Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Unha de cachorro quebrada na raiz: o que fazer?

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Unha de cachorro quebrada na raiz: o que fazer?

Se você já viu unha de cachorro quebrada na raiz, deve ter ficado pensando sobre o que seria melhor a fazer nesse caso.

Existem algumas causas para unha de cachorro quebrada, que em sua maioria podem ser evitadas ou prevenidas. Mas também é muito importante saber o que fazer caso você se depare com o seu peludo com um machucado desse tipo.

Se a unha do cachorro quebrou e você não sabe por onde começar, fique com a gente até o final desse artigo para descobrir.

Unha de cachorro quebrada: causas mais frequentes

Unha de cachorro quebrada: causas mais frequente

Um dos principais motivos para um cachorro aparecer com a unha quebrada é quando ela está grande demais. Assim como acontece conosco, unhas muito grandes podem ficar enfraquecidas e ter uma tendência maior à quebra, além de começar a agarrar em tudo.

Por isso, se você tem um ou mais cachorros em casa, mantenha suas unhas aparadas regularmente. Fique duplamente atento caso o piso onde o cachorro passa a maior parte do tempo seja liso, pois nesse caso as unhas não se desgastam naturalmente.

Mesmo com todos os cuidados e mantendo as unhas bem aparadas, pode acontecer de uma delas prender em algum lugar e aparecer um cachorro com unha quebrada.

O primeiro passo é avaliar se há ou não sangramento. Observe como o cãozinho está lidando com isso, ou seja, se ele aparenta estar sentindo dor ou não.

Meu cachorro quebrou a unha, e agora?

Se você perceber que a unha está quebrada mas não há sangramento e o cachorro não dá sinais de dor, tudo indica que a quebra aconteceu em uma parte onde não há vasos sanguíneos.

Nesse caso, você pode pegar o cortador de unha para pet e remover o pedacinho que está quebrado. Faça tudo com bastante calma e gentileza para não assustar o seu pet, e apenas se tiver certeza absoluta do que está fazendo.

Por outro lado, se você percebeu que o caso é de uma  unha de cachorro quebrada na raiz, seu pet deve estar sentindo dor e bastante incômodo. Segundo Joyce Aparecida Santos Lima, médica veterinária da Educação Corporativa Cobasi, essa situação requer a remoção da unha desde a base.

“O ideal é que o tutor leve o animal até o médico veterinário, pois esse animal deve ser contido para não se mexer no momento, além de ser utilizado um material desinfetante. Após a remoção, ocorre um breve sangramento, que pode ser estancado com algodão ou gaze limpa, ou até mesmo produtos denominados pós hemostáticos para unhas, que ajudam a conter o sangramento”, orienta Joyce.

A questão da contenção é necessária porque o cãozinho pode se debater por causa da dor na unha quebrada. Quando isso acontece, ele pode acabar machucando a si mesmo ou outra pessoa.

Como cuidar de unha de cachorro quebrada

Como cuidar de unha de cachorro quebrada

Se o seu pet precisar fazer a remoção da unha quebrada na clínica ou hospital veterinário, o profissional de saúde dará todas as orientações sobre os cuidados que você vai precisar ter.

Se seu cachorro quebrou a unha e você não percebeu imediatamente, pode ser que o local esteja inflamado. Geralmente a unha fica com uma secreção purulenta e mau cheiro. O cachorro pode lamber o local com frequência, e até mesmo começar a mancar.

Diante dessa situação, leve o pet ao veterinário com urgência. Siga as orientações para higiene e tratamento do local da ferida, e tome muito cuidado com moscas que podem ser atraídas pelo machucado.

Proteja seu cãozinho e cuide bem do seu melhor amigo. Para saber mais sobre a doença provocada pelas moscas, confira esse artigo selecionado para você em nosso blog.

Joyce Lima | Médica-veterinária

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário