Saiba mais sobre o Fox Paulistinha

1 de abril de 2021

Cachorros
Saiba mais sobre o Fox Paulistinha

Esse cãozinho fofo, um dos poucos originários das terras brasileiras, é a escolha de muitas famílias que decidem ter um cachorrinho. Oficialmente denominado Terrier Brasileiro, o cachorro Fox Paulistinha surgiu do cruzamento de raças nacionais com cães que vieram da Europa, muito provavelmente na época das Grandes Navegações.

O resultado é um cãozinho muito fofo, inteligente, cheio de energia e ótimo para famílias ativas e com crianças!

Características gerais do Fox Paulistinha

Com porte que varia de pequeno a médio, o cachorro Fox Paulistinha costuma pesar entre 6 kg e 10 kg, e ter entre 33 cm e 40 cm de altura. Sua expectativa de vida é de 13 a 16 anos de idade. Apesar de ser um cão com boa distribuição de peso, o Fox Paulistinha pode engordar se tiver acesso a comida e petiscos fora de hora e se não praticar atividades físicas regulares.

O pelo do Fox Paulistinha é liso e bem curtinho, ficando rente ao corpo. Não costuma cair muito e tem uma manutenção bem simples, bastando banhos regulares e uma escovação básica para remoção de pelos soltos.

Como é o comportamento do Fox Paulistinha

Como é o comportamento do Fox Paulistinha

Uma das principais características da raça é a sua energia: o cachorro Fox Paulistinha está sempre disposto a viver uma aventura com a família. Ele adora correr, brincar de bolinha, fazer truques que envolvam pulos e movimentos rápidos e muitos também adoram nadar. Se você curte passeios ao ar livre, o Fox Paulistinha pode ser seu companheiro ideal.

Como é um cachorro de alerta, o Fox Paulistinha tem o costume de latir para indicar para o seu tutor quando algo está diferente do normal. Seu temperamento é de um cão muito leal, companheiro e firme. É um cão de guarda comprometido e pode assustar apesar do tamanho, pois não se deixa intimidar.

Socialização do Fox Paulistinha

Como dissemos, um dos aspectos mais marcantes da raça é a lealdade. Por isso, o Fox Paulistinha vai tomar cuidar da sua família mesmo que isso signifique latir ou atacar animais e outras pessoas se acreditar que há algum risco.

Para evitar que isso aconteça, é muito importante socializar o cachorro Fox Paulistinha desde cedo, enquanto ainda é filhote, investindo em um bom adestramento. O Paulistinha é muito inteligente: com dedicação e comprometimento de seus tutores, será capaz de aprender e diferenciar o que oferece risco real a outras pessoas e animais que podem apenas estar passeando pelo mesmo local que sua família.

Cuidados com o Fox Paulistinha

Cuidados com o Fox Paulistinha

Por ser uma raça tão companheira, o cachorro Fox Paulistinha tem dificuldade para passar grandes períodos sozinho. Além de latir bastante, ele pode passar a desenvolver comportamentos destrutivos, agressivos ou até mesmo entrar em depressão. Sendo assim, não é um cachorro indicado para pessoas que passam grande parte do dia fora de casa.

Um Fox Paulistinha pode até morar em apartamento, desde que tenha acesso a passeios longos e rotineiros para gastar energia todos os dias, faça chuva ou faça sol. Atenção: se você mora em uma casa com quintal, não deixe o cãozinho isolado de você por grandes períodos, pois essa é uma raça que precisa de contato próximo com seu tutor para se sentir feliz. O Fox Paulistinha pode até permanecer no quintal, mas precisa ter acesso à casa e aos tutores para ficar bem.

Confira mais alguns artigos que selecionamos para você: