Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Hipotireoidismo em cães: o que você precisa saber

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Hipotiroidismo: o que você precisa saber

Você sabe o que é hipotireoidismo em cães? Assim como em seres humanos, essa é uma doença na tireoide, glândula importante localizada na região do pescoço do pet. Para ajudar você, nós preparamos um material completo sobre ela. Aproveite!

Hipotireoidismo em cães: O que é?

O hipotireoidismo em cães é uma doença bastante comum nos pets. Ela acontece quando há uma desregulação no funcionamento da tireoide. Quando isso acontece, a glândula para de produzir a quantidade necessária de hormônios para a boa regulação do organismo.

Em cães, o mal funcionamento afeta funções essenciais no corpo do pet, como os batimentos cardíacos, o intestino, o humor e o ciclo menstrual das fêmeas.  Acha que o seu animal está agindo estranho? Conheça os principais sintomas de hipotireoidismo em cães.

Hipotireoidismo em cães: sintomas

Sintomas mais comuns do hipotireoidismo em cães

Os sintomas de hipotireoidismo em cães, são bastante fáceis de identificar por um tutor atencioso. A baixa produção dos hormônios T3 e o T4 afetam de maneira global a saúde do pet, que pode aparentar os seguintes comportamentos:  

  • ganho de peso;
  • depressão;
  • fraqueza;
  • letargia;
  • queda de pelo;
  • pele ressecada.

Além desses sinais na mudança de comportamento do pet, há sinais físicos como o surgimento de feridas na pele. Ao perceber um ou mais destes sintomas, o recomendado é levar o seu amigo a um médico-veterinário de confiança. Dessa forma, será possível fazer o diagnóstico correto e começar o tratamento adequado.

Hipotireoidismo em cães: diagnóstico e tratamento

Tudo começa com o diagnóstico do hipotireoidismo em cachorro.  A confirmação ou não da doença é feita através de exames clínicos para confirmar os sintomas relatados. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de exames de sangue para confirmar os níveis de hormônios no organismo do animal de estimação.

Caso seja confirmado o hipotireoidismo canino, será necessário um tratamento com medicamentos para reequilibrar a produção dos hormônios pelo organismo. Normalmente, o seu cão terá que fazer reposição hormonal por toda a vida para evitar que os sintomas da doença voltem.

Tratamento de hipotireoidismo canino: cuidados

Cuidados necessários na medicação dos pets

Por durar toda a vida do pet, o tratamento do hipotireoidismo canino requer uma série de cuidados por parte do tutor. O primeiro deles é seguir corretamente as orientações do médico-veterinário quanto à dosagem do medicamento e da frequência da administração dos comprimidos.  

Além disso, é provável que seja necessário realizar algum tipo de ajuste da dieta alimentar do seu cachorro. Uma ração especial pode ser essencial para evitar ganho de peso pelo cão e garantir o bom funcionamento do coração, dos rins e do intestino.

Um cão com hipotireoidismo pode ter sérios problemas em órgãos vitais como coração, rins e intestino, por exemplo. Por isso, a qualquer sinal da doença, não se esqueça de levar o seu animal de estimação a um especialista.

Hipotireoidismo em cães: principais causas

Hipotireoidismo em cães é uma doença que está diretamente ligada, na maioria das vezes, a problemas congênitos ou doenças preexistentes como câncer e autoimunes. Porém, há raças de cachorro que são mais suscetíveis a sofrer com hipotireoidismo, sendo as principais:

  • Labrador;
  • Cocker;
  • Beagle;
  • Golden Retriever.

Gostou de conhecer mais sobre o hipotireoidismo? Então, compartilhe com a gente nos comentários os cuidados que você tem com a saúde do seu pet.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário