Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

São Bernardo: famoso, brincalhão e heroico

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
São bernardo

Com certeza você já viu ou ouviu falar do cachorro da raça São Bernardo por aí. Este cão ficou muito famoso nos anos 90 graças ao filme Beethoven, um cachorro muito sapeca e carinhoso que vira alvo de um veterinário maluco. 

Embora seja um cão de porte gigante, o São Bernardo é um cachorro excepcional, muito alegre, brincalhão e  amigável.

Portanto, se você gosta do São Bernardo ou cogita a possibilidade de ter um, continue lendo para saber mais sobre esse peludo grandão!

Qual a origem do São Bernardo?

São inúmeras as histórias que envolvem o São Bernardo. No entanto, este cão é originário da Suíça, na região dos Alpes. Ao que se sabe da história dele, é que o São Bernardo nasceu a partir de um cruzamento entre os cães nativos da região, como o Mastim

Por ser um cachorro robusto, peludo e resistente, o São Bernardo é capaz de enfrentar dias muito frios e grandes nevascas. Por isso, de início passaram a ser utilizados como cães de guarda ou de trenó.

No entanto, após alguns anos os Monges que habitavam a região encontraram outras habilidades nesse querido peludo: a de salvar vidas

Como a travessia da Suíça para Roma era bastante complicada e perigosa, algumas pessoas tinham dificuldades de concluir o trajeto. Desta forma, os cachorros São Bernardo passaram a colaborar com estas longas viagens

O São Bernardo, se mostrou um cachorro capaz de ajudar e resgatar viajantes graças a sua grande habilidade de usar o faro, mesmo quando se tratava de pessoas soterradas pela neve. 

Além disso, o ouvido do São Bernardo é extremamente potente, por isso, eles conseguem ouvir sons em baixa frequência, ajudando o animal a identificar mudanças na temperatura.  Por causa dessas características da raça, é que ele ficou tão famoso por carregar um barril no pescoço

Oque você precisa saber sobre o São Bernardo?

Características e personalidade

te de são bernardo

O São Bernardo é um cachorro de porte gigante, podendo medir até 70 cm e pesar cerca de 65 kg. Ele possui pelagem mediana, densa e lisa, nas cores branca com manchas vermelhas-clara e castanho avermelhada em algumas regiões do corpo. Seu focinho é quadrado e de tamanho médio, olhos escuros e as orelhas possuem a ponta redonda e caídas pela cabeça.

Apesar do tamanho assustar quem não está familiarizado com a raça, o São Bernardo é um cachorro muito sociável, amoroso, carinhoso, adora pessoas e animais. Eles são muito bem humorados, fiéis e ótimos cães de companhia. 

Pode ser um pouco teimoso em algumas situações, mas de modo geral, são inteligentes, aprendem rápido e são ótimos cães de guarda

Saúde e cuidados

O São Bernardo é famoso por ser um cão que baba bastante, isso acontece devido a suas bochechas caídas. Além disso, eles também costumam deixar rastros de pelos por onde passam

A raça precisa de escovação diária, para ajudar a remover a sujeira e os pelos soltos pelo corpo, evitando o acúmulo de pelos pelo chão da casa. Além disso, é importante cuidar dos olhos desse pet, que pode expelir um tipo de secreção que acaba irritando a região

O São Bernardo tem uma saúde ótima e muito resistente, no entanto, para que ele se mantenha forte, ele precisa de uma alimentação rica e balanceada, especialmente para raças de porte grande. 

Além disso, eles são animais provenientes das regiões frias, o que faz com que esses pets não tolerem muito as temperaturas muito altas. Portanto, se você mora na praia, talvez não seja o cão adequado. 

Assim como outros animais, os São Bernardos também são suscetíveis a terem algumas doenças ao longo de sua vida. Entre elas estão a dilatação volvo gástrica, displasia de quadril e de cotovelo. 

Por isso, o ideal é visitar o veterinário regularmente para caso alguma dessas patologias apareça, tratar ainda no início. 

Curiosidades

Algumas pessoas acreditam que o barril que o São Bernardo carrega no pescoço não passa de uma lenda, ou simplesmente de uma forma de dar detalhes a mais em imagens e fotografias. 

Contudo, graças às habilidades que essa raça de cachorro desenvolveu, ele pôde salvar milhares de pessoas que acabavam soterradas pela neve nos Alpes. E é justamente por isso que ele usava o barril. 

O barril que o pet carregava continha uma substância alcoólica que ajudava as pessoas a se aquecerem nos dias frios, ou após se salvarem de um soterramento causado por neve. Alguns acreditam que dentro do barril continha conhaque, no entanto, não existe uma comprovação. 

Gostou deste conteúdo? Leia mais sobre cachorros em nosso blog!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário