Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quantas ninhadas um gato tem por ano?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quantas ninhadas um gato tempo por ano

Os felinos são muito carinhosos e uma caixinha de surpresas, principalmente quando se trata de ninhadas. Você já deve ter se perguntado quantas ninhadas um gato tem por ano, certo? Mas antes de te ajudarmos com essa questão em específico, vamos fornecer maiores informações sobre outras coisas referentes ao assunto. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Ao suspeitar da gravidez da sua gata, o primeiro passo é levá-la ao veterinário para que ele realize os exames necessários e oriente os cuidados durante esse período.

Além disso, opte por rações que contenham vitaminas suficientes para suprir as necessidades que o corpo da gata prenha precisará nessa fase!

Agora, vamos conferir algumas questões importantes sobre o assunto?!

Com qual idade uma felina engravida?

Geralmente, elas entram no cio entre 5 e 9 meses de vida, mas esse tempo pode variar de pet para pet. A gravidez ocorre quando as felinas já atingiram a maturidade sexual, que é quando estão com 1 ano de idade.

Qual é a duração da gestação da gata?

As gestações das gatas duram cerca de 2 meses (entre 60 e 65 dias). Fique de olho no comportamento da sua felina, forneça conforto e muito afeto durante esse período, pois é normal que ela fique um pouco mais irritada ou arisca. Além disso, ela pode ficar carente e precisar de atenção, então não hesite em lhe dar isso! 

Detalhes de quantas ninhadas um gato tem por ano

Não existe nenhum número exato e específico para cada uma, mas, na maioria dos casos, as ninhadas de gato são entre quatro e sete filhotes, podendo chegar a mais. Então, caso queira saber antecipadamente quantos filhotes de gato chegarão em sua casa, o ideal é realizar um exame veterinário para se preparar e não ter nenhuma surpresa!

A primeira ninhada é diferente das demais?

Por ser a primeira vez que a felina terá contato com as mudanças do corpo, de humor e algumas vezes até mesmo de rotina, pode-se dizer que sim! É nesse momento que sua gata precisará de atenção e de cuidados para lidar com essa novidade. Não a irrite, alimente-a com os nutrientes necessários — e caso esteja em dúvidas sobre o melhor alimento, consulte um veterinário —, procure distraí-la com brinquedos e faça de tudo para que tenha uma gravidez tranquila para não prejudicar a futura mamãe gata e os filhotes.

quantas ninhadas um gato tem por ano

Como funciona o cio de uma felina

Como falamos anteriormente, as gatas geralmente têm o primeiro cio entre e 5 e 9 meses de vida. Contudo, há fatores que interferem nesse ciclo, como raça, estação do ano e peso.

Por se tratar de um reprodutor poliéstrico sazonal, significa que a felina terá mais de um ciclo reprodutivo por ano e nos períodos de dias mais longos. Especialistas dizem que gatos habitantes de regiões perto do Equador — com dias que possuem praticamente a mesma duração — não apresentam sazonalidade e entram em ciclo reprodutivo durante o ano todo. Dessa forma, podemos ir para o próximo tópico.

Quantas ninhadas um gato tem por ano?

Uma gata pode ter em média 3 a 4 gestações por ano e a cada 3 e 4 meses também! Mas lembramos que isso não é uma regra, ou seja, sua felina pode ter somente uma gestação ou até mesmo nenhuma. Considerando os números anteriores, se em cada ninhada 5 gatos bebês nascerem, serão praticamente 20 gatinhos em sua casa!

Por isso, a castração de gatos é de extrema importância por diversos fatores, mas principalmente para evitar ninhadas indesejadas. Então, programe-se e leve seu animal de estimação até um profissional especializado que realizará o procedimento, facilitando a sua vida e a de seu pet. Com seu animal castrado, menos animais são abandonados nas ruas e maltratados, então pense no bem-estar deles!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Ronaldo de lima disse:

    Olá gostaria de montar um gatil precisaria de matrizes e macho para reprodução vcs conseguem me informar alguém para vender e me instruir

    • Lúcia Helena disse:

      Olá Ronaldo, nas ruas hà milhares de felinos abandonados! Pra quê comprar se vc pode resgatá-los desse sofrimento que é viver nas ruas. Aqui onde moro, existem vários, casa um mais lindo que o outro. Sou de Nilópolis no Rio de Janeiro. Boa sorte com os felinos, eles são maravilhosos!

  2. Lúcia Helena disse:

    Desculpa, é cada um mais lindo que o outro. Porquê comprar se vc pode adotá-los???

Deixe o seu comentário