Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quantos dentes tem um tubarão?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Quantos dentes tem um tubarão

O tubarão é um dos caçadores mais conhecidos e temidos do mar. Afinal, pelo seu tamanho, ele assusta qualquer um. Além disso, os dentes desse animal também são uma preocupação para quem os encontra. Mas quantos dentes tem um tubarão?

Para saber a resposta, fique com a gente. Neste artigo, vamos te apresentar algumas espécies de tubarão que se destacam na água.

Dentes de montão

Atualmente, mais de 300 espécies de tubarões são conhecidas. Por isso, a quantidade de dentes pode variar. No entanto, um tubarão normalmente tem cerca de 60 dentes. Sim, é quase o dobro de dentes que um ser humano pode ter, com apenas 32.

Além disso, a boca do tubarão é bem flexível. Isso acontece por sua mandíbula ser formada por cartilagem. Dessa forma, esse animal consegue abrir sua boca em um grande tamanho.

Outra vantagem que esse peixe tem na água são os diferentes tipos de dentes. Algumas espécies possuem dentes mais afiados, com serras, bem como aqueles que servem para segurar com força a presa.

Porém, ao contrário do ser humano, o tubarão possui mais de uma fileira de dentes. Por outro lado, a troca dos dentes desse bicho não para de acontecer. Isso ocorre durante toda a vida do animal. 

Nesse sentido, o tubarão consegue ser um dos maiores predadores do oceano. Afinal, como todos da espécie são carnívoros, seus dentes precisam ser fortes e afiados. No entanto, cada espécie de tubarão pode variar a quantidade de dentes na boca. Quer conhecer alguns desses animais? Então vamos lá.

Diferentes espécies de tubarão

Como cada tipo de tubarão vive e tem uma dieta alimentar diferente, os dentes precisam ser adaptados para cada situação. Dessa forma, cada espécie pode variar a quantidade de dentes na boca.

Quantos dentes tem um tubarão-branco?

Quantos dentes tem um tubarão

Antes de tudo, o tubarão-branco é conhecido por ser o maior peixe predador do oceano. Afinal, esse animal pode medir até 7 metros de comprimento.

Ao mesmo tempo, o tubarão-branco pode pesar mais de 2 toneladas. Dessa forma, essa espécie precisa manter sua massa. Como resultado, esse tubarão gosta de se alimentar de presas com alto teor de gordura. Animais como, por exemplo, peixes, tartarugas e golfinhos fazem parte da dieta do tubarão-branco.

Com isso, a boca desse animal pode ter mais de 3.000 dentes. Neste sentido, seus dentes são serrilhados e pontiagudos. Ou seja, são ótimos para cortar e rasgar sua presa.

Quantos dentes tem um tubarão-martelo?

Em contrapartida, o tubarão-martelo possui um número inferior de dentes. Essa espécie pode ter cerca de 80 dentes em sua boca. No entanto, do mesmo modo que outros tubarões, os dentes do tubarão-martelo costumam cair para que outros possam nascer.

Além disso, essa espécie de tubarão apresenta outra vantagem além dos dentes afiados. Pelo formato de sua cabeça plana e extensa, o tubarão-martelo consegue uma maior precisão ao nadar. Seu olfato aguçado também o auxilia na caçada de raias, peixes e crustáceos.

Com essa alimentação, esse nadador com dentes afiados consegue manter seus mais de 80kg, distribuídos em seus 4 metros de comprimento.

E aí, gostou de saber quantos dentes tem um tubarão? Agora que você sabe que a quantidade de dentes pode variar de espécie, sabe que esse número não é exato. Por fim, lembre-se que os dentes dos tubarões caem e nascem com rapidez.

Como são animais carnívoros e de grande tamanho, se torna difícil ter um em casa para chamar de seu. No entanto, caso queira ter um pedaço do oceano em casa, há uma forma. Tenha um aquário com peixes variados e cuide bem deles. Ofereça ração apropriada e sempre limpe a água do aquário. Assim, seus pequenos nadadores agradecem.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário