Quantos anos vive um Hamster? Descubra!

Compartilhar:


Quantos anos vive um hamster
Geralmente os hamsters vivem entre 1 a 7 anos.

A pergunta “quantos anos vive um hamster?” é comum de ser realizada por tutores que querem conviver muitos anos com o seu pet. No entanto, não existe um tempo limite para esses animais. Há registros de hamster que viveram de 1 a 7 anos.

Por isso, o melhor a se fazer para que esses animais fiquem o maior tempo possível com a sua família é investir nos seus cuidados. Vamos ver cada um deles. 

Escolha a gaiola ideal para o seu pet

Ora, o primeiro ponto fundamental para um vida plena e saudável, e melhorar e resposta de quantos ano vive um hamster, é o seu local de moradia. Por isso, escolher a gaiola dos hamster é um ponto indispensável quando o tema é a sua longevidade. As gaiolas são, portanto, a casa desses animais e, por isso, ao escolher o modelo ideal é preciso tomar alguns cuidados, por exemplo:

  • Tamanho: o tamanho da gaiola diretamente vai interferir na qualidade de vida do animal. Pense que morar em um local pequeno que não possibilita a sua movimentação pode ser extremamente desconfortável. Principalmente, quando será preciso instalar comedouros, brinquedos e entre outros equipamentos. 
  • Qualidade da gaiola: outro ponto de grande importância é a qualidade do material de composição da gaiola. Comprar um produto de pouca qualidade corresponde também na qualidade de vida do animal, além do período de durabilidade daquela instalação.

Alguns cuidados com a gaiola

  • Instalação: após a escolha da melhor gaiola para o seu pet é importante escolher o seu local de instalação. Pense que o hamster não consegue mudar a localização da sua casa quando está incomodado. Esse é um papel do tutor. Então, evite e constante exposição ao sol e também em dias de mais frio, não esqueça a gaiola em ambientes externos;
  • Higiene: é fundamental garantir um ambiente limpo e saudável para os animais. Por isso, a limpeza da gaiola deve ser uma atividade recorrente, eliminando as sujeitas e substituindo os substratos higiênicos e os demais itens necessários para que o espaço fique habitável. 

Qualidade na alimentação

Quantos anos vive um hamster
Sempre estimule seu hamster a mastigar.

Assim como nos humanos, o que comemos corresponde diretamente com a nossa saúde. Nos hamster isso não é diferente. Por isso, invista sempre em uma ração de qualidade, elas são produzidas com todos os nutrientes que o seu pet precisa para permanecer saudável e em pleno crescimento.

Além disso, é importante considerar também que o ato da mastigação para os roedores é uma ação que vai além da alimentação. Ou seja, eles precisam sempre exercitar a mandíbula e manter em exercício os seus dentes que nunca param de crescer. E isso pode ser resolvido com a mastigação.

Isto é, alguns petiscos podem ser uma boa opção. Por isso, eles adoram alfafa, que é uma planta rica em nutrientes e que colaboram também diretamente com o sistema digestivo do animal. 

Exercícios físicos sempre!

Para que a resposta da pergunta: “Quantos anos vive um hamster?” seja de muitos anos, é fundamental garantir que seu pet realize atividades físicas com frequência. Para além das esteiras, existem também outros brinquedos que colaboram diretamente com a condição física do animal.


Por isso, essas atividades distraem o pet e ainda colaboram diminuindo o nível do estresse. Os exercícios ajudam ainda no sistema imunológico e melhoram a qualidade de vida dos hamsters.

Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:

Brinquedo de madeira para hamster
Hamster Anão Russo: pequenino e fofo
1000 nomes para porquinho-da-índia
Herbívoros: conheça os bichinhos que só comem plantas

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário