Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba quantos anos vive um porquinho-da-índia

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Quantos anos vive um porquinho da índia

O porquinho-da-índia é um roedor mamífero, natural da América do Sul. Pelo seu aspecto fofo e seu tamanho pequeno, ele acaba sendo um animal bem querido pelos apaixonados por pets. No entanto, antes de adotar um, é importante saber quantos anos vive um porquinho-da-índia.

Da mesma forma que os demais animais de estimação precisam de cuidados especiais, com o porquinho-da-índia não é diferente. Portanto, desvendando essa dúvida o tutor saberá quanto tempo terá um compromisso com seu novo animal de estimação antes de ter um.

Está curioso para saber quais os cuidados para se ter com o porquinho-da-índia e o tempo de vida dele? Então continue com a gente!

A importância dos cuidados com o porquinho-da-índia

Os porquinhos-da-índia são animais resistentes e se adaptam bem a diferentes ambientes. No entanto, isso não quer dizer que esse pet não precisa de cuidados por parte do tutor.

Primeiramente, os cuidados com o porquinho-da-índia fazem com que sua expectativa de vida aumente. Dessa forma, quanto mais você oferecer uma vida saudável para seu pet, mais tempo ele vai ficar ao seu lado.

Outro aspecto importante sobre os cuidados com esse pequeno roedor é evitar que ele tenha problemas de adaptação. Porquinhos-da-índia costumam ser bem tímidos e assustados. Caso o animal sofra maus-tratos, é possível que ele não se adapte à nova casa e nem mesmo ao tutor.

Por fim, esse pet também está suscetível a problemas de saúde caso não seja bem cuidado. Pneumonia, escorbuto e adenite salivar são algumas doenças que o porquinho-da-índia pode ter se não for bem tratado.

Dessa forma, se você quer ter um porquinho-da-índia e evitar esses problemas, é bom que conheça quais os cuidados para ter com seu pequeno roedor.

Como manter seu porquinho-da-índia saudável

quantos anos vive um porquinho da índia

A alimentação é muito importante na saúde e no bem-estar do porquinho-da-índia. Com ela, seu pet irá fortalecer o sistema imunológico e ter forças para brincar e se divertir.

Ração própria para o roedor e alguns legumes podem ser oferecidos para o porquinho-da-índia.

No entanto, não se esqueça da hidratação do animal. Sempre mantenha o bebedouro do pet com água limpa e fresca, trocando o líquido todo dia.

Momentos de exercício também devem fazer parte da rotina de cuidados do seu pet. Para isso, é possível instalar uma roda de exercício na gaiola do animal. Túneis e bolas de hamster também são ótimos para controlar o peso do seu pequeno roedor.

Outra atenção que se deve ter com o porquinho-da-índia são com os dentes. Como essa região do animal não para de crescer, é fundamental que o tutor estimule o pet a usar bastante os dentes.

Nesse sentido, oferecer brinquedos de madeira para roedores e alimentos mais resistentes podem ajudar a controlar o tamanho dos dentes.

Por fim, tenha cuidado também com a gaiola do animal. Não a coloque em locais frios e com correntes de ar. Assim, é possível evitar que o porquinho-da-índia fique doente.

Além disso, mantenha o espaço do pet sempre limpo, fazendo a troca da serragem semanalmente e a limpeza do bebedouro e comedouro.

Afinal, quantos anos vive o porquinho-da-índia?

Esclarecendo de vez essa dúvida, o porquinho-da-índia pode viver entre 4 e 8 anos.

Porém, esse tempo de vida pode variar dependendo das condições de vida do animal. Por isso, é importante que o tutor cuide bem do pet.

Mesmo que seja um animal de estimação muito fofo, ele também exige atenção para viver bem.

Então, se você quer ter um porquinho-da-índia ao seu lado por muito tempo, coloque em prática os cuidados que te indicamos. Seu pequeno amigo roedor agradece.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário