Descubra em quanto tempo depois de castrado o gato fica mais calmo

Compartilhar:


quanto tempo depois de castrado o gato fica mais calmo

Por se tratar de uma cirurgia, a castração do gato é um assunto que pode assustar muitos tutores, além de trazer algumas mudanças na vida e no comportamento dos felinos. Dentre as diversas dúvidas que surgem acerca desse assunto, as principais são como funciona o processo de castração, como é o pós-operatório, e em quanto tempo depois de castrado o gato fica mais calmo. Por isso, hoje nós separamos algumas informações que vão te ajudar a entender melhor sobre esse processo. 

Como é o processo de castração do gato e para que serve?

No caso dos machos, a castração do gato consiste na remoção dos testículos. No caso das fêmeas, na remoção dos ovários e do útero. Essa cirurgia promove uma redução na produção de hormônios sexuais que, em gatos não castrados, são como um estímulo para a agitação dos felinos. 

Quando esses hormônios são reduzidos com a cirurgia, acontecem diversas mudanças no comportamento desses animais. Dentre elas, as mudanças em relação às questões sexuais são as mais perceptíveis. 

Apesar de parecer um procedimento radical ou assustador, a castração oferece muitos benefícios para o gato. Dentre todas as vantagens, a mais evidente é prevenir ninhadas indesejadas, impedindo que mais gatos vivam nas ruas. Além disso, o procedimento previne doenças, reduzindo drasticamente o risco de câncer no ovário ou câncer cervical. 

E não é só isso! Quando castrados, os gatos ficam mais calmos. Isso acaba impedindo que eles se envolvam em brigas e evitando que, através de mordidas, eles se contaminem com doenças como AIDS ou leucemia felina. 

Quais são as mudanças mais perceptíveis depois da castração?

Os machos não castrados costumam marcar território com a urina e, muito comumente, se envolvem em brigas de rua com outros gatos. Essas atitudes podem resultar em machucados, falhas nos pelos, entre outros problemas. Depois da castração, é muito comum que eles fiquem menos territorialistas e agressivos.

Já as gatas, quando estão no cio, ficam bastante agitadas e tendem a querer sair para a rua a qualquer custo. Além disso, elas também ficam muito carentes e miam com mais frequência do que o normal, principalmente na parte da noite. 

Sendo assim, após a cirurgia, por não sentir necessidade de cruzamento, também é possível que tanto os machos quanto as fêmeas não saiam mais com tanta frequência. Porém, essa ainda é uma possibilidade, afinal, gatos gostam de explorar os locais. 

E em quanto tempo depois de castrado o gato fica mais calmo?

quanto tempo depois de castrado o gato fica mais calmo

Normalmente, após o pós-operatório o gato castrado fica mais calmo, mas esse efeito não é instantâneo. Isso porque o animal adota o comportamento mais tranquilo aos poucos. Em alguns casos, ele pode até manter alguns costumes, como o de sair frequentemente e se envolver com outros gatos. 

Quais outras maneiras são eficazes para acalmar o meu gato?

Caso o seu gato tenha problemas com estresse ou muita agitação, existem outras maneiras de tentar acalmá-lo. Uma delas é o uso de florais. Eles auxiliam no equilíbrio da personalidade do gato, fazendo com que o animal reaja mais tranquilamente a fatores que poderiam estressá-lo. 

Outra maneira de acalmar o seu gato é fazendo o uso de Feliway. Esse spray serve para transmitir tranquilidade aos gatos quando acontece uma mudança de ambiente, como mudar de casa ou quando ele entra em contato com pessoas diferentes. 

Existem ainda os itens de gatificação, tais como arranhadores, tocas e camas, que servem para adequar o ambiente da sua casa para trazer mais conforto e permitir que os gatos possam ter comportamentos instintivos de forma saudável. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário