Samoieda filhote: primeiros cuidados com esse pet fofo e dócil

Compartilhar:


samoieda filhote

O ato de adotar um pet requer muita consciência sobre as responsabilidades e as mudanças que são necessárias para garantir o bem-estar do novo amigo. Quem deseja ter um samoieda filhote, por exemplo, vai contar com um pet amigável e bem animado, pois ele adora interagir com  pessoas e se apega facilmente, além de ser considerado um dos cachorros mais fofos. 

Para quem não conhece um pouco mais sobre a raça, os samoiedas surgiram no norte da Rússia, na região da Sibéria, e o nome está diretamente ligado aos povos samoiedos. Eles eram usados como puxadores de trenós e cães de guarda. Por serem super companheiros e acostumados ao trabalho, ao longo do tempo os samoiedas foram conquistando pessoas, passando por diversos países e diferentes funções, até virarem grandes companheiros nos dias atuais. 

Como cuidar de um samoieda filhote

Os samoiedas são cachorros super gentis e estão sempre abertos para fazer amizade. Mas é importante ressaltar que eles costumam ser independentes, por isso podem ser um pouco teimosos durante o aprendizado nos primeiros meses de vida. De modo geral, os filhotes costumam ser bem ativos e brincalhões, é essencial ter bastante paciência e adestrá-los com muito amor e cuidado

O samoieda, assim como outros filhotes, precisa ter uma carteirinha de vacinação e tomar a primeira dose da V10 ou V8 a partir dos 60 dias de vida. Depois de 21 a 30 dias, a segunda dose precisa ser ministrada, e após mais 30 dias, a última dose é dada junto com a vacina antirrábica. 

Além disso, os primeiros meses de vida do samoieda filhote são perfeitos para ensiná-lo a fazer as necessidades no local certo e obedecer alguns comandos. Sobretudo, é essencial ter paciência e ser bastante insistente. 

Principais características da raça

samoieda filhote

Os samoiedas são cachorros com características marcantes e muito elegantes, afinal de contas carregam os traços dos lobos, são super peludos, possuem olhos marrom escuro, orelhinhas triangulares pequenas e lábios bem marcantes e cheios, que criam um sorriso encantador. Eles também costumam se dar bem com pessoas de todas as idades, inclusive com as crianças. 

  • Altura média: 53 centímetros 
  • Peso médio: 20 kg
  • Expectativa de vida: 13 anos 
  • Comportamento: fofo, amigável e animado
  • Porte: mediano 

Os samoiedas podem atingir porte médio, gostam de fazer atividades diariamente, brincar e se divertir, já que contam com um alto nível de energia. Ao contrário do que muitos imaginam, esses pets também são encontrados na cor preta e por serem bem peludos, precisam ser escovados com frequência.

Cuidados com seu samoieda filhote

É essencial levar o novo amigo ao veterinário para conhecer qual ração é a mais indicada para a raça e quanto o pet deve consumir por dia. A infância dos pets também requer alguns cuidados específicos, como adaptar sua casa para deixá-lo em segurança, comprar todos os acessórios necessários e levá-lo ao veterinário regularmente. 

Quer mais dicas para cuidar do seu samoieda? Veja nossa lista com alguns posts recomendados:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário