Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aquário: como montar e cuidar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Aquário em uma mesa

O aquário é o ambiente em que os peixes e demais habitantes viverão. Feitos de vidro ou, em menor quantidade, de acrílico, eles são a base na qual o aquarista irá construir todo o ambiente.

Existem aquários de diversos tamanhos. Vão desde betteiras de 1,5L até aquários com milhões de litros de água. A escolha do aquário depende de diversos fatores, como o espaço na casa e modalidade que irá ser seguida, como plantado, monoespecífico, jumbo, etc.

Continue a leitura e aprenda tudo para montar o seu aquário!

Como escolher o aquário?

A escolha do aquário ideal depende de uma grande variedade de fatores. O primeiro deles é o local que você tem disponível para acomodá-lo. Ele deve ser colocado protegido da luz solar direta, em uma superfície plana e segura, fora do acesso de animais de estimação e crianças.

A escolha das espécies de peixes que vão habitar o espaço, é outro fator importante. Se você optar por um aquário jumbo, aquele com peixes de grande porte, o tamanho deverá muito maior do que se você quiser criar um peixe Betta. A quantidade de peixes também influencia no tamanho.

Outro fator importante é o investimento financeiro que você quer colocar no seu aquário. Quanto maior, mais gastos com equipamentos e manutenção.

Meu primeiro aquário

Para montar o seu primeiro aquário, a dica é optar por uma versão menor, como um de 100 litros, por exemplo. Existem diversos modelos, mas o mais indicado é escolher um que priorize a largura e o comprimento. A altura depende principalmente dos hábitos dos peixes escolhidos.

Por isso, antes de montar o seu primeiro aquário, pesquise muito sobre os hábitos dos futuros habitantes dele.

É importantíssimo que o aquário seja de tamanho suficiente para acomodar os habitantes, plantas, acessórios e equipamentos. O ponto principal é a qualidade de vida dos peixes.

A partir da definição do tamanho do aquário, é possível definir a capacidade dos equipamentos:

Principais equipamentos

Teste de aquário para pH
  • Lâmpadas: As lâmpadas são usadas para fazer com que o ambiente fique semelhante ao natural simulando o dia e a noite. O recomendado é 0,5w por litro de água;
  • Aquecedor/termostato: Esses dois equipamentos são usados para aquecer e controlar a temperatura da água. O indicado é 1w por litro de água;
  • Filtragem: Aproximadamente 4 vezes o volume do aquário por hora de filtragem. Saiba mais sobre equipamentos de filtragem e as mídias biológicas.

Conheça outros equipamentos essenciais para montar o seu aquário.

Com fazer a manutenção?

A manutenção é uma rotina do aquarista e existem cuidados diários, semanais e mensais. Diariamente, é fundamental checar a temperatura da água.

O aquarista deve separar um dia da semana para remover cerca de 10% da água e substituí-la. Aproveite para fazer os testes de pH, amônia e kH. Verifique, também, se não é necessário remover algas ou fazer alguma limpeza pontual.

Por fim, mensalmente, o aquarista deve substituir 25% da água por outra limpa e sem cloro. Também é hora de realizar a limpeza mais ampla das algas e verificar bombas e filtros. Em caso de aquários plantados, aproveite para realizar a poda das plantas.

Agora que você já aprendeu as principais informações, pode se aventurar no mundo do aquarismo. Confira outros posts abaixo:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. IRENE VIANA DE SOUSA RODRIGUES Viana disse:

    Gostei deste aquário pequeno

Deixe o seu comentário