Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Alamanda: Conheça esta planta especial

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
petalas de alamanda amarela
As Alamandas amarelas são as plantas mais famosas da espécie

A Alamanda é uma planta da família das trepadeiras que, devido às cores vivas de suas flores, é bastante usada na decoração de ambientes internos e externos. Aprenda tudo sobre essa planta incrível, inclusive como cultivá-la em casa. 

O que são as Alamandas?

A Alamanda é uma planta nativa do Brasil e tem como principal característica o formato de arbusto criado por seus longos e pesados ramos. Também conhecida como orélia, dedal de moça ou dedal de dama, a trepadeira é uma ótima sugestão para a criação de cercas vivas, cobrindo portões, muros, pergolados e similares.

As folhas e flores da planta Alamanda se destacam em virtude do tom de verde bastante vivo dos ramos e das cinco pétalas coloridas de suas flores. Além disso, as pétalas podem chegar a medir até 12 cm de comprimento no ápice da floração. 

Qual o significado da flor Alamanda?

Você sabia que a palavra Alamanda tem um significado todo especial? Ela quer dizer amor eterno. A planta também está associada aos sentimentos como alegria, harmonia, família e amor fraterno. É uma ótima opção para mudar o astral do ambiente.

Quais são as cores da Alamanda?

A cor mais comum das flores da Alamanda é a amarela. Mas, ela também pode ser encontrada em outras variações como roxa, branca, vermelha e rosa. Combinar os diversos tons dessa flor cria um visual único em qualquer decoração.

Posso cultivar Alamanda em vaso?

pétala rosa de alamanda
É possível criar Alamandas de todas as cores em vasos e jardineiras

Essa é uma dúvida frequente dos apaixonados por jardinagem, será que é possível cultivar Alamanda em vaso? A resposta é sim! É possível criá-la não apenas em vasos, mas também em floreiras e diretamente no solo. Confira alguns cuidados necessários para garantir o plantio saudável dela.

1. A melhor iluminação para a Alamanda

A Alamanda é uma planta considerada perene, já que a sua floração acontece o ano todo. E, justamente por isso, as flores precisam de muito sol para crescer. Procure locais onde ela possa receber toda a luz do sol que merece. 

2.  Qual vaso escolher para a Alamanda?

Está em dúvida sobre qual tipo de vaso escolher para a abrigar a sua Alamanda? É muito simples. Por ser uma espécie tropical e gostar de terra úmida, o recomendado são vasos e jardineiras feitos com materiais porosos como cerâmica e barro. Pois, eles ajudam no escoamento da água.

Importante: Ela é uma planta que pode chegar a até 3 metros de altura, sendo necessária a criação de um suporte para a trepadeira. Fixe os ramos em arames, ganchos ou qualquer lugar que dê sustentação às flores.

3. Há adubo específico para a planta?

Como a Alamanda é uma planta de floração intensa, ela precisa que o substrato seja rico em fósforo e minerais, pois eles favorecem a drenagem do solo. Além disso, prefira adubo orgânico no momento da adubação, que deve ser realizada duas vezes por ano.

4. Rega e poda da Alamanda

Assim como a maioria das plantas encontradas no país, a Alamanda é uma espécie que precisa de solo úmido para se desenvolver. O ideal é fazer a rega duas vezes por semana, desde que a terra não esteja úmida.

Quanto à poda, o recomendado é retirar os ramos e flores secas sempre entre o final do inverno e começo da primavera. Dessa maneira, a sua plantinha terá sempre os nutrientes necessários para se manter saudável.

É possível fazer mudas de Alamanda?

flor de alamanda no muro
Sementes e galhos são perfeitos para criar mudas da planta

Deseja tornar o seu jardim ainda mais bonito distribuindo mudas de Alamandas? É muito simples. Você poderá fazer isso de duas maneiras: com sementes ou estaquias. Saiba mais sobre cada um desses métodos.

1. Mudas de Alamanda com sementes

O processo de criar mudas de Alamandas a partir das sementes consiste em esperar que o fruto fique seco (com uma tonalidade marrom), abri-lo e retirar a semente do seu interior. Em seguida, faça o plantio da semente a 3 cm de profundidade e regue. Assim que elas germinarem, troque a muda para o vaso definitivo. 

2. Mudas de Alamandas com estaquias

O modelo de criação de mudas a partir de estaquias é semelhante ao de sementes. Você deverá cortar galhos da planta entre 15 e 20 cm e se certificar que há 3 gemas nele. Com eles em mãos, faça o plantio em um vaso adequado e regue. É necessário enterrar bem as estacas, até a terra chegar ao meio. Assim que elas germinarem, faça a troca para um vaso definitivo.

A Alamanda é tóxica?

Sim, a Alamanda é uma planta tóxica, pois consumir suas flores ou folhas pode causar vômitos, boca seca, diarreia e, em casos mais graves provocar choque anafiláticos. Por isso, caso você queira ter uma plantinha dessa em casa, certifique-se de deixá-la bem longe do alcance de crianças, gatos, cachorros ou qualquer outro animal de estimação.

Você é um amante de jardinagem e tem uma linda Alamanda em casa? Compartilhe com a gente nos comentários como você faz para deixá-la bonita e saudável.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Amei as explicações de vocês,quero mais disse:

    O trabalho de vocês é maravilhoso,continuem a mandar como se planta e cuidados na jardinagem.

Deixe o seu comentário