordem seus donos ou até mesmo pessoas desconhecidas. Se estiverem muito assustados por conta de barulhos, ofereça um local seguro para ele dentro de casa, como as tocas para gatos. Antes de se aproximar, espere o animal acalmar.

Quero brincar!

No caso dos filhotes, que ainda por cima possuem dentinhos afiados, o ato de morder faz parte da brincadeira. Então para não estimular o comportamento, nunca recompense o pet. Brinquedos para gatos, como varinhas, pelúcias e bolinhas são seus aliados para não levar mordidas.

Desconforto

aprenda porque os gatos mordem

A dor é uma forte demonstração porque os gatos mordem quando estão desanimados e tristes, esta é a forma que o pet encontra de dizer que não está bem. Desta forma, preste atenção a outros sinais, como falta de apetite, miados, diarreia, vômito e perda de peso.

Entenda porque os gatos mordem durante o carinho

Existe uma explicação porque os gatos dão mordidinhas enquanto recebem carinho e é bem simples, talvez o bichano não goste de receber afago em certas regiões do corpo.

Por isso, conheça a personalidade do bichinho e se perceber que ele está inquieto, pare. Um dos lugares que o felino menos gosta de carinho é a barriga, por exemplo.

Ânimos à flor da pele

Em último lugar, situações de estresse desencadeiam reações nos felinos. Os gatos são bichos que não gostam de mudanças na sua rotina, então pequenas coisas, como trocar o lugar da cama dele e a chegada de um novo membro da família, são motivos porque os gatos mordem, mesmo que de levinho.

Principais sinais antes do gato morder

Um arranhão aqui, uma mordidinha ali…acontece! De qualquer forma, é bom saber quando o gatinho pode atacar. Sendo assim, veja os sinais claros que mostram uma possível mordida vindo por aí:

  • Rosnados e grunhidos;
  • Pelos levantados;
  • Pupilas dilatadas;
  • Orelhas abaixadas;
  • Agitação.

Agora que você já sabe porque os gatos mordem, basta ficar atento, e lembre-se de não estimular o comportamento do bichinho. Para evitar o estresse do animal, aposte na gatificação da sua casa e outras formas de entretenimento para gatos.

Temos mais dicas sobre pets no blog Cobasi! O que você gostaria de ler agora?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Erica disse:

    Muito bacana
    Minha gatinha morde meu pé sempre

Deixe o seu comentário