Qual a diferença entre ema e avestruz? Conheça as características de cada um deles

Compartilhar:


qual a diferença entre ema e avestruz

Você quer saber qual a diferença entre ema e avestruz? Antes de mais nada, é importante saber que o avestruz é uma ave natural do Saara que tem uma larga boca e pescoço fino. Suas pernas são longas e elevadas, e para conseguir botar os grandes ovos, ele precisa se sentar.

Já a ema é um animal conhecido como o “primo que não voa” do avestruz. Essa ave pode ser descrita de forma semelhante ao avestruz, isso porque ambos são membros da família Ratite dos pássaros. Contudo, é importante notar que, em termos de tamanho, o avestruz ocupa o primeiro lugar e a ema, o segunda. Além disso, a ema vem da Austrália. 

Mas você quer saber quais são as outras diferenças entre eles? E as semelhanças? Continue neste artigo que nós te contaremos tudo!

Quais as principais características do avestruz

No mundo, existem cinco espécies diferentes de avestruz. O avestruz comum – Struthio camelus – tem os maiores olhos que qualquer animal terrestre pode ter, eles medem em média 2 polegadas de diâmetro, o que dá pouco mais de 5 cm. 

Além disso, o avestruz pode medir entre 1,2 e 2,7 metros de altura e pesar em torno de 63 kg a 145 kg. Esses animais têm uma vida longa, podendo viver de 40 a 50 anos. Outro ponto característico dos avestruzes é que eles são animais onívoros, ou seja, eles comem tanto vegetais quanto animais. 

Também é importante citar que o avestruz tem dois dedos e uma garra – essa é uma característica muito importante do animal. Outra diferença dos avestruzes é que o macho é preto e branco, já a fêmea tem as cores cinza e marrom em suas penas.

qual a diferença entre ema e avestruz

Características da ema

Já a ema possui apenas uma espécie, a Dromaius novaehollandiae. Mas é importante ter em mente que a ema é um animal menor que seu primo avestruz, e pode atingir de 1,5 metros a 1,8 metros de altura. 

Por conta dessa característica, elas também pesam menos, por isso o peso desses animais pode variar bastante, de 18 a 59 kg. Uma das principais diferenças entre a ema e o avestruz é que a ema tem três dedos. Outra característica desses animais é que eles vivem menos que seus primos, chegando apenas a uma idade entre 10 a 20 anos. 

Outra diferença entre as emas e seus primos maiores, os avestruzes, é que os filhotes das emas eclodem com listras em seus corpos. Os filhotes têm a cor dourada, mas após, em média, 12 e 14 meses, as emas ficam com penas de cor índigo.

Mas qual a diferença entre ema e avestruz? 

Entre as principais diferenças desses dois animais está o tempo de maturação sexual. A da ema varia entre 3 e 4 anos de idade, já a dos avestruzes varia entre 2 e 3 anos de idade.

Uma ema totalmente crescida tem cerca de 1,6 metros de altura, e as avestruzes podem ter até 2,5 metros quando totalmente crescidas. Além disso, o período de incubação das emas é de 54 dias, já o dos avestruzes é de 42 dias.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário