Raça de cachorro brasileiro: conheça duas delas!

Compartilhar:


Quando falamos de raça de cachorro brasileiro, é importante citar que estamos longe de ser um referencial. Enquanto a Europa, por exemplo, é referência em diversidade de raças de cachorro, sendo local de de origem para mais de 200 raças, no Brasil, esse número quase não passa de uma dezena. 

E tem muita gente que nem sabe que algumas raças têm origem no Brasil. Por isso, pensando em te contar um pouco mais sobre elas, separamos duas raças muito conhecidas, mas que poucas pessoas sabem que são originalmente brasileiras. 

Saiba tudo sobre o Fila Brasileiro

O Fila Brasileiro carrega a honra de ter sido a primeira raça de cachorro brasileira reconhecida internacionalmente. Ele é um cachorro robusto e muito fiel aos tutores desde o primeiro dia juntos.

Esta raça é reconhecida pela excelente habilidade de rastreamento e pela agressividade, qualidades que são muito valiosas para um cão de caça ou de guarda. Contudo esse pet tem energia de sobra, por isso o cão precisa de uma dose diária de exercícios e brincadeiras, além de treinamento desde filhote.

O Fila Brasileiro é considerado uma raça de grande porte. A altura destes animais pode variar entre 60 a 70 cm para as fêmeas e  65 a 75 cm para os machos. Além disso, esses pets podem pesar em torno de 45 a 50 quilos.  

O Fila Brasileiro  é bastante robusto e  sua postura é a característica de cão de guarda. Eles têm orelhas longas e caídas, focinho preto e o rabo longo. É normal que eles tenham manchas brancas nas patas, peito e na pontinha do rabo.

Além disso, a pelagem desta raça é curta, grossa e bem lisa. Contudo é importante citar que as trocas de pêlos destes animais acontecem com certa frequência, o tutor deve estar atento a isso. O Fila Brasileiro é um cachorro cheio de energia. Por isso, é fundamental que o tutor leve esse pet para correr e se exercitar, com o intuito de gastar um pouco da sua energia. 

O Fox Paulistinha também é uma raça de cachorro brasileiro

Também chamado de Terrier Brasileiro, o Fox Paulistinha é reconhecido por ser um cãozinho muito leal e companheiro. Mas além disso, essa raça  está entre as favoritas das famílias, por ter uma energia fora do comum e ser super fofinho. Mas é importante citar que esse cachorro se apega facilmente ao seu tutor.

O tamanho do fox paulistinha pode variar entre porte pequeno e médio. Essa raça costuma ser magra, mas tem uma tendência a engordar, por isso os tutores devem estar atentos na hora de alimentar os pets.

As orelhas destes cachorros são triangulares e quase sempre ficam dobradas para a frente, garantindo uma aparência super simpática. O pêlo do fox paulistinha é curto e grosso, mas diferente do fila brasileiro, não cai com frequência e por isso não precisa de manutenção frequente. 

Os cachorros desta raça aprendem rápido alguns truques, por isso são muito usados para gravar filmes e campanhas publicitárias. Quando bem adestrado desde filhote, o fox paulistinha pode responder até mesmo alguns comandos elaborados.

Você tem mais curiosidades sobre raça de cachorro brasileiro? Acesse outros artigos no blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário