Remédio para dermatite canina: principais tipos

Compartilhar:


remedio para dermatite canina

Todo tutor de cachorro sabe que os cuidados com a higiene do animal são muito importantes. No entanto, em cães de pelo longo uma doença que pode aparecer é a dermatite canina. Nesse momento, pode surgir a dúvida de qual é o melhor remédio para dermatite canina.

Se o seu amigo está sofrendo com esse problema, então acompanhe a leitura deste artigo. Aqui vamos explicar o que é a dermatite canina e quais os principais métodos para tratar essa doença.

O que é a dermatite canina

A dermatite canina é uma infecção que ocorre na pele do animal. Ela pode ser causada por uma bactéria ou um fungo. Normalmente, é mais comum que ela se manifeste em pets de pelo comprido, já que a pele do animal fica mais coberta.

Porém, também é possível que a dermatite apareça em cães com dobras na pele

Uma das formas para que essa infecção se desenvolva no pet é através do aumento da umidade na pele do animal. Ou seja, se o seu amigo fica em ambientes úmidos, ele pode ter dermatite.

Não secar bem o cachorro após o banho também pode causar esse problema.

Além disso, outras questões podem influenciar no aparecimento da dermatite canina. Uma delas é por questões hormonais.

Se o seu pet apresenta problemas como hipotireoidismo, saiba que isso também causa complicações na pele dele.

Alergias, parasitas e lesões adquiridas no cachorro também podem resultar em dermatite canina.

Tipos de remédio para dermatite canina

remedio para dermatite canina

Primeiramente, caso seu cachorro apresente coceira ou vermelhidão na pele, procure a ajuda de um médico-veterinário. O exame para identificar a causa da dermatite canina é feito através da raspagem de um pedaço da pele do animal.

Dessa forma, é possível identificar o que está causando a dermatite no seu pet.

Além disso, cada tipo de dermatite possui um remédio específico para auxiliar no tratamento.

Medicamentos para combater fungos e bactérias: utilizados para tratar dermatites caninas causadas por fungos e bactérias. Caso o seu animal tenha ficado perto de outros pets com dermatite, essa é uma das opções de tratamento.

Remédio para alergia: caso o seu pet tenha alergia a algum alimento ou produto, saiba que a dermatite também pode se manifestar nele. A melhor forma para evitar uma piora no quadro do animal é utilizando remédios que controlem a alergia.

Repositor hormonal: cães também podem desenvolver doenças que alteram a produção de hormônios no corpo. No caso da dermatite canina causada por alterações hormonais, a melhor opção é utilizar medicamentos que façam esse controle. 

Normalmente, remédio para dermatite canina pode ser encontrado em lojas especializadas em animais.

Além disso, caso seu cachorro esteja utilizando remédio para dermatite canina, é importante seguir com o tratamento até o fim.

Porém, também é possível evitar a dermatite canina com alguns cuidados.

Cuidados para se ter com seu cachorro

Ao dar banho no seu pet, certifique-se de secar bem todo o pelo e a pele de animal com o auxílio de uma toalha.

Mantenha a caminha do animal em lugares secos e ventilados. Também cuide da alimentação do seu amigo.

Um cachorro nutrido com ração e água possui o sistema imunológico mais forte. Dessa forma, se evita problemas com dermatite causada por infecção.

E acima de tudo, observe comportamentos diferentes em seu cão. Caso ele esteja com manchas na pele e coceira em excesso, saiba que é hora de procurar ajuda.

Assim, você e seu amigo de quatro patas poderão aproveitar muito mais os momentos juntos.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário