Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Porquinho-da-índia pode comer chuchu? Confira!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
porquinho da índia pode comer chuchu

Você é tutor de um porquinho-da-índia e não sabe o que ele pode comer? Como há frutas e vegetais que não são permitidos, existem dúvidas do que dar para o seu roedor consumir. E você sabe se porquinho-da-índia pode comer chuchu?

Venha descobrir com a gente! Saiba tudo sobre o assunto! 

Então, porquinho-da-índia pode comer chuchu?

A resposta é sim, o porquinho-da-índia pode comer chuchu. No entanto, por se tratar de um vegetal, você deve oferecer o chuchu como um complemento à alimentação habitual do roedor. Esta, por sua vez, deve ser composta por feno e ração. Ou seja, o tutor pode incluir o chuchu na dieta do pet, desde que haja uma mescla com outras frutas e vegetais

Com bons nutrientes ao porquinho-da-índia, o chuchu é um alimento seguro para o organismo do animal. Porém, o tutor deve oferecer o vegetal de forma moderada. Se for possível, em dias alternados. Vale colocar o alimento na rotina do seu pet, pois ele serve tanto como uma opção saudável quanto para deixá-lo feliz. 

No entanto, você não deve oferecer o vegetal de qualquer maneira. Por isso, agora vamos explicar qual é a melhor maneira de o porquinho-da-índia comer chuchu. 

Como dar chuchu para o porquinho-da-índia?

Embora o porquinho-da-índia possa comer chuchu, o tutor precisa ter cuidado ao oferecer o alimento para não interferir na saúde do animal. Dessa forma, recomenda-se servir uma pequena fatia de chuchu por vez, como uma porção de 25g

Lembrando que falamos de um roedor com um organismo frágil, ou seja, o chuchu precisa ser servido em pequenas quantidades. Portanto, é necessário cortá-lo em pedacinhos. Dessa forma, se evita que haja problemas de engasgo.

A boa notícia é que o pet pode consumir várias partes do chuchu, como a raiz, o caule e as folhas. Inclusive, o alimento pode ser distribuído com casca ao roedor. No entanto, não esqueça de lavar adequadamente a casca, assim como as folhas, antes de servir o animal. Se preferir, descasque o chuchu para o pet comer a parte mais macia. 

Por outro lado, o chuchu não pode ser oferecido cozido. Isso porque os nutrientes não continuam ativos como no alimento cru e, assim, pode ser prejudicial à saúde do roedor. 

porquinho da índia pode comer chuchu

Quais os cuidados que se deve ter com o vegetal?

É necessário ter moderação ao oferecer chuchu ao animal. Embora seja um alimento indicado ao consumo do porquinho-da-índia, deve haver um controle tanto na quantidade como na frequência. 

Ou seja, se o tutor disponibilizar o vegetal em excesso, corre o risco de causar certos problemas de saúde ao roedor, como: 

  • Asfixia: o chuchu é um alimento crocante e deve ser servido em pedaços pequenos. Caso não seja, há chances de o animal engasgar e se asfixiar. 
  • Constipação: por conta do elevado teor de fibras, grandes quantidades do vegetal podem provocar problemas estomacais, distensão abdominal e constipação. 

Caso perceba que o porquinho-da-índia ingeriu uma quantidade de chuchu acima da recomendada, leve o pet ao veterinário o quanto antes. É apenas com o diagnóstico de um profissional que será possível indicar e prevenir algum problema de saúde. Ou, se for o caso, atestar o tratamento mais adequado.

Benefícios do chuchu para o porquinho-da-índia

O que o chuchu proporciona de benefícios ao porquinho-da-índia? Fizemos uma lista com alguns de seus principais nutrientes para o tutor conhecer. Confira! 

  • Vitamina C: tão necessária ao roedor, o chuchu é repleto desse nutriente que aumenta a imunidade e absorção de ferro. 
  • Antioxidantes: auxiliam na prevenção de doenças.
  • Fibras: auxiliam na sensação de saciedade, mantendo o bom desempenho do sistema digestivo. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário