Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com urina escura: o que pode ser?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
urina escura

Cachorro com urina escura pode indicar muita coisa sobre a saúde do seu pet. Em alguns casos, a urina escura, pode preocupar e indicar que algo não vai bem com ele, por isso, é fundamental estar sempre atento a cor do xixi, ao odor e volume que ela apresenta. 

Normalmente a cor da urina é amarela, no entanto, ela pode apresentar variações de cor. Infecções, alterações renais ou hepáticas e desidratação, podem ser algumas causas dessa mudança

Já reparou que quando bebemos pouca água, nossa urina fica com uma cor mais escura? Com os animais, ocorre a mesma coisa. Por isso, é fundamental entender o que significa a cor da urina e buscar ajuda sempre que notar alteração. 

O que significa a cor da urina?

Ao chegar no veterinário, é comum se deparar com a pergunta “como está a urina do pet?” E não é para menos. A urina pode ser um sinal de que alguma coisa não está indo bem no organismo do animal. 

Embora muita gente se preocupe com a urina escura, é importante ressaltar que urina clara de mais, também pode ser indicativo de algum problema. Por isso, separamos as principais características da cor da urina:

Urina alaranjada:

A urina alaranjada, pode indicar que o animal está passando por um quadro de desidratação. Além disso, pode indicar icterícia, problemas de fígado ou vesícula. 

Urina rosada ou avermelhada:

A urina com a coloração avermelhada ou rosada pode indicar a presença de sangue. Isso pode ser causado por alguma infecção no trato urinário, além de indicar hemorragias ou tumores. 

Urina escura, amarronzada:

A urina de coloração marrom, é certamente a mais preocupante, ela pode indicar problemas graves no organismo do pet, como destruição dos glóbulos vermelhos, lesões internas, ou reação a toxinas. Nesse caso, leve o pet imediatamente ao veterinário. 

Urina muito clara ou transparente:

Se o seu pet está fazendo xixi muito clarinho, é possível que ele também esteja bebendo mais água do que o normal. Neste caso, é importante estar atento e procurar a ajuda de um veterinário, afinal, a urina muito clara pode indicar problemas renais, como insuficiência. 

Esteja atento à frequência e ao volume de xixi!

Além de observar se o cão está fazendo a urina escura, é importante ficar atento a quantidade de xixi e a frequência com que ele vai ao banheiro. 

Nos dias mais quentes, é comum que o cão beba mais água, com isso, ele também terá um aumento de xixi. No entanto, se mesmo em dias quentes ele está fazendo muito xixi, pode ser que algo esteja errado. 

Se você perceber que o pet não consegue fazer xixi ou está fazendo apenas alguns pingos, ele está com problemas. Isso pode indicar um bloqueio urinário ou até algo mais sério.

É por meio da urina que os animais eliminam as toxinas, quando elas não são eliminadas corretamente, podem causar distúrbios como a ureia alta, insuficiência renal e até prejudicar outros órgãos, como o fígado. 

Por tanto, esteja sempre atento, caso perceber que tem algo estranho com a cor da urina do seu pet, se ele está fazendo muito ou pouco xixi, leve-o ao veterinário para fazer uma avaliação

Agora que você aprendeu sobre cachorro com urina escura, conheça outras doenças de cachorro:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Elisabete Justo Pieroni disse:

    esclarecedora as informações foi útil para minha pessoa.

Deixe o seu comentário