Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que é néctar: entenda a importância deste líquido açucarado para os animais

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
néctar

Já ouviu falar sobre néctar, certo? Este é um assunto que nos remete àquelas aulas de Ciências na escola. Mas você sabe qual a sua função exatamente? Ele é de suma importância tanto para os insetos quanto para as plantas. Venha entender mais sobre esse líquido e como ele impacta em nossa alimentação! 

O que é néctar?

O néctar nada mais é do que um líquido açucarado produzido pelas flores das plantas. Localizado no interior das flores, como se estivesse escondido por elas, tem como função primordial chamar a atenção de agentes polinizadores, como insetos e pequenos pássaros.

Em sua constituição química, o néctar geralmente possui açúcares em quantidades diversas, que podem variar entre 3% a 80%. Isto, na verdade, depende de certos fatores, a exemplo da espécie de flor, idade da planta, umidade, solo e outras condições climáticas. 

Em resumo, ele é uma solução aquosa composta, em especial, por sacarose (o açúcar mais comum), frutose e glicose. Além de contar com outras propriedades em menor grau, como proteínas, sais, óleos essenciais e ácidos, que definem o seu sabor e aroma. 

Como o néctar é produzido?

O néctar é produzido diretamente na base das flores por estruturas chamadas de nectários. Encontrados em diversas partes da planta, os nectários são classificados como extrafloral e floral. Caso esteja localizado em outra área da planta que não for as flores, os nectários serão extraflorais. 

néctar

Qual a importância do néctar?

Atrativo, alguns animais se alimentam do néctar das flores, como abelhas, beija-flores, borboletas e, até mesmo, morcegos. Deste modo, para chegar a colher o néctar, esses animais necessitam passar pelos grãos de pólen, que, assim, são inseridos em seus corpos. O pólen contém as células masculinas reprodutivas da planta. 

Ao pousar numa próxima flor, os insetos fazem o transporte do pólen e levam essa substância a outro destino. Neste momento, depositam o pólen na parte feminina da planta que consegue realizar a associação de duas células reprodutoras, a masculina e a feminina. Portanto, possibilita a origem de um embrião localizado dentro da semente. 

várias plantas que dependem da visita dos insetos para fazer a polinização, se isso não acontecer, não seria possível acontecer a produção de frutos e sementes.

Ou seja, no fim todos saem ganhando: enquanto os animais polinizadores conseguem alimento, a planta se reproduz

Como exemplo, vale citar o caso mais famoso, o das abelhas. Ao colher o néctar, os insetos o carregam diretamente para as colméias e, posteriormente, o transformam em mel

​Quais as principais plantas que produzem o líquido?

Listamos algumas plantas que têm ótima fonte de néctar e pólen, confira: 

  • Melilotus; 
  • Manjericão; 
  • Guandu;
  • Girassol; 
  • Frutíferas no geral, como abóbora, abobrinha, melão, pepino; 
  • Leguminosas, como hortaliças. 

Se for uma planta com nectários em outro lugar que não sejam as flores, os chamados extraflorais, vale mencionar duas plantas deste tipo com altas quantidades de açúcares: as folhas de mamona e de algodão. 

Quer conhecer mais sobre outras plantas? Acesse o nosso blog: 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário