Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual o sapo mais venenoso do mundo? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
sapo mais venenoso do mundo

O sapo mais venenoso do mundo é minúsculo, podendo chegar a apenas 6 centímetros de comprimento. Esse animal, que até parece fofinho, carrega um veneno letal que pode levar a morte! Descubra qual é o sapo mais venenoso do mundo e quais são as suas principais características a seguir:

Qual o sapo mais venenoso do mundo?

A Phyllobates Terribilis é a rã considerada o animal vertebrado mais venenoso do mundo! Inicialmente, parece inofensiva pela sua aparência e tamanho, possuindo em torno de 1,5 a 6 centímetros, cor amarelo vibrante e outros detalhes, mas não é bem assim. Esse animal tem veneno suficiente para matar cerca de dez homens adultos! Apenas 1 mg de sua toxina pode ser letal.

Esse pequeno anfíbio, também conhecido como “rã dourada”, faz parte da família de sapos venenosos Dendrobatidae e possui essa cor mais amarelada para alertar os predadores de que é um animal tóxico e de mau sabor.

Como funciona o veneno dele?

Por que essa espécie é tão letal dessa forma? O sapo mais perigoso do mundo mantém todo o seu veneno em glândulas localizadas sob a sua pele. Isso significa que para alguém ou um animal seja intoxicado por essa substância, é preciso ingeri-lo ou simplesmente tocá-lo com os lábios ou a língua. 

Essa toxina disponível em seu corpo é absorvida pela quantidade de besouros venenosos que esse sapo se alimenta. Ou seja, cada vez que ingere um besouro venenoso, a rã consegue adquirir essa substância tóxica, chamada de Batracotoxina

A intoxicação pelo sapo mais perigoso do mundo pode causar paralisia do sistema nervoso, impedindo que aconteçam as transmissões de impulsos nervosos e movimentação do corpo. Ou seja, assim que o veneno for transmitido, a vítima sofrerá insuficiência cardíaca e fibrilação muscular em poucos segundos. 

Onde vive o sapo mais venenoso do mundo?

Pesquisas apontam que essa espécie surgiu na Colômbia há milhares de anos e vivem em floresta úmidas e bosques tropicais úmidos da região. Os índios, por exemplo, utilizavam o veneno dessa rã Phyllobates Terribilis para molhar as pontas de suas flechas para ajudar na caça de outros animais. Graças a esse acontecimento, muitos costumam chamar essa espécie de “rã dardo”.

sapo mais venenoso do mundo

Outros sapos venenosos

Além dessa espécie, existem muitos outros sapos venenosos espalhados pelo mundo. Veja quais são eles a seguir.

Sapo ponta-de-Flecha 

Com apenas 2,5 centímetros, o sapo ponta-de-flecha é considerado uma das espécies mais venenosas do mundo. Ele possui coloração em tons vermelhos, azuis ou amarelos, e chama bastante atenção pela sua beleza!

Há várias semelhanças com a espécie citada acima: o sapo ponta-de-flecha também adquire a sua toxina através da alimentação, composta por insetos. Além disso, recebe esse nome justamente porque os índios utilizavam o seu veneno para passar na ponta das flechas no momento de caçar.

É um animal que vive em flores tropicais da região neotropical, como na Amazônia, por exemplo. 

Sapo Dendrobates auratus

Esse sapo pequeno, de coloração preta com verde, azul ou outras cores, também está na lista de sapos venenosos. É uma espécie de aparência bonita, que possui hábitos diurnos e está presente em algumas florestas tropicais da América do Sul e Central. Curiosamente, quando criado em cativeiro, tende a perder a toxicidade, já que, assim como os outros, dependem de uma alimentação adequada para conter o veneno.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário