
Encontrar formigas circulando pela cozinha, invadindo a despensa ou atacando as plantas no jardim é um problema mais comum — e mais sério — do que parece.
Além do incômodo, estes insetos podem contaminar alimentos, quebrar aparelhos eletrodomésticos e até comprometer a estrutura de casas inteiras.
E apesar de muitas soluções caseiras prometerem eliminar as formigas, raramente as infestações são controladas de maneira tão fácil.
Neste artigo, você vai descobrir por que as formigas invadem nossas casas, quais os riscos, cuidados e produtos eficientes para acabar com a infestação de uma vez por todas.
Boa leitura!
Segundo a Prefeitura de São Paulo, no Brasil, existem cerca de 2.000 espécies de formigas, mas somente 20 a 30 delas são consideradas pragas urbanas.
Em geral, estes insetos vivem na natureza e exercem um papel importante no nosso ecossistema, ajudando a dispersar sementes e controlar infestações em plantações.
Mas com a urbanização, as formigas perderam seu habitat natural e tiveram que se adaptar ao estilo de vida das cidades. Assim, ficou cada vez mais fácil encontrá-las perambulando pela casa, quase sempre em busca de:
Um estudo organizado pela Universidade Federal de Lavras mostrou que a dieta das formigas varia conforme a espécie e o local onde habitam.
A maioria destes insetos se alimenta de sucos vegetais, seiva das plantas, néctar de flores e substâncias açucaradas excretadas por outros artrópodes, como lagartas.
Há também as espécies predadoras cuja base alimentar são outros animais e fungos crescidos em folhas vegetais.
Por fim, existem as formigas onívoras, que comem tudo o que encontram no lixo doméstico, incluindo restos de comida humana e matéria orgânica em decomposição.
Então, já sabe: farelos açucarados, presença constante de outros insetos, plantas e até o lixo que você produz podem ser o motivo por trás das visitas incômodas.
De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barueri, a umidade e o calor dos lares humanos também são muito atrativos para as formigas.
Afinal, eles oferecem as condições perfeitas para o estabelecimento e desenvolvimento das colônias destes insetos.
Uma vez em casa, as formigas podem criar seus ninhos em diferentes locais, como batentes de portas, forros e telhados.
Banheiros e cozinhas costumam ser os cômodos prediletos da espécie, por conta da produção de vapor e calor constantes.
Quem tem que dividir o lar com formigas sabe que, em excesso, elas podem ser muito incômodas. Além de aparecerem no açucareiro, elas invadem aparelhos eletrônicos, acabam com as hortas e podem até picar.
Segundo especialistas, mesmo uma infestação de formigas pequenas é perigosa e gera riscos de prejuízos físicos, emocionais e financeiros. Entenda os motivos!
Acidentes envolvendo picadas de formigas são muito comuns. De acordo com Santos et al. (2019), cerca de 56,6 a 94,5% da população geral já foi picada ao menos uma vez na vida.
No Brasil, os ataques acontecem principalmente pela formiga-de-fogo, espécie conhecida como lava-pés, que possui uma ferroada venenosa.
Geralmente, os acidentes provocam reações locais muito dolorosas, mas este nem é o maior risco do confronto.
Em indivíduos com hipersensibilidade ao veneno das formigas — 0,6 a 5% dos casos (KIPPER et al. 1998) — uma única picada pode desencadear um choque anafilático fatal com chances reais de óbito.
Assim como as baratas, as formigas são insetos errantes que caminham por diversos cantos da cidade, incluindo esgotos e hospitais.
Por isso, podem carregar e liberar microrganismos presos em seus corpos, contaminando alimentos e quaisquer superfícies que tenham contato. (TANAKA et al., 2007).
Sendo assim, são insetos vetores de patógenos com o poder de desencadear quadros de infecções e diarreias em humanos.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, esse hábito é mais comum entre as espécies fantasma, louca (formigas amarelas noturnas), faraó, acrobata, cabeçuda e argentina.
Alguns tipos de formigas, como as formigas-cortadeiras, são conhecidas por causar prejuízos significativos à vegetação.
Elas possuem o hábito de cortar folhas, ramos tenros, brotos e até cachos, levando-os para dentro do formigueiro, onde servem como alimento para o fungo que cultivam.
Isso pode colocar em risco a sobrevivência de plantas ornamentais e hortaliças — ação que, para quem cultiva plantas por hobby, costuma ser muito frustrante.
As formigas carpinteira (sará-sará ou sarará) e cabeçuda costumam criar seus ninhos em madeira úmida ou danificada, como paredes, troncos de árvore e até aparelhos eletrônicos.
Ao escavar seus túneis, elas podem causar danos estruturais em cômodos inteiros da casa e comprometer eletrodomésticos, gerando um prejuízo financeiro sério.
Várias espécies de formigas podem invadir ambientes domésticos — e saber qual delas está causando a infestação será importante na hora de decidir um método de dedetização.
Embora identificar os tipos de formigas não seja uma tarefa fácil, algumas pistas podem ajudar.
Na tabela reunimos algumas características das principais espécies de formigas urbanas:
Espécie | Cor | Localização dos ninhos | Outras características |
Formiga argentina (Linepithema humile) | Escura | Jardins e áreas externas, mas pode invadir residências | Agressiva com outras espécies |
Formiga-de-fogo ou lava-pés (Solenopsis spp.) | Variável, apresenta tons de amarelo, vermelho, marrom claro ou escuro | Ninhos externos formam montes de terra solta (murundus); em casa, costuma ficar próximas à terra solta | Possui ferrão e injeta substâncias que podem causar alergias |
Formiga carpinteira ou sará-sará/sarará(Camponotus spp.) | Tons variam do amarelo ao preto | Madeira úmida ou danificada, paredes e equipamentos eletrônicos | Hábitos noturnos, escava túneis que podem causar danos estruturais na casa |
Formiga louca ou formigas-cuiabana(Paratrechina spp.) | Coloração vai do marrom-escuro ao preto | Internos e externos | Movimentação irregular, forma trilhas longas e largas |
Formiga fantasma (Tapinoma melanocephalum) | Cabeça escura e corpo amarelado | Internos e externos | Prefere alimentos doces e libera uma secreção com odor forte quando é esmagada |
Formiga faraó (Monomorium spp.) | Marrom-amarelada | Ambientes internos, como batentes e equipamentos eletrônicos | Prefere alimentos ricos em proteínas |
Formiga cabeçuda (Pheidole spp.) | Varia entre o marrom-amarelado e o preto | Áreas internas e externas, como frestas no solo, paredes e equipamentos eletrônicos | Forma trilhas bem definidas |
Neste artigo explicamos mais sobre os diferentes tipos de formigas. Confira na íntegra!
Segundo o Instituto Biológico de São Paulo, a melhor forma de eliminar infestações de formigas em casa é através da remoção mecânica e controle químico dos formigueiros.
A seguir, mostramos algumas estratégias e produtos que realmente funcionam!
Uma forma bastante eficaz de afastar formigas naturalmente é a remoção completa dos formigueiros espalhados pela casa.
Isso pode ser feito com o uso de uma enxada ou aspirador de pó utilizado na limpeza de equipamentos elétricos.
Mas atenção: a técnica só funciona em ninhos jovens. Formigueiros antigos são muito profundos e cheios de túneis e câmaras, o que torna a escavação e remoção inviável.
O uso de formicidas químicos — como iscas, géis e sprays — ainda é a solução mais efetiva para remover formigas de casa.
Entretanto, existem diversos tipos de produtos disponíveis no mercado e a eficiência de cada método pode variar conforme a espécie e nível de infestação.
Para te ajudar, listamos os principais venenos, suas indicações e modos de uso!
Segundo a Envu, a isca de inseticida é a melhor estratégia para acabar com um formigueiro, funcionando especialmente bem no controle de formigas-cortadeiras.
Esse produto combina substâncias atrativas, como açúcares ou óleos, com um inseticida altamente letal para os insetos.
O princípio ativo atua lentamente, permitindo que as operárias transportem a isca até o formigueiro. Lá, ela é compartilhada com toda a colônia — incluindo a rainha — resultando na eliminação completa das formigas.
A ação acontece tanto por ingestão quanto por contato, e para obter melhores resultados, a isca deve ser aplicada próxima às áreas de maior circulação dos insetos.
As iscas para formiga costumam ser comercializadas em dois formatos:
Ideal para eliminar formigas pequenas em casa, o formicida em gel já vem pronto para uso e não precisa ser diluído em água.
Seu design acompanha uma seringa que funciona como aplicador, o que torna o manuseio muito mais fácil e preciso.
As informações de aplicação podem mudar de produto para produto, mas sempre estarão indicadas na embalagem. Em geral, é indicado seguir o passo a passo:
Como o seu aplicador chega a áreas de difícil acesso, esse inseticida pode ser aplicado em diversos ambientes da casa, como batentes e frestas entre móveis, gavetas e armários e até embaixo de pias e balcões.
Mas atenção: estamos falando de um produto tóxico. Por isso, você não deve usá-lo em alimentos, utensílios de cozinha, plantas e aquários.
No pet shop online da Cobasi, você encontra formicidas em gel com preço bom e entrega rápida, como:
Segundo Vilela (2019), as iscas granuladas são muito efetivas no controle de infestações grandes ou que atingem áreas extensas.
Diferentemente da versão em gel, este inseticida é composto por pequenos grânulos.
A quantidade de iscas a ser aplicada varia conforme a espécie causadora da infestação e as recomendações do fabricante de cada produto.
De maneira geral, você deve evitar solos úmidos, que reduzem a eficácia do veneno, e impedir que animais de estimação tenham acesso à substância.
Afinal, embora sejam seguras para o aplicador, as iscas granuladas podem ser tóxicas para cães e gatos.
Conheça uma opção eficiente disponível na Cobasi:
O veneno em spray é um formicida de ação rápida indicado especialmente para o controle de formigas da espécie lava-pés, as formigas-de-fogo.
Segundo o portal Terra, o produto tem um modo de uso particular, devendo ser borrifado diretamente sobre os insetos e seus ninhos.
Duas opções eficazes contra formigas são:
Os formicidas líquidos atuam diretamente no sistema nervoso das formigas que entram em contato com a solução.
Geralmente, precisam ser diluídos em água, seguindo as proporções indicadas pelo fabricante para cada tipo de infestação.
A aplicação deve ser feita em pontos estratégicos da casa, como frestas em paredes, batentes de portas e áreas próximas à cozinha, onde geralmente ficam as colônias.
Alguns cuidados indispensáveis no momento da aplicação incluem:
Compre o formicida líquido K-Othrine SC com preço justo na nossa loja online:
Segundo a Universidade Federal de Viçosa, o formicida em pó é um bom veneno para acabar com as formigas cortadeiras, que constroem ninhos mais rasos no solo.
Nesta alternativa, há o inseticida pó de contato e o em sachê para ser dissolvido em água e administrado com ajuda de uma bomba aplicadora
Independente do tipo de veneno, lembre-se de seguir as informações contidas no rótulo do produto para uma aplicação efetiva e segura.
Veja uma opção eficiente que você encontra na Cobasi:
Se as formigas ainda não invadiram sua casa — ou você acabou de se livrar de uma infestação — saiba que o trabalho ainda não acabou.
Alguns hábitos são essenciais para impedir o surgimento das formigas e prevenir reinfestações.
Segundo a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Barueri, algumas ações práticas que ajudam a manter o ambiente protegido são:
Manter a casa sempre limpa é a primeira forma de se defender contra invasões de formigas. Afinal, os restos de comida, especialmente doces, atraem esses insetos rapidamente.
E mesmo poucos grãos de arroz ou feijão caídos no chão podem alimentar uma colônia inteira, tornando-se chamarizes para uma infestação.
Por isso, limpe bancadas, armários e pisos diariamente, evitando farelos e resíduos chamativos.
Não quer encontrar formigas andando pelo seu armário, pote de açúcar, arroz ou pacotes de bolacha? Então mantenha alimentos abertos bem fechados!
Recipientes lacrados ou com tampas herméticas dificultam o acesso das formigas, diminuindo a circulação dos insetos pela casa.
Rachaduras, buracos e fendas são portas de entrada para as formigas. Use silicone, massa de vidraceiro ou outro material adequado para selar frestas em portas, janelas e azulejos.
Formigas gostam de ambientes úmidos e quentes. Por isso, conserte quaisquer vazamentos em torneiras e canos.
Além disso, resíduos e restos de comida expostos atraem insetos que podem virar fontes de alimentação para muitas espécies.
Recolha o lixo regularmente, use sacos plásticos bem fechados e mantenha lixeiras tapadas para evitar infestações.
Alguns tipos de formigas se alimentam da substância açucarada produzida por pulgões e cochonilhas. Controlar essas pragas nos jardins e hortas ajuda a reduzir o alimento disponível e diminui as chances de invasões.
Galhos encostando em paredes ou janelas funcionam como “pontes” diretas até o seu lar. Manter a poda de árvores próximas em dia é uma forma de reduzir o acesso e ajuda a manter as formigas fora de casa.
Se você já aplicou inseticidas domésticos, está seguido as práticas preventivas e continua com problemas com infestações, talvez seja hora de chamar um profissional.
Empresas de dedetização sabem localizar os ninhos e podem usar produtos mais potentes, garantindo que toda a colônia seja eliminada de uma vez por todas.
Para saber se o seu caso requer ajuda profissional, analise os seguintes sinais:
Se elas continuam aparecendo mesmo após várias tentativas de controle com formicidas domésticos, é provável que exista um ninho escondido em algum local de difícil acesso.
Formigas-carpinteiras, por exemplo, escavam madeira para construir seus ninhos, o que pode comprometer móveis, estruturas da casa e até a base do imóvel.
Quando as formigas estão espalhadas por várias áreas da casa ou aparecem em grande número, o problema pode ser mais complexo do que parece.
Se você já fez uma busca rápida sobre “como acabar com formigas em casa” na internet, provavelmente encontrou uma série de soluções caseiras com promessas milagrosas.
Em geral, algumas são verdades parciais, outras são mitos. E saber diferenciar cada uma é a única forma de proteger sua casa contra novas infestações com segurança.
A seguir, mostramos quais práticas funcionam de verdade e quais você pode evitar.
Mito. Segundo os especialistas da Envu, o giz pode funcionar como barreira em algumas situações, graças ao carbonato de cálcio presente na sua composição.
No entanto, traços retos ou linhas pequenas são facilmente contornados pelos insetos e não são uma forma eficaz (nem prática) de manter as formigas fora de casa.
Mito. Soluções caseiras para formigas, como jogar óleo ou água quente, não atingem a estrutura completa do formigueiro, de acordo com a Dinagro.
As colônias podem ter canais e câmaras localizados a vários metros de profundidade, onde a rainha e as operárias permanecem protegidas. Logo, a infestação pode continuar.
Mito. O vinagre pode afastar temporariamente as formigas devido ao seu odor forte e pH alto, mas não mata os insetos.
Ele funciona bem para limpar superfícies e evitar a passagem de formigas por algum tempo, mas seu efeito desaparece rapidamente, já que o aroma evapora. Isso também acontece com a canela.
Agora que você já sabe mais sobre as infestações de formigas em casa, é preciso agir rápido para evitar que essa situação se agrave.
No pet shop online e lojas físicas da Cobasi, você encontra uma ampla variedade de produtos para o controle de pragas, com qualidade garantida e ofertas imperdíveis.
Aproveite nossas promoções exclusivas e mantenha sua casa livre de visitantes indesejados!
Terra | Como eliminar formigas: veja dicas para combatê-las em casa
ABRAISCA (Associação Brasileira de Empresas de Controle de Pragas) | O que fazer com as formigas cortadeiras
Universidade Federal de Viçosa (UFV) | Formas de controle das formigas
Estadão Imóveis | Truques caseiros infalíveis para acabar com as formigas em casa
Bayer Envu Brasil | Passo a passo para acabar com a infestação de formigas e prevenir a sua casa dessa praga
Prefeitura de São Paulo | Controle de animais sinantrópicos – formigas
Dinagro | Mitos e verdades sobre formigas
Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barueri |Orientações sobre acidentes com formigas
Bayer Envu Brasil |Os 10 principais mitos e verdades sobre formigas doceiras
Brazilian Journal of Development | Moscas, baratas e formigas carreadores de patógenos: um problema de Saúde Pública
Revista de Pediatria SOPERJ | Reações alérgicas a venenos de formigas
O Tempo | Formigas em excesso geram riscos à saúde e prejuízos
Bayer Envu Brasil |Tipos de formigas: saiba quais são, como identificar e controlar
| Atualizada em
Bacharela em Letras, sou apaixonada por palavras e pelo mundo pet. Aqui, no Blog da Cobasi, transformo esse amor em informação especializada. Vídeos de bichinhos são parte da minha personalidade, bem como o Potter — um Yorkshire fofo com quem divido os finais de semana.
Ver publicações A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.