Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Animais menstruam? Entenda tudo sobre esse período

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Animais menstruam? Entenda tudo sobre esse período

É muito comum os “pais de primeira viagem” de pets ficarem muito assustados ao ver algumas gotinhas de sangue pelo chão da casa. Geralmente, até viram os animais de cabeça para baixo à procura de algum ferimento. Mas calma! É possível que a sua amiguinha de quatro patas apenas esteja no cio. Porque, sim, animais menstruam.

Caso você não saiba muito sobre o assunto, não se preocupe. Aqui vamos falar tudo sobre essa fase das fêmeas – tanto as cadelas quanto as gatas – e explicar tudo o que você precisa saber para, talvez, optar por uma futura castração. Vamos lá?

Afinal, os animais menstruam?

Sim, animais menstruam, e é o que chamamos de cio. Apenas as fêmeas passam por esse período que, normalmente, acontece a partir dos seis meses de vida. É nessa fase que elas atingem a maturidade sexual e passam a ter capacidade para procriar. Durante esse período, a fêmea exala um cheiro muito atraente para os machos, que, por sua vez, a perseguem para o acasalamento. 

O cio, de modo geral, acontece de seis em seis meses, e pode durar de cinco a dez dias. As alterações físicas mais evidentes e que destacam esse período estão relacionadas ao aumento e vermelhidão da vulva. Você também pode encontrar gotinhas de sangue por onde a fêmea anda. 

Como evitar que a casa fique suja?

As fraldas são muito requisitadas para esses momentos! Elas são ótimas para serem usadas como absorventes, evitando que o pet faça muita bagunça pela casa. Porém, é importante lembrar que essa alternativa serve apenas para controlar o sangue, e não para impedir o pet de fazer as suas necessidades no local correto. Sendo assim, o ideal é não deixar que o pet fique com a fralda o dia inteiro, e fazer a troca de duas a três vezes por dia.

Outra dica é, quando a fêmea não estiver de fralda, limitar o acesso dela aos quartos, caso ela tenha o costume de se deitar na cama. E quanto aos sofás e cadeiras estofadas, existe a opção de cobri-los com lençóis ou mantas que você possa descartar depois.

A castração traz algum benefício para o meu pet?

animais menstruam

A castração traz vários benefícios para o pet! Serve para evitar a procriação indesejada ou descontrolada e ajuda a prevenir diversas doenças, como o câncer. Além disso, é possível dizer que o cio da sua amiguinha de quatro patas é uma fase muito incômoda, e que tem um forte impacto no comportamento e saúde dela, principalmente por causa da montanha russa hormonal que é esse período. 

Sendo assim, caso você não tenha a intenção de cruzar a sua fêmea, é muito importante que ela seja castrada. Essa cirurgia não só é capaz de prevenir a gravidez, como também proteger o pet da mastite, do câncer de mama, além de evitar a Piometra, uma infecção bacteriana que ocorre no útero, e que, caso não seja tratada com urgência, pode levar a óbito.

Os anticoncepcionais de animais são uma boa opção?

Veja bem: o anticoncepcional para nós, humanos, é sem dúvidas um método muito famoso e com pouca taxa de falha para a prevenção da gravidez, mas, normalmente, traz alguns efeitos colaterais, certo? Para os animais é a mesma coisa!

Essa explosão de hormônios pode não ser benéfica para os pets. Entre os problemas mais associados ao uso de anticoncepcionais estão as infecções urinárias, os tumores de ovários, o aumento excessivo dos tecidos da mama, o aumento dos ossos, a diabetes mellitus e o câncer.

Por mais que essa alternativa possa parecer mais simples, a forma mais recomendada de prevenção de gravidez dos animais continua sendo a castração. Além de ser um método mais eficaz e seguro, a castração evita todos os problemas que já citamos acima, sem efeitos colaterais ou riscos à saúde do pet.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário