Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aves de rapina: características e os principais animais da espécie!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
aves de rapina

Com certeza você já deve ter ouvido falar em aves de rapina, mas você sabe exatamente o que isso significa e quais animais fazem parte dessa espécie? Para saber tudo sobre esse assunto, venha com a gente descobrir quais são essas aves, o que elas comem e onde vivem. Acompanhe!

Aves de rapina: O que são?

As aves de rapina são animais carnívoros e recebem esse nome devido a uma característica bem peculiar, a de obter seu alimento caçando suas presas. Além disso, elas são conhecidas por serem fortes, ágeis, terem garras afiadas e bico recurvado. Conheça um pouco melhor cada uma dessas características.

Agilidade

A agilidade é uma característica essencial para a sobrevivência de uma ave rapina. Afinal de contas, é ela que proporciona que o animal consiga surpreender e ter sucesso no abate de suas presas.

Garras afiadas

As garras extremamente afiadas é o que fazem as aves de rapina serem tão temidas por outros animais. Pois, elas permitem a captura da presa e evitam que o alimento escape durante o abate e o voo.

Bico curvo

A explicação para o bico da ave ser curvo é facilitar a alimentação. Uma vez que, ele garante que ela possa dilacerar e triturar a sua presa, independente do porte. Dessa maneira, a ave consegue aproveitar todas as partes do animal caçado.

Asas adequadas para a caça

As aves de rapina, de maneira geral, possuem dois tipos de asas. Há espécies que possuem asas mais longas, o que torna o voo mais confortável por permitirem que elas planem no ar. Por outro lado, há variações com asas pontiagudas, que oferecem maior velocidade durante o mergulho para a captura das presas.

Instintos apurados

Você sabia que as aves de rapina são animais com instintos extremamente apurados? É isso mesmo! A visão oito vezes melhor do que a dos humanos e a audição aguçada permitem que ela encontre sua presa mesmo que esteja muito distante. Além disso, essas características são imprescindíveis para orientá-las durante o voo.

O que uma ave de rapina come?

Como podemos perceber, essas características são essenciais para que ela possa se alimentar durante a vida. Mas, o que será que ela come? Por ser um animal essencialmente carnívoro, os principais alvos desse predador natural são artrópodes, peixes, anfíbios, pequenos mamíferos e até outras aves.

Conheça as principais aves de rapina

Estima-se que, no mundo, existem aproximadamente 550 espécies de aves de rapina. No Brasil, de acordo com o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, é possível encontrar até 99 delas. Confira como essas aves são catalogadas.

Ordem dos Accipitriformes

Esta ordem é formada por águias, gaviões e abutres e pode ser dividida em 8 grupos e costuma ser composta por três famílias: Sagittariidae, Pandionidae e Accipitridae

  • Águias-buteonine; 
  • Águias-pescadoras;
  • Águias-açores;
  • Harpias;
  • Gaviões-planadores; 
  • Gaviões-milanos;
  • Tauatós; 
  • Tartaranhões.

Aves de rapina: gaviões

gaviao ave de rapina pousada no galho
O gavião é a ave de rapina mais conhecida entre as Accipitriformes

Junto com as águias, os gaviões são uma das aves de rapina mais conhecidas. Em nosso país, estão presentes mais de 40 espécies. As principais características do gavião são ser um animal diurno, medir de 31 a 41cm e ter como peso máximo 300 gramas. Além disso, costumam se alimentar de roedores, insetos, lagartos e aves de porte menor.

Ordem dos Cathartiformes

É uma ordem composta por urubus e condores. Das sete espécies desta ave, cinco são encontradas no Brasil.

  • Urubu-rei 
  • Urubu-da-mata 
  • Urubu-de-cabeça-vermelha 
  • Urubu-de-cabeça-amarela 
  • Urubu-de-cabeça-preta 

Aves de rapina: urubus

urubu na floresta
Os Urubus são as aves de rapina com maior presença no Brasil

O urubu é a ave de rapina da classe das Cathartiformes encontrada em maior variedade em território nacional. A principal característica deles é se alimentar de animais mortos, sejam eles inteiros ou sobras deixadas por outro predador. Porém, há algumas espécies que se aproveitam da fragilidade de animais feridos e doentes para se alimentar.

Falconiformes

É uma ordem formada por Falcões e carcarás, eles também podem ser divididos em três grupos: 

  • Falcões (gênero Falco);
  • Falcões-florestais.
  • Carcarás.

Aves de rapina: falcões

animal com a letra f - falcão
Os falcões são aves que possuem portes variados

Assim como sugere o nome científico dessa classe, a ave de rapina mais famosa é o falcão.  Essas aves de pequeno ou médio porte têm entre as principais características o bico curvo e curto e asas pontiagudas, o que favorece o rápido abate de suas presas, preferencialmente mamíferos e outras aves.  

Strigiformes

Composta apenas por corujas das famílias Strigidae e Tytonidae. 

  • família Tytonidae: Conta com 19 espécies, sendo a suindaria a única existente no Brasil; 
  • família Strigidae: Conta com mais de 200 espécies no mundo, sendo 22 delas encontradas no Brasil, boa parte destas aves possuem hábitos noturnos e uma dieta variada. 

Aves de rapina: corujas

coruja pousada no galho de uma árvore
A Coruja é uma das aves de rapina que possui hábitos noturnos

As corujas são consideradas aves de rapinas únicas. E a explicação para isso é o seu hábito noturno. Tendo como principais alimentos os insetos, peixes e mamíferos, ela é um animal que prefere caçar presas durante a noite, quando conseguem se camuflar e surpreender suas presas.   

Gostou de conhecer as aves de rapinas?  Então, conte para gente nos comentários: qual das espécies de aves de rapina você gostaria de conhecer mais?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário