Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tosa Shih Tzu: conheça os diferentes tipos

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tosa shih tzu sendo tosado.
Não tosar os cães dessa raça com frequência pode fazer com que os fios se embaracem ou prejudiquem sua locomoção.

Engana-se quem acredita que existe apenas uma forma de tosa Shih Tzu no mundo canino. Para essas fofuras, graças a quantidade e a qualidade dos fios, é possível inovar e propor vários penteados para o seu pet. Antes disso, porém, você já sabe qual é a importância da tosa para essa raça?

Ainda não? Então vamos lá! 

Importância da tosa Shih Tzu

Ser tosado é importante para todos os animais. Assim como em nós humanos, o ato de aparar os pelos colabora com a nossa aparência, autoestima e ainda com a higiene. Com os animais isso não é diferente.

No caso dos Shih Tzus, porém, essa atividade é ainda mais importante. Afinal, eles têm como característica o crescimento de uma grande quantidade de pelo, principalmente na face. Por isso, e também por conta da espessura desses fios, a tosa é muito importante.

Não tosar os cães dessa raça com frequência pode fazer com que os fios se embaracem ou ainda prejudiquem a sua locomoção, visão e alimentação. Por isso, para os tutores de Shih Tzu a ida ao banho e tosa é uma atividade que jamais deve ser mantida na agenda. E por falar nisso, já conhece as possibilidades de tosa para Shih Tzu?

Diferentes tipos de tosa para Shih Tzu

tosa shit tzu na grama

A tosa higiênica é comum para uma grande variedade de cães de pelos médios e longos. Normalmente feita nas patas, barriga, face e genitais, ela ajuda a manter a limpeza e evitar incômodos. Ainda existem os cortes específicos para cada raça, que variam de acordo com o tipo de pelagem do animal.

No caso dos  Shih Tzus é possível sempre mudar de visual, graças a quantidade de pelos que nascem no seu corpinho. Por isso, conheça um pouco sobre cada tipo de tosa Shih Tzu:

  • Tosa de verão: por conta do calor que faz no período, nessas tosas o pelo do corpinho do animal é mais aparado. É uma forma de refrescar o animal. Faça a tosa do seu Shih Tzu sempre em um lugar de confiança, pois realizar o corte errado pode desequilibrar o controle de temperatura do animal.
  • Tosa longa de shih tzu: sabe aquele visual de cachorro de madame? É esse mesmo! Neste tipo de corte, os pelos são mantidos mais longos, bem rentes ao chão, como uma espécie de cortina. Aos tutores que escolheram essa tosa, é importante sempre garantir que com o passar do tempo, a locomoção do pet não esteja sendo prejudicada. Este corte exige escovação diária;
  • Tosa leão: Nesse corte, o pelo de todo o corpo do animal é aparado bem curto, deixando somente os pelos da cabeça mais longos. A tosa Shih Tzu que parece uma juba!
  • Tosa japonesa: é verdade que essa é uma tosa pouco comum aqui no Brasil. Porém, elas é uma das mais refinadas e consegue transformar o Shih Tzu. Nesse corte, os animais ficam com as orelhas bem peludinhas e muitíssimo alinhadas. 

Tosas de acordo com o sexo

tosa shih tzu fêmea
A tosa destinada às fêmeas dessa raça tem por finalidade deixar os pelos da cabeça mais longos para facilitar no desenvolvimento de penteados.

Alguns tutores buscam cortes mais tradicionais da raça. Ainda existem as tosas Shih Tzu diferenciada apenas pelo sexo do seu pet. Olha só:

  • Tosa Shih Tzu fêmeas: a tosa destinada às fêmeas dessa raça e tem por finalidade deixar os pelos da cabeça mais longos para facilitar no desenvolvimento de penteados. Assim, é possível utilizar laços, tranças e ainda coques;
  • Tosa para machos Já para os machos, o tipo natural da tosa diminui os pelos da face, já que para os meninos não é tão corriqueiro a criação de penteados exuberantes ou ainda a utilização de laços.

Gostou desse post? Leia mais sobre o Shih Tzu em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Maria Helena Alves de Matos disse:

    Vocês falaram sobre os tipos de tosa mas não colocaram fotos para que possamos ver como fica cada tipo de toda. seria interessante vermos cada tipo.

Deixe o seu comentário