Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quantos anos vive uma galinha? Descubra aqui!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Quantos anos vive uma galinha? Descubra aqui!

As galinhas passaram a ser domesticadas há vários séculos por diversas finalidades, e hoje habitam o mundo todo em grande quantidade. Esse animal conta com uma série de raças definidas pelo tamanho da ave, tipo de crista, cor da pele, cor da plumagem, cor dos ovos, entre outros fatores. E quem se interessa por essas aves tão espertas, com certeza já se perguntou: quantos anos vive uma galinha?

Aqui, vamos responder a essa pergunta, além de explicar sobre as diversas características das galinhas. Vamos lá!

Afinal, quantos anos vive uma galinha?

O tempo de vida das galinhas depende, principalmente, da finalidade pela qual estão sendo domesticadas. Mas quando bem cuidadas, bem alimentadas e mantidas sob as condições ideais, essas aves, de forma geral, podem viver de 5 a 10 anos, aproximadamente. 

A raça da galinha também tem bastante influência em sua expectativa de vida. A galinha d’angola, por exemplo, vive um pouquinho menos, não ultrapassando 8 anos, em média.

Outro fator com bastante relevância é que, para uma vida longínqua, as galinhas devem receber visitas regulares do veterinário, além de estar com todas as vacinas em dia. 

Isso porque, infelizmente, existem muitas doenças que acometem as galinhas. Por exemplo, a salmonelose, causada por bactérias, e pode originar diversas enfermidades que tendem a ser fatais ao animal.

Quais são os melhores cuidados com as galinhas?

Galinhas podem facilmente ser criadas como pets, mas as exigências vão ser bastante diferentes das de um cachorro ou um gato, ok?

Normalmente, essas aves são criadas em chácaras, fazendas e casas com quintal ou jardim. Isso porque ela precisa de uma área externa com grama, onde possa ciscar de acordo com suas necessidades. Sendo assim, apartamentos sem varanda ou uma estrutura adequada não são indicados, principalmente porque o piso pode criar calos nas patas da ave. 

As galinhas gostam de iluminação natural! Então, durante o dia, é importante deixar que elas tenham acesso à luz. Durante a noite, porém, é preciso evitar deixar as aves expostas a lâmpadas artificiais até muito tarde, porque elas podem ficar estressadas, além de causar alterações indesejadas em seus hormônios.

Uma dica que vale a pena mencionar: caso você esteja criando um galo em apartamento, mantenha as janelas fechadas durante as manhãs, porque nas primeiras horas do dia, o canto do pet poderá incomodar bastante os vizinhos.

Outro fator importante é a boa higiene do local! As galinhas são muito adeptas a sofrer de parasitas ou doenças quando mantidas em um ambiente precário, principalmente quando criadas em grupos. A contaminação da coccidiose aviária, por exemplo, acontece quando a ave ingere os parasitas que podem estar presentes no local onde ela dorme, na ração e/ou na água. Então, sempre deixe tudo bem limpinho!

Como é a alimentação das galinhas?

Quantos anos vive uma galinha? Descubra aqui!

Em relação à alimentação, o ideal é oferecer uma dieta bastante balanceada, com ração específica para a ave, folhas verdes e milho. E é realmente importante que o cardápio seja equilibrado, porque a maioria das rações foi desenvolvida para fazer com que as galinhas de granja engordem, ou seja, são extremamente ricas em proteínas e fazem com que as aves acumulem muita gordura no fígado.

Vale ressaltar que os vegetais oferecidos devem sempre estar frescos e bem lavados, a fim de evitar uma intoxicação alimentar no pet. Além disso, não os sirva com nenhum tipo de tempero. E não se esqueça de manter o pet hidratado! Coloque à disposição das galinhas bastante água, para que ela beba de acordo com a sua necessidade.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Roque disse:

    Gostei das dicas. Eu tenho um galo que já está fazendo 12 (doze anos)

Deixe o seu comentário