Conheça 7 curiosidades incríveis sobre peixes e divirta-se!

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cardume de lebistes no aquário
Conheça algumas curiosidades sobre peixes de aquário

O aquarismo é um hobby fascinante e cheio de assuntos interessantes. Para ajudar você que está começando nessa atividade, nós separamos 7 curiosidades incríveis sobre peixes. Acompanhe!

1. Como os peixes se comunicam?

Quem nunca ficou curioso para saber como os peixes fazem para orientarem o seu nado e se comunicarem dentro da água? Esses animais contam com um sistema sensorial apurado, que permite que eles sintam a vibração da água para saber que há outras espécies por perto. 

Além disso, os peixes usam suas cordas vocais para emitir sons e se comunicarem com seus pares. É isso mesmo! Apesar de ser inaudível para nós, os peixes costumam se comunicar pela vocalização. 

2. Peixes sente frio?

Alguma vez você já se perguntou se os peixes sentem frio? A resposta é sim! Inclusive quando a temperatura da água está extremamente baixa, o metabolismo desacelera e faz com que o peixe se movimente mais lentamente e, por vezes, perca até o apetite. 

3. Ração para peixe não é tudo igual!

Engana-se quem pensa que as rações para peixes são todas iguais. Há no mercado opções de comida granulada para fundo, meio e superfície do aquário. Isso acontece porque cada tipo de peixe prefere fazer a sua refeição a partir de uma determinada profundidade. No momento de escolher o alimento, consulte um especialista. 

4. Quais são os peixes mais populares?

curiosidade sobres  peixes betta
O Betta é o predileto entre os iniciantes em aquarismo

Entre os iniciantes no hobby do aquarismo, os peixes mais populares são o Betta e o Guppy, também conhecido como Lebiste. Isso acontece em virtude deles serem animais pequenos e fáceis de cuidar. 

5. É possível peixe morrer pela boca?

O famoso dito popular “peixe morre pela boca” é, em partes, uma verdade. Não que ele vá vir a óbito por exagerar na hora da refeição. Porém, o acúmulo de alimento em decomposição no fundo do aquário pode ser fatal. 

 Isso acontece porque  o material decomposto libera uma substância tóxica para o peixe, a amônia. Então, lembre-se: nada de exagerar na hora de oferecer ração para seu animal de estimação e não se esqueça de manter o aquário sempre limpo.

6.  Peixe Cascudo só come resíduos?

Quem tem aquário em casa com certeza já deve ter visto o peixe Cascudo se alimentando de musgo, resíduos e sobras de ração. Mas você sabia que a dieta alimentar ideal para ele precisa ir além? 

Apesar de ser uma espécie que baseia a sua alimentação em dejetos, a ração para peixes é essencial para a saúde, bem-estar e desenvolvimento do animal. Por isso, se você deseja tê-lo em seu aquário, não economize na ração.

7. Peixe-Palhaço e a anêmona são amigos?

A vida no fundo do mar é bastante interessante. Há duas espécies que vivem uma relação conhecida como protocooperação e amizade:  a anêmona e o peixe-palhaço. É essa colaboração mútua que permite que ambos vivam bem no fundo do oceano. 

Essa parceira marinha funciona da seguinte maneira:  a anêmona, com seus tentáculos, protege o peixe-palhaço e evita que ele seja vítima de seus predadores. Por seu lado, o peixe oferece à anêmona sobras de sua refeição, garantindo que ela mantenha a dieta em dia. 

Gostou de conhecer algumas curiosidades sobre peixes? Conte para gente: ficou faltando alguma em nossa lista?

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário