Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar couve-manteiga em casa?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como plantar couve manteiga em casa

Ter uma pequena horta em casa é sinônimo de sustentabilidade. Nada melhor do que colher seus próprios condimentos no quintal! A couve-manteiga é ótima para quem quer montar uma hortinha no lar.

Fácil de manejar, a couve-manteiga pode ser um delicioso acompanhamento em diversas refeições. Por isso, nada melhor do que tê-la à disposição no quintal de casa, não é? Hora de aprender como plantar a sua em casa.

Dicas para plantar couve-manteiga em casa

como plantar couve manteiga em casa

Parceira da feijoada e até de sucos detox saudáveis, a couve-manteiga traz inúmeros benefícios à saúde.

A verdura é rica em fibras, vitaminas A, do complexo B e C e minerais, como ferro, fósforo e cálcio. Inclusive, para quem quer emagrecer, incorporá-la na alimentação é fundamental, já que a couve-manteiga aumenta a sensação de saciedade, tem poucas calorias e elimina substâncias tóxicas.

Na cozinha, é possível usar o alimento no preparo de refogados ou consumí-lo cru. 

Para plantar couve-manteiga, use sementes ou mudas. No jardim de casa, é importante deixar um raio de 25 cm de distância de outros alimentos, para que suas folhas cresçam com liberdade. Misture a terra com substratos, como húmus de minhoca ou casca de pinus, para fortalecer seu crescimento.

A couve deve ser plantada num local com incidência direta dos raios solares porém com sombreamento parcial durante algumas horas do dia. Isso porque o calor excessivo reduz o crescimento da verdura e prejudica o sabor e a aparência das folhas.

O solo deve estar sempre úmido, mas não encharcado. O ideal é regar todos os dias, de acordo com a quantidade de água na terra.

Como plantar couve-manteiga em vasos?

Em apartamentos ou casas pequenas, use vasos, floreiras e até mesmo potinhos de vidro ou plástico.

A couve-manteiga deve ser plantada em vasos com, pelo menos, 25 centímetros de diâmetro e de altura. Este tamanho permite que a planta cresça melhor, visto que suas folhas crescem até um metro.

Sabia que é possível evitar sujeira de terra em casa? Faça uma base com argila expandida e uma manta no fundo do vaso. Além de proteger o piso, você cria um sistema de drenagem que retém nutrientes e evita o apodrecimento da raiz.

Não se esqueça de que a adubação da couve-manteiga deve ser feita toda semana, portanto prefira adubos ou fertilizantes à base de fósforo e nitrogênio.

Couve-manteiga com folhas amarelas: o que fazer?

Você seguiu todas as nossas dicas, mas, mesmo assim, a couve parece fraca, não cresce ou está com folhas amareladas? Reveja o manejo! Uma planta doente pode ser salva, na maioria dos casos.

Verifique:

  • Onde a couve foi plantada?
  • Como o solo foi preparado?
  • Quais adubos usou?
  • A rega é frequente?
  • Qual o tempo de exposição solar?

No caso de deficiência de nutrientes, aposte na adubação orgânica frequente. Mas, se o problema for calor excessivo, mude o vaso de lugar. Durante os períodos mais quentes do dia, mantenha a planta sob a sombra.

Se o problema for excesso de rega, a couve não conseguirá se desenvolver, por isso o melhor é recomeçar o plantio.

Ataque de pragas também são comuns. Para evitar, mantenha a rega regular e adubação orgânica e evite pulgões ou cochonilhas.

Viu só como é fácil? Cuide bem da couve-manteiga e colha uma verdura saudável e suculenta! Confira mais dicas de jardinagem para montar uma horta ecológica dentro de casa:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Marcelino Silva disse:

    Dicas que ajudam vc a ter sua horta em casa

Deixe o seu comentário