Conheça os principais modelos de aquários para ter em casa

Compartilhar:


Quais os principais modelos de aquários

O primeiro desafio para quem está iniciando no aquarianismo é escolher o melhor aquário para colocar seus peixes. Isso porque existem diversos modelos de aquários que mudam de acordo com o tamanho e os formatos distintos, por isso as vezes pode ficar difícil saber qual é o mais indicado para os seus peixes.

É importante citar que não existe um tipo de aquário superior aos outros. Mas é importante que você adquira ele em uma loja especializada e de confiança.   Mas é importante citar que existem alguns modelos que são mais adequados, para isso você deve considerar as suas necessidades e as dos peixes que você adquirir. Por isso, neste artigo você vai descobrir quais características considerar na hora de escolher um dos modelos de aquário para a sua casa.

Quanto espaço você tem disponível

Você deve verificar em qual lugar pretende colocar o seu aquário, e se possível tirar algumas medidas, antes mesmo de você ir até uma loja especializada para  saber mais sobre os aquários. 

Além disso, é fundamental garantir que seu aquário ficará sobre um móvel resistente e estável. Também é importante que ele esteja posicionado próximo à tomada e em local que seja iluminado, mas que não bata luz diretamente.

Assim que você encontrar o lugar e o móvel mais adequado para seu aquário, anote as medidas deles. Com isso, você consegue ter ideia se irá precisar de um aquário grande ou pequeno. Outra coisa que você consegue descobrir a partir das medidas são quantas e quais espécies de peixe você poderá criar em seu aquário.

Saber qual é o seu orçamento

Saiba tudo sobre os modelos de aquários

Uma das maneiras mais assertivas de escolher modelos de aquários ideal para você é se basear no orçamento que você tem. Para construir um aquário dentro de casa, você deverá considerar uma série de fatores para que ele desempenhe uma boa função tanto na decoração, quanto para manter o bem estar dos peixes.

Essa combinação de fatores garante que você tenha algo mais barato para manter, como um pequeno aquário de vidro, para peixes de água doce, ou algo mais caro, como os ambientes de água salgada, com diversas espécies, por exemplo.

Por isso, é importante que você apresente seu orçamento para um  especialista, que vai conseguir te ajudar a encontrar a opção mais adequada para suas necessidades, já que ele irá saber qual aquário se adapta melhor aos diferentes modelos. 

Os modelos de aquários variam de acordo com as necessidades de cada espécie

Você precisa ter em mente que não é apenas o consumo de oxigênio que varia de uma espécie para outra. É fundamental levar em consideração que os peixes também são diferentes em questões como sociabilidade e metabolismo. 

Por exemplo, os betas, que são extremamente populares, são peixes solitários, por isso costumam ficar sozinhos nos aquários. Contudo, são extremamente limpos, por isso podem ser colocados em aquários menores. Já os kinguios, são conhecidos por sujarem muito a água, essa é uma característica que não permite que eles sejam colocados em aquários pequenos. 

Outra questão importante é o formato dos aquários. Os famosos aquários redondos, que aparecem nos desenhos animados, por exemplo, não são recomendados.  Isso porque, este tipo de aquário é difícil de equipar. Além de oxigenar pouco a água, por conta da pequena área de superfície, ele também prejudica o equilíbrio e o nado dos peixes e distorce a visão dos animais. 

Você quer saber mais sobre a criação de peixes em casa? Veja outros conteúdos relevantes em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário