Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quais sons que cachorros gostam de ouvir?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Que os cães têm uma audição apuradíssima todo mundo sabe, mas você conseguiria dizer quais os sons que cachorros gostam de ouvir?

Nessas horas os tutores precisam ativar seu senso de Sherlock Holmes. Mas antes de sair fazendo algazarra perto do ouvido do seu amigo, lembre-se que a audição deles é muito mais poderosa que a nossa!

De modo geral, sons muito altos não vão agradar as sensíveis orelhinhas do cachorro. Barulhos repentinos e estridentes como trovões, explosões, buzinas, sirenes e gritos podem assustar o animal e deixá-lo ansioso.

Sons são sinais para o cérebro

Todos nós temos algum barulhinho que nos acalma, diverte ou dá prazer, não é mesmo? Pois o mesmo vale para os cães! De modo geral, sons que cachorros gostam estão relacionados aos momentos de felicidade do cotidiano e da história do animal.

Se for um cachorro que cresceu no campo é provável que ele goste do som de porteira rangendo. Por que? Porque esse som é também um sinal: ele diz que alguém chegou ou saiu.

Ou seja, sons que anunciam que algo como uma brincadeira, um passeio ou a volta do tutor está por acontecer geralmente são sons que cachorros gostam. Sejam eles o barulho da porta, do elevador, das chaves ou do motor do carro. 

Sons da natureza

E se por um lado os sons da cidade podem deixar o cachorro agitado, pesquisas mostram que os sons da natureza são ótimos para relaxar o animal. O barulho de uma cachoeira, passarinhos ou o farfalhar de folhas são sons que cachorros gostam de ouvir.

Segundo pesquisas em neurociência, esses sons são interpretados pelo cérebro como barulhos não ameaçadores e ao escutá-los o cachorro tem uma maior sensação de segurança o que leva a um relaxamento natural.

Adestramento com sons que cachorros gostam

Enquanto alguns barulhos relaxam, outros são grandes chamarizes da atenção canina. Especialmente aqueles mais agudos. E é aqui que entra a magia dos apitos e brinquedos de morder!

Os cachorros costumam demonstrar mais interesse por sons agudos, não por acaso eles adoram quando falamos com eles como se fossem bebês. Esse instinto provavelmente ajudou os animais a concentrarem a atenção no ganido de filhotes ou membros do grupo machucados ao longo da evolução da espécie.

Por isso os apitos são ótimos instrumentos para treinar seu pet, já que eles ativam o interesse natural dos animais por sons agudos. E é por isso também os cães amam brinquedos que fazem sons esganiçados quando mordidos!

O melhor som de todos: você!

Mas existe um som que é sucesso entre os peludos. Sim, a voz dos tutores. Aqui o efeito é similar àquele dos sons da natureza. Ouvir a voz dos tutores produz no cachorro uma sensação de segurança e relaxamento.

No entanto, tudo depende de como é essa voz. Os pets não se sentirão seguros ouvindo gritos, muito pelo contrário. Por outro lado, é pouco provável que uma fala apática e sem graça deixe seu cãozinho pulando de alegria.

Muito além dos sons

Por fim, você se lembra que os sons que cachorros gostam também são signos? Pois é, uma pesquisa na Universidade de York, na Inglaterra, mostrou que não é só o tom da voz que determina se o cachorro gosta ou não do que está ouvindo. Também depende das palavras que usamos.

No estudo, os cachorros demonstraram mais interesse por frases que eram combinações entre um tom mais infantilizado na fala e palavras agradáveis como passear, brincar, comida, ou “cachorro bonzinho”.

Em resumo, os cachorros gostam de sons que trazem segurança e anunciam diversão e prazer. Com essas dicas em mãos fica fácil investigar quais os barulhos seu pet prefere!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário