Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Animais com penas: veja quais são eles

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Animais com penas: veja quais são eles

Dentro da diversidade de animais que existem no planeta, é possível ver as mais diferentes características entre cada um deles. Embora cada espécie apresente uma ou outra particularidade, existem aquelas mais comuns entre vários seres vivos. Um exemplo disso são os animais com penas.

Neste artigo, vamos nos aprofundar em alguns dos principais animais que possuem penas e apresentar algumas informações e curiosidades interessantes sobre eles.

Quais são os animais com penas?

Antes de qualquer coisa, é muito importante que você saiba quais são os animais com penas. Quando falamos dessa especificidade, estamos nos referindo ao grupo das aves no reino animal. 

Há muito anos, estudos comprovam que alguns dinossauros também desenvolveram penas pelo corpo, mas após a sua extinção, as penas se tornaram exclusividade das aves. 

Alguns exemplos mais populares são o flamingo, a galinha, o papagaio, a arara, a coruja, o pombo, entre vários outros animais bastante conhecidos, e alguns até presentes no nosso cotidiano, podendo ser domésticos

Para que servem as penas?

A pena é uma estrutura epidérmica feita de queratina, ou seja, faz parte da pele da ave. E ao contrário do que muita gente pensa, ela não serve apenas para fazer o animal voar, mesmo porque nem todas as aves voam. 

Dentre as principais funções das penas, estão: proteger a ave nas diferentes estações do ano e fases da vida, distinguir os machos das fêmeas e permitir a camuflagem e afugentar os predadores. Por sua vez, no caso de espécies que voam, as penas também podem servir para proporcionar propulsão e velocidade no voo, bem como direcioná-lo, e auxiliar na aterrissagem. 

E agora que já citamos brevemente alguns animais com penas e para que elas servem, vamos falar com mais detalhes sobre esses bichinhos. 

Pavão

Cientificamente conhecido como Pavo cristatus, o pavão é um pássaro comumente encontrado na Europa e na Ásia, nativo do subcontinente indiano. Eles possuem uma plumagem colorida, que se abre como um leque, em tons de azul e verde. 

O pavão macho tem, aproximadamente, de 150 a 200 penas coloridas e longas, podendo chegar até 1,5 metro de comprimento. Em épocas de acasalamento, suas penas servem para chamar a atenção da fêmea. Além disso, a espécie utiliza suas penas como defesa para intimidar os predadores, já que, com o “leque” aberto, a ave aparenta ser maior.

Flamingo

Superpopulares no mundo todo, os flamingos são muito conhecidos por suas penas cor-de-rosa. Além delas, essas aves apresentam também pernas longas e um pescoço bastante longo e esguio. 

Uma curiosidade sobre os flamingos é que eles não são rosa por natureza. Dessa maneira, quando eles nascem, são brancos, mas o consumo de plâncton e crustáceos – alimentos com grande quantidade de caroteno, um pigmento orgânico de cor rosa – faz com que desenvolvam essa coloração em sua plumagem. 

Pato-mandarim

Animais com penas: veja quais são eles

Com o nome científico Aix Galericulata, essa ave é conhecida por ser repleta de uma combinação de penas muito exóticas. O pato-mandarim é nativo da China, Sibéria e Japão, mas, recentemente, também foi visto na Europa. 

Entre os animais cobertos de penas ao redor do mundo, essa ave é considerada uma das mais bonitas. As fêmeas, geralmente, apresentam uma plumagem marrom com algumas áreas de creme ou branco. Já os machos exibem uma combinação de cores impressionante. Neles, as cores se misturam entre creme, verde brilhante, azul, coral, roxo, preto e marrom avermelhado.

Beija-flor abelha

Também conhecido como Colibri-abelha-cubano, o beija-flor abelha é uma espécie que vive em Cuba e, atualmente, é considerado a menor ave do mundo, podendo chegar até apenas 5 centímetros na vida adulta. Uma característica marcante dele é a plumagem vermelha e azul nos machos, e verde e azul nas fêmeas.  

Esses são apenas alguns dos animais com penas. O grupo de aves possui uma extensa lista de espécies com penas, que podem ser impressionantes em questão de beleza e utilidades. 

Caso esteja procurando por produtos para aves, acesse o site da Cobasi.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário