Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Sapo: tudo o que você precisa saber sobre esse anfíbio

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
sapo

O sapo é um anfíbio sem cauda que faz parte da ordem Anura, o mesmo grupo das rãs e pererecas. O corpo do animal é mais robusto e a pele é rugosa, áspera e seca. O bichinho também é bem conhecido por se locomover por meio de saltos.

No Brasil, o sapo mais comum é o sapo-cururu. Essa espécie conta com duas glândulas de veneno encontradas atrás dos olhos do anfíbio e a substância pode matar o predador que ingeri-la. O cururu costuma viver de 10 a 15 anos na natureza.

Se você quer saber mais detalhes sobre esse anuro, continue lendo o artigo do Blog da Cobasi. Boa leitura!

Qual é o sapo mais venenoso do mundo?

O sapo é uma criatura mais terrestre em relação às rãs e pererecas e não costuma apresentar comportamento predatório, com exceção do cururu.

Estudos apontam que o cururu lança o veneno a uma altura de quase dois metros. A toxina pode gerar uma série de complicações e levar o predador à morte.

O sapo mais venenoso do mundo, no entanto, é a rã dourada (Phyllobates terribilis), da família Dendrobatidae. A substância liberada pelo animal é capaz de matar desde um ser humano até um elefante.

Onde esse anfíbio vive e do que se alimenta?

O anfíbio é encontrado em diversos lugares do mundo, especialmente em locais úmidos e próximos a riachos, lagoas e outras fontes de água. Esses verdinhos não vivem em ambientes frios ou em desertos.

Quando nasce, o animal habita em lugares aquáticos, na chamada fase larval. Já na vida adulta, o bichinho passa a ser mais terrestre.

O sapo come insetos como aranhas, baratas, moscas, formigas e gafanhotos, além de lagartos e roedores. O anuro é essencial para a natureza, visto que ajuda a controlar pragas.

Curiosidades sobre o animal

Se você se interessou pelo assunto, veja abaixo curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o animal:

  • Apenas os machos coaxam, normalmente para atrair as fêmeas para o acasalamento ou defender o território;
  • As fêmeas costumam ser mudas;
  • O animal prefere dormir durante o dia e ficar ativo na parte da noite;
  • Os bichinhos são mais terrestres que as rãs e as pererecas;
  • Geralmente são criaturas inofensivas;
  • O anfíbio é crucial para o equilíbrio da natureza.

Com exceção das espécies perigosas, você não precisa ter medo desses verdinhos. Não se apegue ao mito de que todos os sapinhos merecem ser alvos de aversão. E jamais ataque os bichinhos, tá? Eles são essenciais para o controle de pragas!

Gostou do artigo do Blog da Cobasi? Confira abaixo outros temas que podem te interessar:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Iracema Dos Santos Morais disse:

    Apareceu um sapinho no meu quintal e aí eu coloquei ele numa horta que eu tenho só que eu vejo sim que ele está muito só os sapos vivem só o precisão de uma companheira e o que eu posso dar para ele se alimentar tem algum alimento que eu possa comprar para o meu sapinho

  2. Léia Yaiko Tamehiro disse:

    Muitos anos atrás tive sapo cururu q atendia pelo nome de Godofredo. Sempre de noite chamava pelo Godinho ele aparecia. Eu falava” vamos caçar barata?” Aí ele me seguia como cachorrinho. Eu não matava barata com inseticidas pq sabia q meu sapão de estimação pegava baratas. Ficou alguns tempos no nosso quintal e toda noite chamava ele p caçar barata. Um dia ele saiu na rua e eu vi sapo atropelado parecendo papel prensado. Deve ser caminhão q tenha atropelado ele. Fiquei muito triste

  3. Léia Yaiko Tamehiro disse:

    Eu comentei q tive Godofredo que era muito especial. No ano passado apareceu outro cururu bem menor do que Godofredo. Minha irmã Claudia veterinária batizou de Caramelo por causa da cor. Ele vem tomar banho no pote de água do cachorro (cachorros não bebe mais água nesse pote) falo p todos cachorros que não pode pegar nem matar o bichinho aí acho q cururu tá bem à vontade e não tem mais medo de cachorros. Antes saltava do pote e se escondia. Esse ano o sapo ficou sumido mês de Fevereiro inteiro. Ontem 04/03 Eu comentei com minha irmã se sapão tinha morrido. Aí de tare apareceu bem magrinho entrou no pote de água pra tomar banho e ficou até dia seguinte. Estou preocupada pq tá muito magrinho e não sei o q posso dar a ele.

  4. Angélica Jacinto disse:

    Como o sapo está atualmente?
    Apareceu um sapo aqui em casa, estou dando graças a Deus porque diminuiu muito a quantidade de insetos por aqui.

Deixe o seu comentário