Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Bronquite em gatos: você sabe o que fazer?

Colaboração de Marcelo Tacconi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Bronquite em gatos: você sabe o que fazer?

A bronquite em gatos é uma doença respiratória, caracterizada por uma inflamação nas vias aéreas do pet. Quando ela está presente, todo o sistema respiratório do bichano fica comprometido e, consequentemente, sua saúde e seu bem-estar também.

Nesse artigo vamos falar sobre a bronquite felina, quais são os sintomas mais comuns, o que é possível fazer para prevenir e tratar.

Fique com a gente até o final da leitura para descobrir mais sobre esse assunto.

Causas da bronquite em gatos

Causas da bronquite em gatos

Existem cinco principais causas que podem explicar um gato com bronquite. Veja quais são elas:

  • inalação de substâncias irritantes, como produtos tóxicos ou que tenham um cheiro muito forte;
  • a presença em um ambiente muito seco;
  • uma infestação por parasitas que provocam bronquite crônica;
  • a formação das bolas de pelo, que acontece naturalmente quando o gato se lambe para fazer sua própria higiene mas que pode estar repletas de sujeiras que fazem mal para a saúde do pet;
  • bactérias e fungos, que são frequentemente encontrados em locais fechados, com pouca ou nenhuma ventilação, poeira e mofo.

Determinar a causa correta da broncopatia em gatos é fundamental para iniciar o tratamento apropriado. Por isso, é preciso ficar atento aos sintomas mais comuns, que veremos logo a seguir.

Sintomas da bronquite felina

Segundo o veterinário Marcelo Tacconi, da Educação Corporativa Cobasi, dentre os principais sintomas da bronquite em gatos podemos citar tosse, espirros, engasgos, vômitos e prostração.

Nesse caso, Marcelo faz o alerta: “leve-o imediatamente ao médico veterinário para que seu gatinho seja avaliado e que seja possível entrar com o melhor tratamento”.

Quando a questão é bronquite felina, o tratamento é por meio de medicações específicas. Mas, ainda assim, é preciso investigar a causa profundamente para remover da equação o que está provocando a doença.

Como prevenir a bronquite nos gatos

Como prevenir a bronquite nos gatos

Você pode tomar alguns cuidados para evitar que o pet desenvolva a doença. O primeiro passo é investir em uma ração de qualidade, adequada para a idade, peso corporal e fase da vida do pet, para garantir que ele esteja com o sistema imunológico fortalecido e suas defesas em dia.

O segundo passo é cuidar da limpeza e organização do ambiente onde o gatinho vive. Além dos cuidados específicos com o pet, como escovação e limpeza de objetos de uso individual, como caminha, bebedouro e comedouro, é preciso manter a casa bem arejada.

Livre-se dos entulhos, doe objetos que não usa mais, mantenha as janelas abertas sempre que possível. Nesse caso, não esqueça de ter uma tela de proteção instalada em todas elas para evitar que seu bichano fuja ou se machuque.

Por fim, quando um gato tem bronquite é preciso redobrar os cuidados com a hidratação do pet. Esse é, inclusive, um excelente modo de prevenir a doença. Água limpa, fresca e, de preferência, em movimento, são ideais para manter o bichano hidratado e saudável.

Saiba mais sobre cuidados com gatos que apresentam dificuldades para respirar com esse artigo em nosso blog.

Marcelo Tacconi

Colaboração de Marcelo Tacconi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Wendel disse:

    Boa tarde.
    Gostei da matéria e as fotos dos gatos são lindas! 🙂
    Fiquei com uma dúvida: eu misturo 1 kg de farinha de mandioca a 8 kg de areia.

Deixe o seu comentário