Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quantos dias um gato pode ficar desaparecido?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato-desaparecido-sentado-escada
Os gatos são animais espertos e que aproveitam qualquer oportunidade para fugir. Todo cuidado é pouco!

Quantos dias um gato pode ficar desaparecido? Essa é uma pergunta recorrente em tutores de felinos, não é mesmo? Afinal de contas, esses animais são muito espertos e não são incomuns histórias de fugas e sumiços.

Por isso mesmo, nós vamos ensinar alguns truques que ajudam a encontrar o seu pet sumido e evitar que eles desapareçam por aí! Venha com a gente!

Por que o meu gato sumiu?

Não é raro que os gatos aproveitem qualquer brecha dos tutores para dar um passeio pela vizinhança. Uma janela, porta aberta ou ducto de ar condicionado desativado são a oportunidade perfeita para eles sumirem da vista dos tutores.

Isso acontece por diversos motivos, como curiosidade, instinto, tédio e até a falta de castração! No período do cio, as fêmeas instintivamente buscam machos para fazer a cruza. Esse também é o motivo dos miados exagerados.

Gatos são animais muito instintivos e adoram explorar. Caso não encontrem diversão e estímulo dentro de casa, pode ter certeza que buscarão qualquer oportunidade para dar umas voltas por aí. Sendo assim, proporcione um ambiente interessante e produtivo para o seu gato por meio do enriquecimento ambiental.

Gatificação: enriquecimento ambiental para gatos

Proporcionar um ambiente rico para o gato é tão importante que até ganhou um nome exclusivo: gatificação! Quem tem felinos em casa precisa preparar o ambiente para esses peludinhos.

Ambiente gatificado com produtos Flicks
Marca exclusiva Cobasi. A linha Flicks oferece produtos para o enriquecimento ambiental do seu pet.

A gatificação consiste em enriquecer o ambiente para que os gatos mantenham seus comportamentos instintivos, evitando o estresse, o tédio e até doenças, como obesidade e ansiedade. Aposte em prateleiras para gatos, arranhadores, brinquedos e outros itens que tornam o ambiente e a rotina muito melhores!

Por quantos dias esperar meu gato desaparecido?

gato escondido no telhado
Gatos gostam de se esconder em locais escuros.

Essa é uma das principais dúvidas que causam apreensão nos tutores. Quanto dias deve-se esperar o gato desaparecido voltar? Não há uma resposta concreta para isso, pois depende muito do hábito de cada animal. Há gatos que ficam 24 horas sumidos e outros que desaparecem por alguns dias.

Os gatos são espertos e, de modo geral, não costumam se distanciar da casa dos seus tutores. É muito provável que, se o seu gato sumiu, ele esteja em ruas próximas ou no mesmo bairro. Por isso, uma volta pela vizinhança pode ser suficiente para você encontrar o seu gato fugitivo.

O problema é o grande risco envolvido com essas escapadas do gato. Na rua, os gatos ficam suscetíveis à diversas doenças que podem levá-lo à morte, brigas, maus-tratos, atropelamento e envenenamento. Além disso, ainda existe o risco do pet não saber como voltar para casa.

Sendo assim, a melhor forma de manter seu gato seguro é não deixá-lo sair de casa e garantir que todas as janelas sejam teladas. Inclusive as basculantes! Mantenha o pet 100% do tempo com coleira e plaquinha de identificação com seu nome e telefone. Mas acidentes acontecem, saiba como encontrar o seu gato em casos de fuga.

Como encontrar meu gato sumido?

Ficar à espera do retorno do seu gato sumido é algo angustiante para os tutores, não é mesmo? Afinal de contas, não dá para saber o que o nosso pet está passando nesse período longe do lar. Por isso, nós separamos algumas dicas que vão ajudar você a trazer o seu gato perdido de volta para casa.  Acompanhe!

1. Use comidas com cheiro forte 

Uma boa estratégia para trazer o seu gato sumido de volta é usar comidas com cheiro forte. Dê voltas pela vizinhança balançando a latinha de ração preferida dele. Assim, ele será atraído tanto pelo barulho quanto pelo cheiro da sua comida predileta.

2.  Espalhe cartazes e conte para as pessoas sobre o desaparecimento 

Enquanto estiver à procura do seu gato sumido, conte para o maior número de pessoas possíveis sobre o desaparecimento. Vale tudo, desde conversas, cartazes e até posts em redes sociais. Com isso, há uma grande chance de algum vizinho encontrar o gato desaparecido e resgatá-lo.

3. Use lanternas e procure em locais escuros

Os gatos têm a mania de se esconderem em locais escuros, apertados e de difícil acesso. Por causa disso, quando começar as buscas pelo animal desaparecido, leve sempre uma lanterna e não se esqueça de olhar nos locais mais escuros do bairro.

Encontrei o gato! O que fazer?

Além de começar a procurar pelo gato sumido imediatamente, ao encontrar é importante levar o pet a um médico-veterinário de confiança. Essa é a maneira de garantir que ele está saudável e verificar se ele não contraiu nenhuma doença enquanto estava desaparecido.

Aproveite a oportunidade para atualizar a carteirinha de imunização com o reforço anual das vacinas V4 e antirrábica e até castrar o seu pet. Além disso use plaquinha de identificação, gatifique a sua casa e tele todas as janelas. Assim as chances de fuga são reduzidas!

Mesmo assim você fica com dó de não deixar seu gato sair na rua? A solução é muito fácil! Na Cobasi você encontra coleiras peitorais e guias para passeios. São ótimos acessórios para gatos que gostam de dar voltinhas por aí e passear com gatos na coleira é a única forma segura de fazer isso.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário