Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que fazer quando o meu cachorro come muito rápido?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro come muito rápido

A hora da comida é uma festa para a maioria dos bichinhos. Só de ouvir o barulho do pacote de ração, eles já ficam eufóricos! Se o seu cachorro come muito rápido, saiba que você não é o único que passa por essa situação. Mas é preciso ficar atento, porque o hábito pode afetar a saúde do pet.

Se você quer saber por que o cachorro come muito rápido e ainda busca soluções para o problema, este artigo do Blog da Cobasi é perfeito para você. Boa leitura!

Por que o cachorro come muito rápido?

Quando o cachorro come muito rápido, é preciso investigar quais podem ser as causas. Muitos pets resgatados da rua sentem medo de perder os alimentos. Então eles comem rápido para garantir sua refeição.

Alguns cães que dividem o ambiente com outros pets também apresentam essa ansiedade. Isso porque eles não querem dividir a comida com os demais, então aceleram a ingestão do alimento.

Consequências quando o cachorro come muito rápido

Assim como os humanos, o cachorro que come muito rápido enfrentará efeitos negativos para a sua saúde. Entre as consequências desse hábito, estão gases, desconfortos, prejudica a digestão, pode fazer o cão engasgar, ter torção estomacal e até vomitar depois da refeição.

Dicas para evitar

O cachorro que come muito rápido passa por um período de estresse no momento da alimentação e o tutor deve observar qual a origem disso. Portanto, verifique se há alimento suficiente para todos os animais de estimação da casa. Dessa forma você evita que eles disputem a comida.

Escolha um local tranquilo para que o cão não se sinta angustiado no momento de comer e acabe tendo comportamentos compulsivos. Frequentemente são os próprios tutores que causam essa agitação nos animais de estimação.

Bater palmas ou falar de maneira diferente pode deixá-los ansiosos. Por isso, aguarde um momento em que ele estiver mais calmo para dar o alimento.

Os petiscos também são aliados no momento de habituar os cães a comerem mais devagar. Ensine para o pet alguns truques e, como recompensa, forneça a premiação com petiscos. Esse hábito o treinará a comer um grão por vez.

Cuidados ao dar a ração

Quando o cachorro come muito rápido, outra ação importante é não deixar o alimento disponível durante o dia inteiro. Isso porque, dessa maneira, o bichinho pode ficar com a sensação de que deve proteger o alimento, o que causa mais ansiedade.

O jeito mais adequado de fornecer o alimento é gradualmente. Por isso retire a ração quando acabar o momento de refeição do seu pet.

Estabeleça uma rotina para o seu cachorro. A porção diária recomendada para o cão pode ser dividida em três ou quatro momentos distintos. Contudo, é importante que os alimentos sejam fornecidos sempre no mesmo horário para que o cão se habitue. 

Utensílios que ajudam

Os comedouros lentos também podem ajudar a treinar o pet a se alimentar de forma diferente. Isso evita episódios futuros em que o cachorro come rápido, pois as divisões do comedouro vão dificultar a ingestão do alimento.

Outros utensílios que ajudam são os brinquedos com armazenamentos para colocar os grãos de ração. Eles são liberados conforme o pet brinca, o que vai exigir mais envolvimento e paciência do cão no momento de comer.

Se você gostou do artigo do Blog da Cobasi, confira outros temas que podem te interessar:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Thamires disse:

    Minha cachorra tá comendo muito rápido
    E ela também quer ficar mordendo todo mundo é normal

    • Cobasi disse:

      Oi Thamires, como vai? Pode ocorrer por ansiedade, hoje no mercado é disponível comedouros que faz com o que o animal se alimente com calma. São comedouros que fazem o seu pet comer com calma e ainda o distrai aliviando o estresse e ansiedade. 🙂

Deixe o seu comentário