Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Descubra em quanto tempo depois de castrado o gato fica mais calmo

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quanto tempo depois de castrado o gato fica mais calmo

Por se tratar de uma cirurgia, a castração do gato é um assunto que pode assustar muitos tutores, além de trazer algumas mudanças na vida e no comportamento dos felinos. Dentre as diversas dúvidas que surgem acerca desse assunto, as principais são como funciona o processo de castração, como é o pós-operatório, e em quanto tempo depois de castrado o gato fica mais calmo. Por isso, hoje nós separamos algumas informações que vão te ajudar a entender melhor sobre esse processo. 

Como é o processo de castração do gato e para que serve?

No caso dos machos, a castração do gato consiste na remoção dos testículos. No caso das fêmeas, na remoção dos ovários e do útero. Essa cirurgia promove uma redução na produção de hormônios sexuais que, em gatos não castrados, são como um estímulo para a agitação dos felinos. 

Quando esses hormônios são reduzidos com a cirurgia, acontecem diversas mudanças no comportamento desses animais. Dentre elas, as mudanças em relação às questões sexuais são as mais perceptíveis. 

Apesar de parecer um procedimento radical ou assustador, a castração oferece muitos benefícios para o gato. Dentre todas as vantagens, a mais evidente é prevenir ninhadas indesejadas, impedindo que mais gatos vivam nas ruas. Além disso, o procedimento previne doenças, reduzindo drasticamente o risco de câncer no ovário ou câncer cervical. 

E não é só isso! Quando castrados, os gatos ficam mais calmos. Isso acaba impedindo que eles se envolvam em brigas e evitando que, através de mordidas, eles se contaminem com doenças como AIDS ou leucemia felina. 

Quais são as mudanças mais perceptíveis depois da castração?

Os machos não castrados costumam marcar território com a urina e, muito comumente, se envolvem em brigas de rua com outros gatos. Essas atitudes podem resultar em machucados, falhas nos pelos, entre outros problemas. Depois da castração, é muito comum que eles fiquem menos territorialistas e agressivos.

Já as gatas, quando estão no cio, ficam bastante agitadas e tendem a querer sair para a rua a qualquer custo. Além disso, elas também ficam muito carentes e miam com mais frequência do que o normal, principalmente na parte da noite. 

Sendo assim, após a cirurgia, por não sentir necessidade de cruzamento, também é possível que tanto os machos quanto as fêmeas não saiam mais com tanta frequência. Porém, essa ainda é uma possibilidade, afinal, gatos gostam de explorar os locais. 

E em quanto tempo depois de castrado o gato fica mais calmo?

quanto tempo depois de castrado o gato fica mais calmo

Normalmente, após o pós-operatório o gato castrado fica mais calmo, mas esse efeito não é instantâneo. Isso porque o animal adota o comportamento mais tranquilo aos poucos. Em alguns casos, ele pode até manter alguns costumes, como o de sair frequentemente e se envolver com outros gatos. 

Quais outras maneiras são eficazes para acalmar o meu gato?

Caso o seu gato tenha problemas com estresse ou muita agitação, existem outras maneiras de tentar acalmá-lo. Uma delas é o uso de florais. Eles auxiliam no equilíbrio da personalidade do gato, fazendo com que o animal reaja mais tranquilamente a fatores que poderiam estressá-lo. 

Outra maneira de acalmar o seu gato é fazendo o uso de Feliway. Esse spray serve para transmitir tranquilidade aos gatos quando acontece uma mudança de ambiente, como mudar de casa ou quando ele entra em contato com pessoas diferentes. 

Existem ainda os itens de gatificação, tais como arranhadores, tocas e camas, que servem para adequar o ambiente da sua casa para trazer mais conforto e permitir que os gatos possam ter comportamentos instintivos de forma saudável. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

9 Comentários

  1. Viviane disse:

    Me ajude por favor, tenho uma gata que foi castrada em 30 de Dez de 2021, vão fazer 02 meses e ela por 2 vezes apresentou comportamento de cio. O veterinário me disse que demora um pouco ainda pra passar. Isso é verdade?? Por ex hj ela está dando muito trabalho.

  2. Verônica disse:

    Boa tarde
    Meu gato foi castrado desde julho de 2022, e está perturbando muito no cio , com os miados feios atrás de gatas, acorda de 02:30 da manhã miando muito sem parar, e querendo fugir, isso todos os dias.
    Não temos sossego o dia todo.

    • Cobasi disse:

      Olá, como vai?
      O efeito total da castração costuma demorar um pouco para aparecer, mas como tem mais de 6 meses, sugerimos que leve o pet a uma consulta com o veterinário para que o profissional possa indicar o tratamento mais adequado!

  3. Zane Gomes disse:

    Minha gata está mordendo muito pessoas na rua corre atrás de cachorro depois da castração tem 30 dias a castracao

    • Cobasi disse:

      Olá, Zane! Tudo bem?

      Como essa situação está fugindo do controle, recomendamos que converse com um médico-veterinário para que ele possa receitar um calmante adequado ao pet.

  4. Vanessa de Oliveira Ferreira disse:

    Quantas horas a gata fêmea volta a ficar normal depois de uma castração? e normal ficar mole ?minha gata foi castrada a tarde mas a noite ainda dorme muito e tá bem mole.ela tá quentinha e respirando.

    • Cobasi disse:

      Olá, como vai?
      Geralmente a anestesia demora em torno de pouco menos de uma hora; uma hora; ou até algumas horas. Mas isso dependerá também do metabolismo do próprio animal. Além disso, o quadro de saúde do seu pet será fundamental para que a equipe médica possa determinar o tempo médio ele irá retornar aos seus sentidos.

Deixe o seu comentário