Rato é mamífero? Descubra agora!

Compartilhar:


rato é mamifero

Rato é mamífero? Sim! Os ratos são mamíferos que pertencem à família Muridae. Eles têm como característica uma cauda com pouco ou nenhum pelo e focinhos pontudos. Além disso, se adaptam a qualquer ambiente e se reproduzem bastante. 

Os ratos possuem uma anatomia um tanto quanto diferente, por isso, inclusive, é que conseguem entrar e sair de lugares muito pequenos. Aliás, essa é uma questão para alguns tutores, que vivem se perguntando se eles possuem ossos ou não. Vamos saber mais?

Os ratos têm ossos? 

A resposta para essa pergunta é: sim! Os roedores têm ossos. Como já vimos, os ratos são mamíferos, assim como gatos e cachorros, por exemplo. E os animais são divididos por conta de algumas de suas características parecidas.

Ou seja, eles não são tão diferentes dos bichinhos citados anteriormente, e até mesmo dos humanos. Logo, os ratos têm um esqueleto: cabeça, tronco e membros.

Características dos ratos

A classificação biológica do rato, mamífero que tem ossos, garante a ele características como: ser sustentado por um esqueleto interno, o endoesqueleto, que é dividido em três partes. Veja quais são.

A primeira parte é a cabeça, fina e alongada. A segunda parte é o tronco, que conta com 24 a 26 vértebras extremamente flexíveis, por isso eles conseguem entrar em lugares apertados. E a terceira são suas patas, as dianteiras sendo menores que as traseiras para que haja sustentação.

É por isso que os ratos são tão versáteis e adaptáveis, e também é o motivo pelo qual muitas pessoas acham que eles não têm ossos.

rato é mamífero

Rato é mamífero, mas que tal mais curiosidades?

Agora que você já sabe que os ratos são mamíferos e possuem ossos, que tal algumas curiosidades? 

É devido a algumas de suas características que eles são animais tão flexíveis. De acordo com a BBC, eles conseguem se espremer em espaços de apenas 1 centímetro. 

Outra curiosidade é que, com seus bigodes, eles têm noção da dimensão dos lugares, ou seja, os roedores usam essa parte para se locomover, conhecendo seus limites dentro do espaço em que estão, ou aonde pretendem ir. 

Além de tudo, eles são animais extremamente alegres e energéticos. Então, se você tem um rato em casa, procure deixá-lo com brinquedos para que se entretenha. 

Como brincar com ratos

Além dos ratos selvagens, existem várias espécies que são perfeitas companhias para os humanos. Hamsters, gerbil, twisters, etc. E tê-los é muito mais do que apenas deixá-los em uma gaiola. Assim como qualquer outro amigo animal, eles precisam de atenção.

Embora os ratos tenham ossos, não é recomendável que as brincadeiras com eles exijam muito esforço. Opte por brinquedos específicos para esses animais, como tubos, bolas, rodas, bichinhos de pelúcia, entre outros.

É importante que os roedores gastem energia e não se sintam entediados, mas, claro, com todo cuidado possível. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário