Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quanto tempo o remédio de verme faz efeito no cachorro?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Proteger o animal de estimação de doenças causadas por vermes pode gerar uma certa ansiedade nos tutores, principalmente quando o pet apresenta sintomas que indicam a presença desses parasitas no organismo. Por isso, perguntar sobre quanto tempo o remédio de verme faz efeito no cachorro é um dos questionamentos mais frequentes de seus amigos humanos.

Para responder a essa questão é preciso compreender exatamente qual é a dúvida do tutor.

Afinal, querer saber quanto tempo o remédio de verme faz efeito no cachorro pode se referir tanto à extensão do período em que este estará protegido das verminoses quanto à velocidade com a qual o medicamento passará a fazer efeito depois de ser administrada no pet.

Acompanhe este artigo e conheça as respostas para esses dois ângulos diferentes da pergunta.

Saiba em quanto tempo o remédio de verme faz efeito no cachorro logo depois de administrado

As doenças causadas pelos vermes nos cachorros possuem, em geral, sintomas bastante característicos e evidentes.

Problemas como a giárdia e a Toxocara canis, por exemplo, costumam causar dor abdominal e diarreia. Conhecida como bicho geográfico, a larva migrans cutânea, por sua vez, além de atacar o intestino, causa vermelhidão e muita coceira na pele do animal.

Exceção à regra da presença de sintomas logo nos estágios iniciais da verminose, o problema do verme do coração, nome popular da dirofilariose canina, costuma apresentar sinais apenas em estágios mais avançados. Nela, os sintomas mais comuns incluem tosse crônica, insuficiência cardíaca, perda de peso e fadiga.

Vale destacar, porém, que não cabe ao tutor reagir com a aplicação de medicamentos contra vermes logo que observar esses sintomas. Afinal, alguns desses sinais são comuns também a doenças de outra natureza, o que torna fundamental a presença de um médico veterinário capacitado a oferecer um diagnóstico preciso e assertivo.

Mas, e depois de diagnosticado com a verminose, por quanto tempo o remédio de verme faz efeito no cachorro?

De acordo com especialistas, a ação do remédio é rápida e provoca seus primeiros efeitos entre duas e oito horas após a ingestão do comprimido. O processo completo da ação do vermífugo, porém, pode durar uma média de 24 horas.

A frequência da administração do vermicida para cachorro varia de acordo com sua idade e rotina

Como você viu no início deste texto, a questão sobre quanto tempo o remédio de verme faz efeito no cachorro pode se referir também à periodicidade com que o medicamento será aplicado.

Afinal, o vermicida para cachorro é também agente de prevenção e não apenas de combate a doenças já existentes.

De acordo com veterinários, o calendário de aplicação do remédio de verme irá variar de acordo com a idade e a rotina do animal.

No caso de filhotes, o vermicida deve receber sua primeira dose em torno dos 15 dias de vida, dose essa que deve ser reforçada após uma quinzena. Após esse primeiro ciclo de aplicação, o cachorro deverá ser vermifugado uma vez por mês, durante todo seu primeiro semestre de vida.

Já no caso dos adultos, a rotina de vermifugação irá variar de acordo com os hábitos do cachorro. Pets mais agitados e com acesso frequente ao ambiente externo devem receber o remédio de verme a cada trimestre. Para os mais caseiros, a periodicidade pode ser estendida para uma vez a cada seis meses.

Quer saber mais sobre a saúde dos pets? Acompanhe o blog da Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Mirian disse:

    Oi meu cachorro está com muitas coceiras ele não tem pulga nem carrapato ele deve está estressado ou ansiedade qual é o remédio pra dar ele eu já dei vermiCanis está com vermi nas fezes

Deixe o seu comentário