Confira qual é o escorpião mais venenoso

Compartilhar:


qual é o escorpião mais venenoso

Diferente do que muitos acham, os escorpiões não são insetos. Eles fazem parte do Filo Arthropoda e têm glândulas produtoras de veneno. Por isso, são animais peçonhentos, assim como as cobras. Apesar de qualquer um que cruze seu caminho ter medo dos escorpiões, eles possuem hábitos noturnos e apenas picam quando se sentem em perigo. Dentre as diversas espécies, algumas precisam de mais atenção. Então, afinal, quais são elas e qual é escorpião mais venenoso? Continue a leitura e confira!

Descubra qual é o escorpião mais venenoso do mundo

Escorpião palestino amarelo (Leiurus quinquestriatus), ou caçador-da-morte

O próprio nome já indica o porquê desse escorpião ser o mais venenoso do mundo. Então, caso cruze o caminho de um desses, fuja! Encontrado usualmente no Norte da África e pelo Oriente Médio, ele chega a medir 58 centímetros e seu veneno é altamente perigoso, podendo, inclusive, ser letal numa simples picada. Dentre os sintomas, pode ocorrer aumento de pressão sanguínea, convulsão e coma. É muito difícil encontrar soro contra o veneno desse animal. Por isso a importância de manter-se longe do escorpião dessa espécie.

Escorpião-negro

Na escala de mais qual escorpião é mais venenoso, o escorpião-negro e o escorpião palestino amarelo estão em uma disputa acirrada. Responsável por muitas mortes no continente africano, essa espécie também é conhecida pelo nome de Androctonus crassicauda (“Androctonus” significa assassino de homem). Ou seja, ele também representa grande perigo!

qual é o escorpião mais venenoso

Escorpião do deserto (Androctonus australis)

Essa espécie também é encontrada mais facilmente no Norte da África, além do Sudoeste asiático. Aliás, ela pertence à mesma espécie do escorpião anterior, porém, é menos letal. O escorpião de cauda gorda amarelo é responsável por muitas mortes e seu veneno ataca o sistema nervoso central. Por isso, sua picada causa falha respiratória e paralisia. Ou seja, é mais um para manter distância, não é?!

Escorpião negro cuspidor (Parabuthus transvaalicus)

Além de ser o escorpião mais perigoso da África do Sul, o animal dessa espécie é um dos únicos capazes de disparar o veneno. Este, por sua vez, se entra em contato com os olhos pode até mesmo causar cegueira temporária. Seu “pré-veneno” imobiliza a presa e, apesar de seu veneno fatal, não é um dos principais causadores de mortes em humanos. Os sintomas da picada são dor, suor, palpitação cardíaca e convulsões musculares.

Escorpião do Arizona (Centruroides exilicauda)

Vivendo em diversos habitats, o escorpião do Arizona é encontrado na América do Norte e já foi o responsável por muitas mortes no México. Seu veneno causa dormência, diarreia e vômito.

Qual é o escorpião mais venenoso no Brasil?

Escorpião-amarelo (Tityus serrulatus)

Sua maior incidência é no sudeste do país, aliás, ele é o escorpião mais venenoso da América do Sul. Afinal, em grande quantidade, seu veneno pode até ser letal. Responsável por muitos casos em Minas Gerais, o animal é carnívoro.

O que fazer ao ser picado pelo escorpião mais venenoso

A dor aguda após sofrer uma picada de escorpião é o sintoma mais acentuado. Por muitas vezes, a picada do escorpião pode até levar a óbito, portanto, é essencial que haja atendimento médico rápido. Primeiramente, é necessário desinfectar o local da picada, de preferência com água e sabão, e em seguida se direcionar à emergência mais próxima. Os escorpiões são animais perigosos, então é imprescindível que haja atendimento médico caso ocorra o infortúnio.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário