Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Com quantos anos o cachorro perde os dentes na velhice? Descubra

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro perdendo os dentes na velhice
Se não houver cuidados o cão começa a perder os dentes ao 7 anos

Uma das principais dúvidas dos tutores é: com quantos anos o cachorro perde os dentes na velhice? Para responder a essa pergunta e explicar maneiras de minimizar os efeitos da senioridade dos animais, nós preparamos um post completo. Confira!

Com quantos anos o cachorro perde os dentes na velhice?

Determinar a senioridade de um cão nem sempre é uma tarefa fácil, pois essa etapa da vida varia de acordo com a raça do animal. Entretanto, de acordo com médicos-veterinários, podemos estimar que um cão pode ser considerado idoso a partir dos 7 anos de idade.

É a partir desse período que um cão começa a perder os dentes na velhice. Além da idade, um fator que contribui para um cachorro banguelo são os maus hábitos alimentares e falta de cuidados com a higiene bucal.

Por que o cachorro está perdendo os dentes?

Há dois momentos em que podemos encontrar um cachorro perdendo os dentes e ficando banguelo. O primeiro deles é ainda na infância, entre os 4 e 7 meses de idade. É nessa etapa da vida que acontece a troca de dentição dos animais, com o surgimento da dentição definitiva.

Com o avançar da idade, os motivos que levam o cachorro a perder os dentes na velhice são outros. Além do enfraquecimento da gengiva, o acúmulo de sujeira e o tártaro fazem com que a dentição fique fragilizada e o cão comece a ficar banguelo.

O que faz o cachorro perder os dentes na velhice?

mulher oferecendo comida pro cachorro
Ração de má qualidade contribui para a queda dos dentes do cão

Existem dois fatores que contribuem bastante para o cachorro perder os dentes na velhice. A falta de uma alimentação com ração de qualidade e cuidados com a escovação. O acúmulo de resíduos de comida e sujeira ao longo dos anos geram as placas bacterianas e deixam os dentes mais fracos. 

Além do tártaro, o acúmulo de resíduos nos dentes dos animais pode gerar doenças mais sérias como gengivite e doença periodontal. Elas são responsáveis por deixar a fixação das raízes mais frágeis, o que acaba refletindo na queda dos dentes dos animais quando eles chegam à velhice.

Como evitar que o cachorro fique banguelo?

É inevitável que o cachorro perca os dentes ao chegar na velhice, porém o tutor pode tomar uma série de cuidados ao longo da vida do pet para minimizar esses efeitos. Conheça algumas práticas que ajudam a preservar a saúde bucal do animal.

Ofereça rações de qualidade

O primeiro passo para minimizar os efeitos do cachorro perdendo os dentes é oferecer ração de qualidade. Por exemplo, sobras de comida com concentração elevada de sal e temperos são um veneno para o animal, pois aceleram o aparecimento de cáries, placas bacterianas e tártaros.

Faça a escovação diária dos dentes do animal

mulher escovando dente do cachorro
Escovação diária dos dentes do cão faz toda a diferença

Da mesma maneira que a escovação dos dentes é essencial para preservar a saúde bucal dos tutores, para os cães o cuidado é o mesmo. O recomendado por veterinários é fazer higienização uma vez por dia. Dessa maneira você evita o acúmulo de sujeira e mantém a gengiva do pet limpa e saudável.

Invista em brinquedos e petiscos

Uma alternativa válida para a escovação diária é investir em petiscos e brinquedos que ajudem na limpeza da dentição canina. Há no mercado uma grande variedade de moderadores para cachorro que ajudam na limpeza dos dentes enquanto o animal se diverte.

Consulte um médico-veterinário

Assim como os cuidados diários com a higiene bucal do cão, levá-lo em consultas periódicas ao médico-veterinário auxiliam na prevenção de possíveis doenças nas gengivas. Por meio de exames, o profissional vai identificar qualquer sinal de inflamação ou infecção e poderá atuar para evitar que o cachorro fique banguelo precocemente.

Cachorro perde os dentes na velhice: o que fazer?

Percebeu que o seu cachorro perde os dentes na velhice e não sabe o que fazer? É muito simples, tudo começa com a visita a um médico-veterinário. Ele irá avaliar o quadro clínico do animal e indicar qual é o tratamento mais adequado.

Os tipos de tratamento mais comuns para essa situação são a administração de anti-inflamatórios e a troca da alimentação para uma ração mais adequada com o estado de saúde bucal do cãozinho.

Agora que você já sabe o que fazer quando o cachorro perder os dentes na velhice, que tal começar a cuidar da saúde bucal do seu animal hoje mesmo? Com certeza ele vai agradecer. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário