Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Scottish Terrier: conheça as principais características

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
scottish terrier
O scottish terrier é um pet facilmente adestrável.

Inteligente, ágil e super fiel aos tutores. Assim é o Scottish Terrier, uma raça super tradicional, de origem escocesa que já conquistou milhares de fãs na tela do cinema, interpretando o ranzinza cão Joca, no filme “A dama e o Vagabundo”, da Walt Disney.

Além disso, esse é um dos mais indicados pets para adestramento, graças a sua inteligência acima da média. Conheça mais sobre a raça! 

De onde surgiu o Scottish terrier?

O nome da raça já nos adianta o seu país de origem, a Escócia. Ou seja, a raça foi desenvolvida na Europa até ser reconhecida oficialmente em 1884, pelo American Kennel Club, uma instituição de grande importância no segmento de cinologia. 

Além disso, a principal atividade do scottish terrier desde o seu surgimento foi a caça de animais pequenos como raposas, ratos e texugos. Ou seja, essa prática que, inclusive, esses cães realizavam com maestria, graças a sua agilidade, força física e inteligência. 

Características do seu comportamento

Como visto, embora seja de pequeno porte, o scottish terrier sempre foi um grande caçador. Isso mostra um pouco do seu comportamento, sempre aventureiro e desbravador. Para além disso, é preciso saber também que ao ter um pet desses, você terá em casa:

  • Um grande cão de guarda;
  • Pode ser muito territorialista;
  • Não tem muita tendência em latir;
  • Pode ser pouco amigável com outros cães;
  • Não são grandes espaçosos;
  • Precisam de constante atividades físicas;
  • Eles aprendem os comandos rapidamente.

Ou seja, uma personalidade marcante, né? Vale considerar, no entanto, que assim como qualquer outra raça a personalidade do pet sempre será moldada de acordo com o seu tratamento desde filhote. Além disso, outro ponto interessante é, como não dependem de muito espaço e também não são grandes barulhentos, eles podem ser ótimas opções para apartamentos.

Características físicas dos scottish terrier

scottish terrier
A principal atividade do scottish terrier desde o seu surgimento foi a caça de animais pequenos.

Ora, por último, mas não menos importante, vamos avaliar algumas características físicas da raça. Assim, vejamos

  • Corpo compacto e pernas curtinhas;
  • Cabeça longa e orelhas triangulares;
  • Sobrancelhas e barbas longas;
  • Cauda sempre ereta;
  • Dentes pontiagudos e pescoço musculoso;

Além disso, a raça pode ser encontrada nas cores: preto, trigo e ainda branco e possui a expectativa de 13 anos, em relação à altura, os cães dessa raça atingem aproximadamente 25 centímetros e, sobre o peso, a média é de dez quilos.

Cuidados necessários para a raça

Além dos cuidados tradicionais que devem ser dedicados a todas as raças, como higiene básico, alimentação saudável, carinho e atividades físicas, o scottish terrier precisa de um cuidado maior em relação à escovação dos seus pelos.

Ou seja, por ser um pet de pelos longos, é necessário que os tutores dediquem um tempo mensal para penteá-los, com o objetivo de prevenir embaraços e também remover fios mortos que podem permanecer presos aos demais.

Para isso, sempre indicamos a utilização de equipamentos específicos, por exemplo, as escovas rasqueadeiras que são destinadas a essas atividades, garantindo a retirada dos pelos sem causar irritação ao animal e ainda estimulando o nascimento de novos fios.

Gostou desse post? Leia mais sobre outros pets em nosso blog:

Basenji: conheça o cão que não late
Pequeno, charmoso e simpático: Conheça o Yorkshire
Vira-lata: saiba tudo sobre o famoso SRD
Cachorro: tudo o que você precisa saber antes de ter um novo pet

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário