Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Animais da África: conheça espécies

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
animais da áfrica

Os animais da África merecem destaque, afinal, o continente abriga espécies com características únicas e incríveis. Para encontrá-las, alguns dos locais mais conhecidos são o Deserto do Saara, p Parque Nacional de Salonga e o Parque Nacional de Amboseli.

Aliás, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ao falarmos sobre a África, estamos nos referindo a 54 países, e não a um ambiente único. O continente africano está dividido em cinco regiões: África Oriental, África Ocidental, África Central, África Meridional e África Setentrional. Então, que tal conhecer alguns animais desse território? Vamos lá?!

Quais são os principais animais da África?

Rinoceronte

O rinoceronte-negro possui a incrível vantagem de conseguir sobreviver em vários habitats diferentes, apesar de preferir as savanas. A espécie se alimenta de folhas e plantas herbáceas.

Seus chifres são feitos de queratina (isso mesmo, a substância que encontramos em nossas unhas), e frequentemente são utilizados na medicina chinesa para o tratamento de doenças como o câncer.

animais da africa

Infelizmente, entre 1960 e 1995, a população de rinocerontes sofreu uma redução de 98% por conta da caça ilegal e do tráfico. Por isso, de acordo com a IUCN, eles fazem parte de uma espécie “quase ameaçada”.

Elefante

O elefante africano pode ser visto em cerca de 37 países, porém, é cada vez mais raro encontrá-lo. A fragmentação de seu habitat e a busca de marfim por caçadores, para vender no mercado negro, ameaçam a espécie. Contudo, numa tentativa de preservação, as reservas e os parques nacionais oferecem refúgios para eles. Graças a essa ação, felizmente, a população de elefantes segue aumentando.

Leão

O leão é um dos animais mais conhecidos no mundo, afinal, é o tão temido rei da floresta. O superpredador é o único com dimorfismo sexual, ou seja, é possível diferenciar os machos, com sua crina densa, das fêmeas. Além disso, o leão é considerado o maior felino da África e o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas do tigre. Os machos chegam a pesar 260 kg, já as fêmeas pesam, no máximo, 180 kg. Sua altura está entre 100 e 125 cm.

Búfalo-africano

Os búfalos-africanos machos são extremamente pesados, podendo pesar duas vezes mais que as fêmeas da espécie. Além disso, seus chifres são mais robustos e os pescoços, mais grossos. Quando há abundância de comida, os animais formam grupos de até dois mil indivíduos. Porém, quando chega a temporada de seca, a manada se dispersa.

Facocero

Talvez você não conheça esse animal como facocero, mas sim javali-africano. Mesmo que ele não seja, de fato, um javali, esse é o nome para os animais do gênero Phacochoerus. Esse animal habita savanas e áreas semidesérticas, podendo se alimentar de diversos tipos de frutas e vegetais, mesmo que sua dieta também inclua ovos, aves e até mesmo carniça. Por isso, eles são classificados como animais onívoros.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Ana Laura Martins Gomes disse:

    Olá,estou amando os animais da África!!!Sempre quis conhecer-os.🐃🐘🦁🦏🐅.

  2. yasmin disse:

    eu amo animais,mas eu tenho 1 cachorro mas minha mãe quer doar

Deixe o seu comentário