Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como montar um terrário em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
terrário com suculentas

O terrário é um ecossistema fechado ou mini jardim feito dentro de recipientes de vidro. Este ecossistema é autossustentável e procura recriar um ambiente mais próximo ao natural para a sobrevivência de determinadas espécies. 

Além disso, eles são lindos, não é mesmo?!

Como funciona o terrário?

O terrário pode ser aberto ou fechado. Um terrário fechado se aproxima mais do meio ambiente natural. Ele é constituído por solo, água, ar, luz e seres vivos. 

Além de estarem em alta nas decorações, os terrários são ótimas formas de aprendizado e nos proporcionam conhecer melhor os ciclos da natureza. Por exemplo, o ciclo da água e o funcionamento da camada de ozônio. Uma boa pedida de atividades com as crianças!

A água deve ser inserida apenas pouquíssimas vezes no modelo fechado. Quando a temperatura aumenta, a água evapora e dá origem ao vapor. Essa atmosfera criada pelo próprio terrário não é capaz de absorver todo o vapor, que acaba condensando ao entrar em contato com as paredes do vaso, que normalmente estão em temperaturas mais frias.

Quando esta umidade está extremamente alta, as gotículas de água caem, como uma chuva, reiniciando o que chamamos de ciclo da água. 

Já os aquários abertos, as plantas ficam expostas em uma espécie de mini jardim. Desta forma, a água evaporada do solo e das plantas acaba se juntando ao meio ambiente sem que crie uma camada de vapor dentro do vaso. Este modelo precisa de rega mais intensa.

Como criar um terrário em casa

montando um terrário

Criar um terrário é mais simples do que imaginamos. O primeiro passo é escolher se o terrário será aberto ou fechado. Para ambos o procedimento é o mesmo, a diferença é que no caso do terrário fechado é necessário uma tampa, rolha ou plástico filme para cobrir.

Para montar o seu próprio terrário é necessário escolher um recipiente de vidro, que deve estar bem limpo e seco. Depois é preciso criar uma camada de pedrinhas no fundo e uma camada de carvão vegetal, casca de pinheiro ou areia

Por cima, deve ser inserido terra vegetal de boa qualidade. A terra ajuda a nutrir as plantas, o carvão ou areia são capazes de absorver os gases liberados e as pedrinhas ajudam a drenar a água. 

Após as três camadas, é necessário escolher as plantas que poderão ser plantadas dentro deste recipiente. Uma boa dica é procurar por pequenas mudas que contenham raiz. Para os terrários abertos, é possível realizar o plantio de suculentas. 

Após o plantio da muda, é necessário promover uma rega em pequenas quantidades de água e de maneira delicada. Caso o terrário seja um ecossistema fechado, é neste momento que colocamos a tampa.

O terrário deve se manter em um local fresco e a meia luz. Nada de deixar a pobre plantinha no sol 24 horas por dia. 

Uma dica interessante é enfeitar o terrário. Você pode colocar pedras coloridas, pequenas estatuetas, conchinhas, basta usar a criatividade!

E ai, curtiu esta publicação? Vai montar um terrário super legal e com a sua cara para decorar a casa?

Leia mais dicas de jardinagem e decoração com plantas em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário