Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Você sabe quanto tempo vive um gato com felv? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gato-com-Felv

Se você já ouviu falar sobre essa doença, certamente já se perguntou quanto tempo vive um gato com Felv. Conhecida como leucemia felina, ela não tem cura.

Causada por um vírus, essa enfermidade preocupa muito os tutores, pois deixa-os com a sensação de que seu pet terá pouco tempo de vida. Afinal, trata-se de uma leucemia. 

Para entender melhor sobre essa questão, é preciso saber que os cuidados que você deve ter com o gato portador de Felv felina farão toda a diferença. Quer saber mais sobre essa doença? Continue conosco e entenda tudo sobre essa leucemia em gatos!

Afinal, por quanto tempo vive um gato com Felv?

Como já foi mencionado, é difícil estimar quanto tempo vive um gato com leucemia felina. Isso porque o vírus se desenvolve de maneira diferente em cada organismo. 

Segundo dados de veterinários, 25% dos gatos com Felv morrem em até um ano após o diagnóstico. Entretanto, 75% conseguem sobreviver entre um e três anos. 

O tempo de vida do animal dependerá dos cuidados recebidos. Um fator importante sobre essa doença é que ela não é parecida com a leucemia em humanos. 

Isso porque o vírus afeta a imunidade do animal, facilitando a entrada de bactérias, o que gera várias infecções. Portanto, continue a leitura e veja como tratar a leucemia em gatos. 

Como prolongar a vida de um gato com leucemia?

A leucemia felina é uma doença incurável, contudo, a resposta de quanto tempo vive um gato com Fiv e Felv está na maneira como ele será cuidado.

Diferentemente do que os tutores pensam, eles podem sim ajudar o pet a ter uma qualidade de vida melhor, mesmo com o vírus em seu organismo. Veja a seguir quais medidas podem ser tomadas.

  • Ofereça uma ração de alta qualidade – as rações Premium  são compostas por várias vitaminas e nutrientes. E um gato nutrido adequadamente estará preparado para enfrentar as possíveis infecções causadas pelo vírus. 
  • Castração – já que é um processo que auxilia na proteção do animal, uma vez que for castrado, o gato perde a vontade de fugir e brigar. 
  • Deixe-o confortável – existem diversas formas de proporcionar conforto e tranquilidade aos felinos. Adquira uma caminha aconchegante para o seu pet. Evite muita movimentação e barulhos no local em que o gato fica. Assim ele sentirá mais segurança e não ficará mais estressado.
  • Visite regularmente o veterinário – um gato com Fiv e Felv deve ser monitorado por um profissional que irá acompanhar a progressão e os efeitos da doença. 
  • Esteja atento às mudanças no comportamento do gato – isso deve ser feito para evitar e combater possíveis doenças secundárias que irão afetar o felino. 
  • Atividades no dia a dia – todo felino possui no seu DNA o entusiasmo por brincadeiras. Dessa forma, estimule-o com brinquedos ou jogos que podem contribuir na melhora da sua saúde. 

A importância de um veterinário nesse quadro

Características gerais do hospital veterinário

O prognóstico da leucemia em gatos é essencial para que o felino tenha uma expectativa de vida mais alta, por isso é importante a consulta frequente ao profissional. 

Além disso, com o sistema imunológico fortificado, o vírus tem o desenvolvimento mais lento, atrasando os efeitos na medula óssea. Sendo assim, a probabilidade de sobrevivência do felino é aumentada. 

Com os medicamentos oferecidos pelos veterinários, a partir de vacinas e desparasitação periódica, é possível que o animal responda melhor ao tratamento. Portanto, certifique-se de manter um especialista por perto. 

Para saber mais sobre a FIV e FELV, assista ao vídeo exclusivo que preparamos para você na TV Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

10 Comentários

  1. Maristela Rahmaier disse:

    Eu tenho 4 gatos com FELV. Em Três deles, a doença foi diagnosticada quando tinham 3 meses, pois são da mesma ninhada, esses três vão fazer 3 anos dia 12 de setembro. Desde quando recebi o diagnóstico do veterinário, ele receitou LEUCOGEN xarope, eles tomam e gostam. O quarto gato, que deixaram ainda bebê no meu terreno, agora com mais de 1 ano, adquiriu a doença através da saliva. Eu percebo que aos poucos estou perdendo eles. Mesmo com todo cuidado. É muito triste.

    • Rodrigo disse:

      Bah nao é facil descobri que meu gato ta com fiv e felv

      • Cobasi disse:

        Olá, Rodrigo! Tudo bem?
        Desejamos melhoras ao seu pet! 🧡

        Com os medicamentos oferecidos pelos veterinários, a partir de vacinas e desparasitação periódica, é possível que o animal responda melhor ao tratamento. Portanto, certifique-se de manter um especialista por perto.

    • Luiza Leite disse:

      Eu tive 4 gatos, todos resgatados , eu descobri a felv e fiv já estavam com 1 ano. Eu telei tudo , castrei, cuidei da alimentação, mas chega um ponto que a gente perde… Uma fêmea durou 9 anos, um macho durou 7 anos , ambos angorá. Um amarelinho , um persa está em fase final , 05 anos e tenho um mestiço que tem 6 anos e está muito bem, não demonstra nenhum sintoma. Mas dói demais. Chega a hora da Eutanásia e ficamos por morrer… O macho angorá de 7 anos dormia comigo, ver ele definhar foi doloroso. É muita dor … Minha Beile , o gato mais doce do mundo está finalizando, não sei dizer o tamanho dessa dor

  2. Nicolas Soares disse:

    Tenho 7 gatos, todos resgatados da rua, agora descobri que um tem Felv, deve ter sido contaminado por uma gata do vizinho que vem comer aqui em casa, está muito magro e com dificuldade para comer, muito triste, estou diluindo sachê e/ou patê e dando na seringa, ele está com rinotraqueíte e talvez não sinta cheiro, por isso não come e os medicamentos estão fazendo pouco efeito, mas não vou desistir dele.

  3. Claudinea disse:

    Tenho uma gatinha com FELV.

  4. Amanda disse:

    Acabei de adotar um
    Gatinho com
    Felv

    • Cobasi disse:

      Olá, Amanda! Parabéns pela adoção do seu gatinho com FeLV. Adotar um animal que precisa de cuidados especiais é um gesto de amor incrível. Boa sorte e muito amor nessa nova jornada juntos! Continue acompanhando o blog da Cobasi para saber tudo sobre o universo dos felinos.

  5. Ana Cristina de Paiva Santos disse:

    Eu tenho Rngo tem 1 ano e tem felv estou triste de saber que a vida deleso será por 3 anos se chegar com todo cui

Deixe o seu comentário